Como comunicar a visão e valores da empresa? Entenda

(Last Updated On: 8 de fevereiro de 2023)

Transmitir a visão e valores da empresa de maneira correta faz toda a diferença no resultado do trabalho. Usando estratégias eficientes, o posicionamento da marca no segmento de atuação cria um relacionamento positivo com público, colaboradores e acionistas.

O ponto principal desse processo está em construir uma comunicação clara, que envolva todos, para que o retorno positivo chegue em pouco tempo. Assim, as ações tomadas servirão como ponto direcionador de decisões, agregando muito valor ao produto ou serviço oferecido.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para transmitir claramente a visão e os valores da empresa ao público interno e externo. Acompanhe!

Tenha uma comunicação efetiva

Uma das responsabilidades do time de marketing é criar uma estratégia de comunicação efetiva. De nada adianta ter valores positivos e importantes no seu ramo se a empresa não souber se expressar.

A visão diz respeito ao objetivo do trabalho e às metas que precisam ser atingidas para garantir a excelência. Ela tem que ser direta e inspiradora. Para exemplificar, a visão da Apple é “mudar o mundo por meio da tecnologia”. É algo grandioso, que dá uma ideia da dimensão da própria empresa.

Já os valores refletem os padrões de comportamento de atuação. Ou seja, são as prioridades institucionais na hora de se relacionar com clientes, acionistas e com o público em geral. Por exemplo, os valores da Coca-Cola incluem:

  • inovar, estimulando um ambiente no qual valha a pena correr riscos e estimular ideias;
  • manter sua integridade, dizendo o que pensa, fazendo aquilo que diz e agindo corretamente;
  • colaborar, valorizando a diversidade, conectando-se globalmente e dividindo o mérito pelo sucesso.

Definindo e comunicando efetivamente a visão e missão de sua empresa, forma-se uma imagem de confiança frente ao mercado, que resulta diretamente em crescimento diante da concorrência.

Traduza o posicionamento em ações

Expressar claramente o posicionamento da empresa é um divisor de águas para o negócio. Ao desenvolver uma proposta de valor única, automaticamente a marca ganha credibilidade e conquista a preferência do consumidor no momento de fechar um negócio.

A estratégia de comunicação precisa justificar o preço cobrado pelo serviço ou produto, respondendo à questão: “por que vale a pena comprá-lo?”. Seu planejamento deve conter ações que coloquem sua empresa em um lugar positivo na mente das pessoas, como:

  • live marketing;
  • marketing de experiência;
  • marketing de guerrilha;
  • abordagem estratégica com entrega de materiais.

Mas tenha cuidado! Você precisa ter coerência para se destacar. Por exemplo, se uma das bandeiras levantadas é a sustentabilidade, seus eventos devem ser livres de materiais poluentes e desperdício.

Use brindes inovadores para transmitir os valores da empresa

Os brindes são ferramentas excelentes para transmitir valores de maneira inovadora. Crie algo que tenha tudo a ver com a visão e valores da empresa. O mais importante é conhecer bem o seu público-alvo para encontrar opções surpreendentes.

Com tantas informações disponíveis hoje em dia, as marcas estão cada vez mais agressivas nas estratégias de aproximação. Por isso, use brindes como forma de encantar sem deixar de lado a utilidade. Escolha algo que registre a preocupação genuína que sua empresa tem com a qualidade. Assim, fica mais fácil se posicionar como uma referência no mercado de atuação.

Reforce o posicionamento junto aos colaboradores

Quer fortalecer seu posicionamento? Tenha atenção especial com os colaboradores da empresa. Eles são os responsáveis por realizar o serviço de forma alinhada a tudo aquilo que o negócio deseja transmitir.

Uma boa sugestão, nesse caso, está em oferecer brindes personalizados também aos funcionários. Assim, você faz com que eles fiquem por dentro da missão que têm na empresa ao fazer parte dessa engrenagem, e ganha uma equipe muito mais engajada e disposta a vestir a camisa.

Com a leitura deste post você já sabe como comunicar a visão e valores da empresa. O grande diferencial está em colocar ações efetivas no seu planejamento, focando em criar um relacionamento com seu público. Como resultado, sua marca ganha força na visão do público, e os benefícios se refletem diretamente na decisão de compra dele.

Lembre-se de que é fundamental refletir suas posições em ações práticas a todo momento! Nesse contexto, você entende qual a importância da diversidade na empresa? Leia mais em um artigo especial sobre o tema!

 

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