As melhores formas de divulgação de eventos

Eventos

Sabemos que são muitos os fatores envolvidos para que um evento seja bem-sucedido. Contudo, para que se possa garantir, de fato, o sucesso de qualquer evento, não há outro jeito: é preciso saber divulgá-lo.

E não basta apenas espalhar a palavra aos quatro ventos de forma aleatória, sem planejamento estratégico. Para ser assertivo nas decisões é preciso saber quais as melhores formas para atingir o público pretendido.

Por isso, no post de hoje nós te ensinaremos como fazer uma divulgação de eventos incrível. São dicas simples e objetivas para que você possa alcançar o merecido retorno do seu empenho. Confira!

Planeje com antecedência cada etapa

Antes de tudo, é preciso planejar cada passo, desde a concepção do projeto à desmontagem. Um planejamento bem-feito estabelecerá etapas, metas e prazos a serem cumpridos, para que todas as fases da execução do projeto possam ser realizadas com tranquilidade e com o máximo de eficiência.

Quando o planejamento falha, é comum que as etapas sejam feitas sem a devida atenção necessária para que tudo corra bem no dia do evento, o que pode refletir negativamente nos resultados.

Dê atenção especial à divulgação e ao público-alvo

Dentre essas etapas, a divulgação do evento é um momento bem especial, e merece a atenção de toda a equipe.

Para que tudo ocorra da melhor forma e o convite chegue às mãos certas e interessadas, é preciso conhecer muito bem o público-alvo da ação, onde ele pode ser localizado e qual o tipo de material promocional adequado.

Aliás, saber qual a clientela que deseja atingir é fundamental não apenas para divulgar, mas para todos os passos envolvendo o seu evento! Ela vai definir o cronograma com as atrações, a decoração, o local de realização, o horário, ou seja, praticamente tudo.

Afinal de contas, é preciso desenhar essa ação para atender às expectativas do público e despertar neles o enorme desejo de fazer parte dele.

Conheça as principais formas de divulgar seus eventos

Agora, vejamos quais são as 4 melhores formas de divulgação para garantir o sucesso dos seus eventos:

1. Presença online

Não adianta mais ignorar o poder da internet. Grande parte do público, das mais diversas faixas etárias e condições socioeconômicas, tem hoje acesso contínuo à rede, seja pelo computador (em casa, no trabalho, em Lan Houses) ou por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablets).

Por isso, é preciso investir pesado em diferentes formas de divulgação online. Você pode apostar no e-mail marketing, por exemplo, enviando uma mensagem com informações sobre o evento para todos os clientes que você julgue serem interessados.

E não se esqueça também de deixar um banner em destaque em seu site, que chame bastante a atenção dos visitantes para o seu evento.

Faça também uma postagem em seu blog, informando todos os detalhes e usando as famosas hashtags para otimizar o posicionamento nos sites de busca. Assim, você garante a repercussão pós-evento, estimulando os participantes a usá-las sem moderação!

2. Redes sociais

Outra forma bastante eficaz de divulgação de eventos se dá por meio das redes sociais. Aliás, sua empresa já tem alguma página nelas? Atualmente, todas as empresas antenadas possuem mais de uma rede social devidamente alimentada com informações que interessam ao seu público.

Portanto, caso a sua empresa não tenha nenhum perfil ou página, esse é um excelente momento para entrar no mundo das redes sociais, e nunca mais sair dele! E que tal aproveitar para colocar uma imagem do evento como sua foto de perfil e/ou foto de capa?

A grande vantagem de usar redes sociais — como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn — para a divulgação de eventos está justamente na facilidade em que as pessoas têm para ver o conteúdo. E salvá-lo, curti-lo, comentá-lo e compartilhá-lo com familiares e amigos, multiplicando de forma exponencial o público exposto ao seu convite.

Então, saiba adequar a sua campanha para cada rede social diferente, e você com certeza perceberá os efeitos alcançados!

Contudo, vale ressaltar que é fundamental manter uma única linguagem em todos os veículos de comunicação, para que a informação seja clara e precisa em todos eles, sempre mantendo uma identidade única.

Atente-se para o uso das mesmas cores, logotipo, estilo de escrita — de preferência com frases similares, ou até iguais. Tudo para transmitir o conceito de harmonia e unidade do material de divulgação de eventos.

3. PDVS

Os pontos de venda (PDVs) também são uma ótima forma de divulgação para o seu evento. Por esse motivo, o local onde serão instalados deve ser estrategicamente pensado com base no público-alvo que se pretende alcançar.

Como? Além de serem parceiros para a venda ou distribuição de ingressos, funcionando como espaços credenciados, eles também podem ser poderosos para ações promocionais inesquecíveis junto à clientela, que podem (e devem) ser criativas e instigantes.

Isso vai ajudar a criar uma sensação maior de segurança e interação com o público, além de permitir que eles cheguem aos convites e às informações de forma mais fácil e prática.

E os pontos de venda também são excelentes locais para se investir em mídia física, por meio de folders, cartazes e flyers que devem conter todas as informações importantes relativas ao evento, como data, hora e local.

4. Faça parcerias

Por fim, as parcerias com as empresas certas podem alavancar vertiginosamente a divulgação de eventos, já que, assim, serão duas ou mais empresas atuando conjuntamente em prol do mesmo objetivo.

E vale dizer ainda que, quando bem estruturadas, essas parcerias podem agregar valor ao produto ou serviço que se pretende divulgar no evento.

Afinal, além de aumentar o budget do evento, é possível fazer um investimento mais significativo em brindes e promoções para marcarem a data como um acontecimento relevante, e que as pessoas desejarão participar das próximas vezes.

É o bom e velho “boca a boca” agindo naturalmente, sem grandes esforços, apenas com as ações corretas!

O importante é investir sempre em formas de divulgação de maneira planejada e com antecedência, a fim de assegurar que o público possa absorver suas mensagens e tenha tempo de garantir a compra do ingresso.

E então, o que você achou dessas formas de divulgação que selecionamos para o seu próximo evento? Para ficar por dentro de todas as nossas novidades e não perder mais nenhuma dica, assine já a nossa newsletter!

 

 

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