Eventos corporativos: como medir a confiança com fornecedores?

(Last Updated On: 28 de março de 2016)

 

Na hora de organizar eventos corporativos, é preciso prestar muita atenção a muitos detalhes que fazem toda diferença perante os olhos da clientela, como a decoração, local, comes e bebes, infraestrutura, etc. E para que tudo corra perfeitamente bem, os seus maiores parceiros para alcançar o sucesso acabam sendo os seus fornecedores. No entanto, quase todo mundo já teve uma experiência negativa com uma empresa que não cumpriu o que prometia e acabou gerando mais dores de cabeça do que soluções.

É por isso que, no post de hoje, vamos falar sobre o que procurar nos fornecedores de qualidade, como medir a confiança na hora de contratar para seus eventos corporativos e encantar o seu público!

Preço baixo não garante serviço de qualidade

Um dos pontos mais nevrálgicos na hora de fechar negócio está no orçamento dos fornecedores. Pode não ser uma boa alternativa levar em conta apenas o valor cobrado por um produto ou serviço. Sabe aquele ditado que diz que “o barato sai caro”? É mais ou menos isso.

É preciso entender a composição do preço dos fornecedores. Quer uma dica de como fazer isso? Pense no que sua empresa faz para compor o preço: qualidade de insumos, tecnologia, pesquisas, tempo de mercado. Agora considere que os fornecedores que praticam valores muito abaixo do mercado, certamente também podem ofertar níveis de qualidade abaixo da concorrência. É preciso ter alguma garantia de que o custo-benefício do produto ou serviço de um fornecedor vale realmente a pena.

Saiba avaliar os fornecedores

Mais do que reconhecer fornecedores de qualidade para eventos corporativos a partir do orçamento, é preciso estabelecer quesitos que permitam compará-los.

Por isso, solicite propostas detalhadas, com itens que permitam a comparação e escolha acertada. Quer um exemplo? Imagine que você vai contratar uma empresa para fazer crepes. Então, nessa situação, você pode avaliar a qualidade dos ingredientes (por meio de uma lista pormenorizada, com as marcas), a limpeza dos utensílios (fotos de eventos anteriores), a qualidade do profissional (indicações e vídeos), o comportamento durante o evento (indicações), dentre tantas outras possibilidades que devem ser analisadas e observadas de perto.

O mesmo pode ser aplicado a cada um dos fornecedores. Olhar no site e buscar na lista de clientes alguns contatos para poder confirmar a qualidade também pode ser uma boa solução para ajudá-lo a se decidir antes de fechar negócio.

Conheça as principais características de um fornecedor confiável

Bom, se temos em mente que o preço não pode ser o único fator decisivo e que precisamos avaliar a qualidade dos fornecedores, é recomendado também saber reconhecer as características das empresas confiáveis.

Fornecedores de qualidade para eventos corporativos precisam ter conhecimento sobre sua área de atuação (ele vai lidar com empresas e não com clientes em eventos pessoais), pontualidade, infraestrutura capaz de atender à sua demanda (tempo, quantidade de pessoas atendidas), qualidade de produtos e serviços, processos internos bem estabelecidos (seja na hora de responder e-mails com agilidade, capacidade de resolução das dúvidas, mostrar detalhes sobre a execução do serviço).

Uma questão que costuma contar bastante nesse ramo é o tempo de atuação. Bons fornecedores acabam conquistando uma base fiel de clientes, sempre dispostos a contratá-los (mesmo que não sejam os mais baratos) para os seus eventos corporativos.

Na dúvida, uma boa saída é ligar para alguns colegas e pedir uma indicação e avaliação. Assim, você garante que o evento que você lutou tanto para montar e divulgar seja realmente eficaz.

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