[POST ESTENDIDO] As melhores formas de divulgação de eventos

Brindes

O sucesso de uma empresa depende diretamente da comunicação com o público. Por isso, conhecer a fundo as melhores formas de divulgação de evento faz toda a diferença no resultado final. E não basta apenas investir nos métodos tradicionais na hora de se destacar no mercado.

O grande segredo está em um planejamento detalhado conectado a uma estratégia certeira. Antes de iniciar o trabalho de marketing, você precisa identificar, de forma clara, o objetivo da marca com a ação. A partir disso, fica muito mais fácil despertar o interesse de um grande número de pessoas sem deixar a credibilidade de lado.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar como fazer uma divulgação completa com dicas simples e objetivas. Confira!

Planeje com antecedência

A melhor maneira de alcançar o máximo de pessoas é apostando em um planejamento passo a passo. O cronograma deve envolver desde a concepção da ação até o processo de desmontagem no pós-evento. Para que tudo aconteça conforme o esperado, seu trabalho precisa adotar metas, prazos a serem cumpridos e um check-list focado na eficiência de cada etapa estabelecida.

Quando o planejamento falha, os resultados podem ficar comprometidos. Sendo assim, comece as pesquisas com muita antecedência para desenvolver um plano B contra imprevistos e definir um orçamento certeiro.

Outra vantagem é a possibilidade de criar um engajamento com o público-alvo do evento durante o período de divulgação. É muito importante despertar a curiosidade dos participantes com uma linguagem envolvente e adequada ao conteúdo.

Tenha atenção com o público-alvo

Dentre essas etapas, a divulgação do evento é um momento bem especial e merece a atenção da equipe envolvida. Um estudo detalhado sobre o público-alvo funciona como o principal ponto direcionador de todas as outras decisões que envolvem a logística da ação.

A estratégia ideal envolve basear as suas escolhas no perfil dos potenciais participantes. Identificar qual tipo de cliente a empresa deseja atingir é fundamental em qualquer tipo de projeto, ainda mais quando se trata de mostrar valores em um evento segmentado.

Suas preferências podem ajudar a definir questões essenciais, como a decoração, o ambiente de realização, as atividades e o horário. Afinal de contas, o diferencial está em atender as expectativas do público e despertar nele o enorme desejo de fazer parte do grande momento.

Conheça os principais meios de divulgação

Agora, vejamos quais são as 6 melhores formas de divulgação para garantir o sucesso dos seus eventos:

Presença online

Não tem jeito! No mundo atual, é impossível ignorar o poder da Internet. Grande parte do público, das mais diversas faixas etárias e condições socioeconômicas, tem acesso contínuo à rede, seja pelo computador (em casa, no trabalho, em lan houses), seja por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Por isso, é preciso investir pesado em diferentes formas de divulgação online. Você pode apostar no e-mail marketing, por exemplo, enviando uma mensagem com informações sobre o evento para todos os clientes que o time de marketing julgue ser interessantes. E não se esqueça também de deixar um banner no site em destaque para chamar bastante a atenção dos visitantes.

Faça também uma postagem no blog da empresa focada em todos os detalhes e usando as famosas hashtags para otimizar o posicionamento nos sites de busca. Assim, você garante a repercussão do pós-evento, estimulando os participantes a usá-las sem moderação!

Redes sociais

Outra forma bastante eficaz de divulgação de eventos se dá por meio das redes sociais. Aliás, sua empresa já tem algum perfil? Atualmente, todas as marcas antenadas têm mais de uma página devidamente alimentada com informações que interessam ao seu público.

Portanto, caso o seu negócio não tenha nenhum perfil ou fanpage, este é um excelente momento para entrar no mundo virtual e nunca mais sair dele! A grande vantagem de usar redes sociais — como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn — está justamente na facilidade que as pessoas têm para ver o conteúdo — e salvá-lo, curti-lo, comentá-lo e compartilhá-lo com familiares e amigos, multiplicando, de forma exponencial, o público exposto ao seu convite.

Então, saiba adequar a sua campanha para cada rede social diferente na hora de conquistar resultados positivos significativos.

Contudo, vale ressaltar que é fundamental manter uma única linguagem em todos os veículos de comunicação. A medida ajuda na criação do conceito da empresa e transmite uma informação clara, sempre mantendo uma identidade única.

Atente para o uso de mesmas cores, logotipo e estilo de escrita — de preferência, com frases similares ou até iguais. Tudo para transmitir o conceito de harmonia e unidade do material de divulgação de eventos.

PDVs

Os pontos de venda (PDVs) também são uma ótima forma de divulgação para o seu evento. Por esse motivo, o local onde serão instalados deve ser estrategicamente pensado com base no público-alvo que se pretende alcançar.

Como? Além de serem parceiros para a venda ou a distribuição de ingressos, funcionando como espaços credenciados, eles também podem ser poderosos para ações promocionais inesquecíveis junto à clientela, que podem (e devem) ser criativas e instigantes.

Isso vai ajudar a criar uma sensação maior de segurança e interação com o público, além de permitir que ele chegue aos convites e às informações de forma mais fácil e prática.

E os pontos de venda também são excelentes locais para se investir em mídia física, por meio de folders, cartazes e flyers, que devem conter todas as informações importantes relativas ao evento, como data, hora e local.

Parcerias

Fechar parcerias com as empresas certas pode alavancar vertiginosamente a divulgação de eventos, já que, assim, serão duas ou mais marcas atuando conjuntamente em prol do mesmo objetivo. E vale dizer ainda que, quando bem estruturadas, essas parcerias costumam agregar valor ao produto ou serviço que se pretende divulgar.

Além de aumentar o budget do projeto, ainda é possível fazer um investimento mais significativo em brindes e promoções para marcam a data como um acontecimento relevante com uma futura lista de espera para participantes de outras edições. É o bom e velho “boca a boca” agindo naturalmente, sem grandes esforços, apenas com as ações corretas!

O importante é investir sempre em formas de divulgação de maneira planejada e com antecedência, a fim de assegurar que o público possa absorver suas mensagens e tenha tempo de garantir a compra do ingresso.

Vídeos direcionados

Gravar um vídeo direto para os seguidores é uma ótima ideia na hora de promover uma ação. Monte um roteiro bacana para transmitir com exatidão o que as pessoas devem esperar do grande dia. Tenha em mente que a interatividade funciona como uma forma diferenciada de incentivar que os participantes ajudem na escolha dos temas relacionados à programação do evento.

A gravação de vídeos também se torna uma excelente estratégia de compartilhamentos. O conteúdo pode ser postado em canais pessoais, por exemplo. Dessa forma, amigos, familiares e os colaboradores da empresa ajudam no processo de divulgação para impulsionar, com números significativos, o alcance final. Monte também uma espécie de making off dos preparativos.

O intuito é motivar os participantes a se prepararem para o evento da melhor forma possível. Hoje em dia, mais do que nunca, todo mundo gosta de acompanhar os acontecimentos em tempo real por meio do universo online. A partir dessa ideia, filme alguns momentos pontuais da preparação do espaço, o treinamento da equipe e o ensaio das atrações principais.

Controle dos dados

As facilidades das redes sociais só podem ser colocadas em prática com um trabalho sério de monitoramento virtual. O mais importante é não deixar seu seguidor abandonado em nenhum momento, especialmente na data que antecede algum evento.

As pessoas buscam, cada vez mais, empresas reais que criem um relacionamento confiável com o cliente. Não se esqueça de que a decisão da compra de um evento envolve diversos estágios. Muitas vezes, o seguidor se depara com um post interessante sobre o assunto, mas ainda não está envolvido o suficiente para finalizar o processo.

Então, a melhor solução é criar conteúdos complementares que mostrem autoridade e segurem os futuros clientes no ambiente online. A estratégia se mostra muito eficiente para quem deseja trabalhar com base em números. Por meio das redes sociais, você ainda pode ter uma boa noção do conteúdo que mais funciona com o perfil dos participantes.

Invista em um pós-evento

Muitas empresas pecam ao pensar que o momento de impressionar o público acaba depois do final do evento. É nessa etapa que começa o relacionamento em longo prazo, que deve ser um dos principais objetivos ao promover uma ação. O período posterior, normalmente, dura até seis semanas depois da atividade presencial.

O mais indicado é recolher feedbacks nas redes sociais e garantir, assim, um ponto de partida para os próximos projetos. Além de ajudar os organizadores, conversar com o público ainda mostra o lado atencioso que a empresa tem com os clientes. Dessa forma, a possibilidade de ter seguidores engajados aumenta muito e traz uma série de benefícios.

Outra questão essencial é divulgar o material do evento em todas as páginas. Selecione vídeos, fotos e até depoimentos para continuar a movimentação dos compartilhamentos. É nesse momento que fica mais evidente a importância de fazer um bom uso da hashtag oficial. Busque ouvir as pessoas e reunir suas postagens positivas. Não existe técnica mais eficiente para conseguir futuros inscritos.

Pronto! Agora, você já conhece as melhores formas de divulgação de eventos. Lembre-se de que cada empresa precisa criar uma identidade certeira que corresponda ao estilo dos participantes. Tenha como foco principal as redes sociais, porém, invista também nos métodos tradicionais de alcance que nunca saem de moda e continuam muito eficientes.

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