6 Dicas Essenciais Para Escolher Brindes Para Eventos

(Last Updated On: 12 de janeiro de 2024)

Agradar ao público dos seus eventos com mimos úteis para o dia a dia é uma excelente maneira de investir em branding e na atração e fidelização de clientes. Encontrar os melhores brindes para eventos, no entanto, pode não ser tão fácil.

Para apoiar na sua tomada de decisão, neste artigo nós listamos seis dicas que ajudam a escolher itens interessantes, capazes de surpreender seu público. Confira.

Como escolher brindes para eventos?

Entregar presentes para seus clientes e parceiros é uma forma eficaz de divulgar a marca da sua empresa e estreitar relacionamentos. Para maximizar o impacto dessa ação e garantir a satisfação dos destinatários é fundamental seguir estas dicas:

1. Defina brindes diferentes para eventos internos e externos

Escolher os produtos considerando se o evento será interno ou externo  é uma excelente ideia. Em uma feira, por exemplo, é comum as empresas entregarem canetas personalizadas, mas será que esse seria um presente interessante para os colaboradores?

Em última análise, isso depende dos perfis dos presenteados e da utilidade do item oferecido. Na companhia, os profissionais têm acesso a diversos artigos de escritório e uma caneta pode não ser tão útil para eles. No entanto, surpreender novos colaboradores com uma xícara de café personalizada ou um kit fitness pode ser bem empolgante.

2. Estude o público

É preciso oferecer o presente certo para as pessoas certas. Além de demonstrar os valores e o posicionamento da marca, isso certamente ajuda a conseguir um melhor retorno sobre o investimento.

Então, procure entender os interesses e as necessidades do seu público-alvo e escolha brindes para eventos que, além de úteis, ajudem na percepção da marca.

Na dúvida sobre como descobrir o que o seu público gosta? Uma pesquisa de opinião em mídias sociais, como o Instagram, ou por e-mail, especialmente quando se tem os contatos de quem estará no evento, são boas opções.

Brindes para públicos de nicho

Se o evento for voltado para um nicho específico, como  feiras ou  exposições de um determinado setor, ofereça brindes que colaborem com suas campanhas de marketing. 

Naturalmente, é preciso ter objetivos e metas claras antes de adquiri-los para fortalecer a marca por mais tempo. Na área de saúde, por exemplo, pode-se usar squeezes e pochetes para celular como brindes.

Brindes para públicos abrangentes

Se o evento para o qual você está escolhendo brindes vai receber pessoas de várias idades, diferentes gêneros e interesses diversos, a melhor opção é optar por  itens que são úteis para a maioria das pessoas.. 

Nesses casos, vale apostar em presentear a audiência com produtos sustentáveis, que estimulem o bem-estar, e principalmente em itens multiúso, como chaveiros, canetas e calendários.

 

3. Avalie as ações em eventos anteriores

Já distribuiu brindes em eventos ou em ações anteriores? Então, procure entender o que trouxe bons resultados e o que poderia ter sido melhor. Como os produtos foram aceitos pelo público-alvo? Quais foram os comentários recebidos? Que percepção da marca foi criada?

Isso não quer dizer que, por ter distribuído canetas personalizadas em uma edição passada do evento, seja uma boa ideia fazer a mesma coisa atualmente. O elemento-surpresa é muito importante nesses casos para cativar uma audiência que pode até ser composta pelas mesmas pessoas.

4. Defina o objetivo da empresa

A companhia não quer apenas gastar dinheiro com a compra de brindes para eventos que, no fim das contas, não trarão resultados sejam eles financeiros ou de valor da marca, não é mesmo? É importante entender quais são os objetivos com a oferta dos mimos e como cada produto pode auxiliar nisso.

Se a marca quiser se mostrar como sustentável, por exemplo, é bem possível que seja mais vantajoso presentear o consumidor com sacolas ecológicas do que entregar canudos com o logotipo da companhia. Concorda?

5. Considere a qualidade e o design dos brindes

Outros pontos importantes na hora de escolher brindes para eventos são a avaliação da qualidade e do design dos artigos. Presentear com um item de baixa qualidade ou mal projetado pode ter o efeito contrário ao desejado, causando uma impressão negativa da empresa e prejudicando a relação com os clientes.

Por outro lado, um brinde bem projetado e de alta qualidade tem impacto positivo duradouro, tornando-se um símbolo de confiança e valor. Além disso, artigos como esses tendem a ser utilizados pelos clientes por um longo período de tempo, aumentando assim a exposição da marca. 

6. Não tenha medo de inovar

Inovar é muito importante na hora de escolher brindes para eventos. Isso porque oferecer itens de impacto é uma maneira poderosa de se destacar da concorrência e criar uma impressão duradoura no seu público. 

Para acertar na escolha, no entanto, lembre-se que um mimo considerado diferente em um contexto pode ser comum ou inadequado em outro. Por isso, é essencial entender as necessidades e preferências da sua persona para escolher um artigo que seja relevante e valioso para ela. 

Opções para isso não faltam no Portal Free Shop! O site conta com centenas de categorias para você descobrir e selecionar brindes inovadores ou,  se for a melhor opção para o seu negócio, apostar nos mais tradicionais, como chaveiros e canetas.

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