Tendências do Marketing Promocional — Veja Ações Para Usar em Sua Empresa

(Last Updated On: 10 de novembro de 2023)

O marketing promocional é um recurso muito importante para ajudar na divulgação e reconhecimento da marca, aumento de vendas, consolidação no mercado e relacionamento com os clientes. 

Para isso, há algumas ações e tendências que você pode aplicar em seu negócio. Confira quais são elas a seguir!

O que é uma estratégia promocional?

Estratégias promocionais são ações criadas e aplicadas em uma empresa para conquistar um objetivo. O foco, como o próprio nome sugere, é que sejam realizadas ideias voltadas para a promoção da marca, por meio de condutas que vão oferecer algum benefício ou experiência para o consumidor. Elas podem ter como objetivo:

  • divulgar uma marca, campanha, novo serviço ou produto;
  • fortalecer a relação entre empresa e consumidor;
  • fidelizar clientes
  • divulgar promoções;
  • manter a concorrência no mercado;
  • acabar com o estoque;
  • captar novos clientes;
  • entre outros.

Quais são as tendências do marketing promocional?

Quando falamos sobre as tendências do marketing promocional, devemos pensar muito no que temos nos dias de hoje: a tecnologia cada vez mais presente, bem como a interação e o sentimento de participação.

Com isso, temos as seguintes tendências do marketing promocional que você pode colocar em prática na sua empresa:

Interação on-line

É possível realizar jogos interativos ou fazer campanhas de interação em redes sociais, como Instagram e Facebook. 

Os jogos podem ser feitos por meio de enquetes nos stories do Instagram, por exemplo, dentro de grupos do Facebook ou até mesmo criando sites específicos para ações pontuais. 

É possível, até mesmo, usar os recursos atuais de inteligência artificial para que se crie cenários de interação, perguntas, gincanas e outras ideias. 

Com relação às interações por meio de posts na internet, é possível oferecer brindes e descontos para quem compartilhar as postagens da marca ou quem mais comentar nesses posts. 

Lista VIP

A lista VIP pode ser feita por meio do próprio Instagram, com o recurso da lista de “melhores amigos”. Nela, é possível escolher quem terá acesso aos seus stories e usá-los para divulgar lançamentos em primeira mão, cupons exclusivos de desconto, benefícios, envio de brindes, ofertas, etc. 

Essa estratégia também pode ser feita por meio de envios de e-mail marketing ou lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo. 

Para captar interessados, você pode perguntar quem deseja entrar na lista ou colocar os clientes mais recorrentes, bem como os novos também. Com o uso do e-mail e WhatsApp, você pode criar mais de uma lista e fazer essa separação. 

MAGGENTA BRINDES

Pesquisas

Com a ajuda das redes sociais ou do e-mail marketing, é possível criar perguntas a serem respondidas pelos clientes. Podem ser formulários de satisfação, pedidos de feedback de produtos específicos ou até mesmo questões que vão identificar o conhecimento sobre a marca.

Para motivar os clientes a participarem, ofereça prêmios para quem responder a pesquisa ou quem melhor pontuar, caso seja alguma competição (como quem conhece mais a marca).

Os prêmios podem ser brindes, produtos da própria marca, condições exclusivas (como frete grátis), um valor específico a ser gasto (por exemplo, dar ao cliente R$ 150,00 em compras na sua loja virtual) ou descontos exclusivos.

Compartilhamento de informações

Como dito anteriormente, o sentimento de participação se tornou algo cada vez mais presente nas redes sociais. As pessoas gostam de ver o dia a dia das lojas, empresas e figuras públicas (famosos e influenciadores).

Você pode utilizar isso ao seu favor. Caso tenha uma loja de roupas, por exemplo, é possível filmar a parte da confecção, das embalagens e até mesmo dos pacotes organizados para próximos envios. Isso deve ser feito logo após você divulgar algum lançamento ou promoção. 

Além de oferecer conteúdo para quem te segue, irá despertar o interesse e a necessidade de urgência. Ao ver alguém comprando, as pessoas tendem a comprar também ou ficarem preocupadas com o fim dos estoques. Aproveite para usar isso nas comunicações, divulgando que as peças são limitadas ou já estão se esgotando. 

Quais são as ações do marketing promocional?

As tendências citadas anteriormente são ações para aplicar o quanto antes no seu negócio. Mas, além delas, há outras medidas que já são mais conhecidas no mercado para realizar o marketing promocional. Entre as principais, temos:

  • cupom na primeira compra;
  • descontos progressivos, em que as pessoas são instigadas a comprar mais de um produto ou serviço;
  • programas de fidelização
  • distribuição de brindes — podem ser enviados após clientes realizarem suas compras ou então distribuídos em pontos físicos específicos;
  • eventos promocionais — a Brazil Promotion, por exemplo, é um desses eventos. Inclusive, ela até mesmo realiza anualmente o Seminário de Tendências do Marketing Promocional, que acontece paralelamente à feira e traz as principais tendências do setor aos profissionais que estão interessados em se informar para se reinventar.

Por isso, além de ficar de olho no blog da Free Shop para consumir conteúdos sobre marketing promocional, lembre-se também de acompanhar as datas anuais da Brazil Promotion. Assim, você consegue consumir cada vez mais conhecimento para aplicar nas estratégias do seu negócio!

Aproveite e leia também sobre a eficiência de oferecer brindes como ação promocional. Você vai entender melhor sobre como os brindes podem captar e fidelizar clientes, além de ser uma grande oportunidade de divulgação da sua marca sem altos custos!

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