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14 BRINDES BARATOS PARA FIDELIZAR CLIENTES COM SUCESSO

Brindes
(Last Updated On: 11 de setembro de 2020)

Criar uma identidade visual para eventos faz toda a diferença nos resultados corporativos. Afinal de contas, você já parou para pensar que, em vez de fazer inúmeras promoções imbatíveis que sacrificam o lucro, pode ser mais viável manter o preço normal dos produtos e investir em brindes baratos para fidelizar clientes?

Saiba que eles são um mimo e sempre agradam! Não importa qual seja o objetivo da ação, os brindes devem ser usados para ajudar a aumentar as vendas, atrair novos clientes, fidelizar os atuais e aumentar a visibilidade da marca. Logo, fica muito mais simples neutralizar a concorrência e superar momentos de crise.

Quer saber mais? Vamos mostrar como criar uma identidade visual que ajuda a fidelizar clientes com sucesso. Acompanhe:

O brinde como uma estratégia de marketing

Todos nós somos seres emotivos e é difícil encontrar alguém que não goste de ganhar presentes, não é mesmo? Ao receber um brinde, nossas emoções são invadidas por um sentimento positivo de atenção e afeto por parte de quem está ofertando o mimo.

Se o objetivo é fidelizar o cliente, um brinde criativo funciona como um objeto capaz de fazer com que o consumidor automaticamente se lembre da marca de uma forma positiva sempre que o estiver utilizando. Por isso, essa é uma ótima estratégia para estreitar o relacionamento com seu público.

Além disso, os brindes são baratos e, portanto, se caracterizam como uma ação com bom retorno para a empresa. Você só precisa pensar em opções certeiras e customizá-las para que os objetos sejam associados à sua marca.

Lembrança positiva

Uma pesquisa feita pela Agência 96 confirmou que 76% das pessoas que levam um brinde para casa dizem se lembrar mais facilmente e de forma positiva da marca que as presenteou. O estudo apontou ainda que 57% dos entrevistados se sentiam mais propensos a comprar da empresa que forneceu o brinde em vez da concorrência.

Portanto, essa estratégia gera preferência, experimentação, recompra e lembrança, além de proporcionar satisfação para o consumidor ao oferecer mais do que ele esperava. Tudo isso depende, é claro, de um bom planejamento para gerar impacto. A ideia é fazer com que o cliente se sinta valorizado.

A importância da personalização

Tão importante quanto escolher um brinde barato para a sua campanha de marketing é personalizá-lo, ou seja, fazer com que o objeto traga um pouco da identidade da sua marca. Esse efeito pode ser alcançado com uma imagem ou logotipo. A comunicação visual é muito importante no marketing.

Sem uma característica que defina claramente que aquele brinde é um produto ofertado exclusivamente pela sua marca, e não por qualquer empresa do segmento, o objetivo da campanha dificilmente será atingido. A sacada dessa estratégia não é apenas dar alguma coisa para o cliente, mas criar um valor, um vínculo de aproximação.

Para que isso aconteça, é preciso fazer com que sua empresa seja lembrada. Portanto, utilize imagens, nomes ou logotipos que identifiquem a marca ou o estilo da empresa. Uma dica: não duvide do que a tecnologia pode fazer por você quando o assunto é personalizar um brinde.

As grandes empresas fornecedoras desse tipo de produto conseguem colocar as características da sua marca até mesmo em uma garrafa de vinho. Portanto, a melhor forma de conseguir uma campanha certeira é contar com a expertise de equipes experientes.

O que clientes fidelizados fazem pela sua empresa

Sabe-se que é muito importante fidelizar clientes para que a marca se amplie e alcance o público-alvo de forma mais eficiente. Os brindes de qualidade podem fazer isso, deixando a identidade da sua empresa ainda mais em evidência. Entretanto, você sabe a importância de fidelizar os clientes? Veja, a seguir, algumas atitudes muito vantajosas que os clientes considerados fiéis à marca podem oferecer:

Permanecem mais tempo como consumidores

As pessoas gostam de comprar de um fornecedor familiar e confiável. Elas não mudam de fornecedor até que lhes seja dado um motivo para fazê-lo. Provavelmente, a coisa mais importante a saber sobre os clientes leais é que eles só vão deixar de comprar com a sua marca se houver quebra na confiança depositada.

Outro motivo que pode levar a isso é se a concorrência surgir com serviços melhores ou mais baratos. Por isso, também é fundamental saber o que seus clientes fiéis esperam de você, estar ciente do que sua concorrência está vendendo e, então, estar sempre um passo à frente.

Compram seus produtos com mais frequência

Clientes leais concentram suas compras em fornecedores selecionados. Eles até participam ativamente do direcionamento do negócio, por exemplo, ao informarem quais os novos produtos que você deve adicionar à sua seleção. É por isso que você precisa ouvir cuidadosamente o que seus consumidores estão dizendo.

Além disso, mimá-los com brindes é ainda mais recomendado, porque fortalece essa relação de confiança. Ah, uma dica preciosa: produtos colecionáveis incentivam ainda mais a recompra, então, vale a pena pensar nesse tipo de brinde.

Demandam menos gastos com atendimento

Clientes leais estão mais familiarizados com o seu serviço, então, eles precisam de menos suporte. Em vez de chamar a assistência ao consumidor quando surge um problema, são mais dispostos e capazes de encontrar uma solução para o problema do que outros clientes.

Por exemplo, é mais provável que eles façam uso de seu portal de autoatendimento em busca de um tratamento mais personalizado, VIP.

Isolam sua empresa da concorrência de preços

Por uma razão ou outra, os clientes leais não estão comparando seus preços com os da concorrência tão diligentemente quanto outros. Isso ocorre porque confiam em você. Não perca essa confiança! Para isso, você precisa saber o que eles pensam sobre o seu preço, certo?

Fornecem feedbacks honestos e de alta qualidade

Clientes leais querem ajudá-lo a melhorar os serviços da empresa. Solicite feedback e eles vão dar a você! Se quiser testar um novo produto ou serviço, pode utilizá-los como um grupo de foco. Apenas se certifique de que você é aberto e honesto com eles sobre quais são seus objetivos.

Atuam como embaixadores da marca

Os clientes não dizem a seus amigos apenas sobre experiências ruins. Boas práticas geram grandes histórias e, certamente, eles vão compartilhá-las com seus amigos. Não ignore cases de sucesso nem menospreze o poder do “boca a boca” — esse é um marketing muito efetivo.

Os brindes são muito úteis nesse sentido porque, além de promover a expansão da marca no dia a dia do cliente, fazem com que seu consumidor os use e os mostre a todos. Aliás, você pode estar se perguntando como fidelizar os clientes. Como já dito anteriormente, o público-alvo deve ser atraído por campanhas de todos os tipos.

Os brindes ajudam a disseminar a marca e a identidade da empresa. Quanto mais útil e personalizado for o brinde, mais os potenciais consumidores vão querer conhecer sobre a empresa. Querendo ou não, acabam utilizando esses mimos e tornam-se propulsores da marca.

Campanhas ideias para usar brindes

Todas as campanhas, quando bem planejadas, são importantes. Por exemplo, se o seu objetivo é esvaziar o estoque de um produto que está parado, agregar um brinde criativo na compra desse produto pode atrair mais vendas e ajudar na rotatividade do item.

Os brindes também são muito úteis para agradar e encantar. Então, podem ser usados em campanhas para atrair clientes novos, para ajudar no processo de decisão de compra ou para aumentar a visibilidade da marca, como quando são distribuídos em feiras e eventos para potenciais consumidores.

Você pode ainda criar campanhas sazonais, ou seja, para momentos especiais. Ofereça brindes específicos no Dia do Amigo, no Dia do Beijo, na Páscoa, no Natal, no Dia da Mulher, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados… As possibilidades são muitas!

Essas campanhas direcionadas para a comemoração de datas especiais costumam ser aceitas com muita empatia pelos clientes. Aposte na percepção e na sensibilidade na hora de customizar os brindes nessas épocas.

Quando um mimo é dado nessas situações, o consumidor costuma contar para os amigos que ele foi na empresa X e lá ganhou esse presente atencioso. A publicidade espontânea é um dos impactos positivos causados por uma estratégia bem planejada de marketing.

Busca por brindes práticos e baratos

Hoje, com o advento da tecnologia, as empresas fornecedoras de brindes estão diversificando os produtos para atender às necessidades do mercado, principalmente porque cada campanha tem um objetivo. Desse modo, existe espaço tanto para os brindes mais caros quanto para os mais baratos.

Antes de definir quais itens você pode incluir na sua campanha e distribuir ao público-alvo, é válido ressaltar que os brindes baratos devem ser práticos, úteis e com um custo-benefício que valha muito a pena.

Geralmente, as empresas tendem a comprar no atacado para então personalizar. O investimento é compensador porque, como você já viu, o brinde encanta o consumidor e é uma forma de atraí-lo, conquistá-lo e disseminar a marca.

Além disso, não é difícil pensar em um brinde barato. Basta prezar pela utilidade e levar em conta como o cliente poderá utilizá-lo. As melhores opções são aquelas que farão parte do dia a dia do cliente de uma forma positiva.

Sugestões de brindes baratos

Agora que você já sabe como os brindes baratos têm um enorme potencial na sua estratégia de marca, que tal conferir algumas sugestões. Veja, abaixo, 14 ideias de mimos que são muito bem-vindos!

1. Caneta esferográfica personalizada

Um objeto que nunca perderá a utilidade é a caneta personalizada. Mesmo que hoje em dia os smartphones ajudem muito na hora de criar notas e registrar lembretes, é difícil encontrar uma mulher que não ande com uma caneta na bolsa. Já os homens têm o hábito de colocar a caneta no bolso da frente da camisa.

Existem diversos modelos de canetas: a esferográfica simples, a esferográfica com chave de fenda e a com ponteira touch, que funciona sem bateria, entre outros. De qualquer forma, esse presente certamente será bem recebido!

2. Botton personalizado

O botton é um acessório que pode ser fixado em roupas, bonés ou qualquer material flexível. Além do logotipo da empresa, há várias ideias criativas para personalizar o botton, como frases de efeito para atingir um determinado público ou objetivo.

O modelo mais utilizado é o americano, com formato arredondado, aproximadamente 35 mm de tamanho e feito com metal recoberto com acetato. Eles fazem muito sucesso principalmente entre o público jovem.

3. Pingente personalizado

Ganhar um pingente é um mimo! O usuário pode adotar esse adereço no seu acessório de uso pessoal, para usar com um colar no pescoço, no tornozelo ou na pulseira, por exemplo. A variedade dos formatos e dos desenhos prestigiam o gosto de homens e mulheres de qualquer idade.

São corações, flores, bailarinas, blocos neutros para impressão personalizada, entre outros. Ou seja, você escolhe o melhor modelo ou cria o próprio, de acordo com o seu nicho de atuação.

4. Calendário de mesa de produção

Esse é um dos preferidos. Fale a verdade: há algo mais útil do que um calendário de mesa? Mesmo com as agendas virtuais, esse item agrada a todos os tipos de público, pois é muito eficaz na organização diária — desde a dona de casa e o estudante até o empresário.

Além disso, o calendário precisa ser frequentemente consultado na programação e planejamento da rotina. Dessa forma, com um investimento baixo, a sua empresa será lembrada durante o ano todo.

5. Marcador personalizado de página

O marcador de página é uma ótima opção para agradar os clientes leitores e os amantes da informação. É um objeto que fará parte do dia a dia deles, algo que vão manipular com regularidade. Sua empresa será lembrada sempre que o seu cliente estiver em contato com a leitura.

6. Chaveiro personalizado

Outro excelente brinde com preço bem acessível é o chaveiro. Ele pode ser personalizado do jeito que você quiser ou, ainda, servir para outras utilidades. Um abridor de garrafa acoplado, por exemplo, é bem útil, não é? Essa é uma forma de manter o cliente com você em todos os momentos.

7. Squeeze

Um brinde barato e muito útil é a garrafinha de água, mais conhecida como squeeze. Trata-se de uma opção muito interessante porque, além de ser popular, remete a hábitos saudáveis, já que contribui para que o potencial cliente beba mais água durante o dia.

Para variar um pouco, há squeezes térmicos que servem tanto para bebidas quentes quanto para geladas. O modelo dobrável também é prático e não ocupa espaço na bolsa. Seja como for, é um item perfeito para o verão e o inverno e que pode ser usado por diversos públicos.

8. Sacola retornável

Devido à preocupação com os impactos no meio ambiente, muitos supermercados não estão mais fornecendo sacolas plásticas gratuitamente. Ou o consumidor precisa comprá-las, ou levar as compras na mão ou, ainda, utilizar as sacolas retornáveis, também conhecidas como ecológicas.

Essa é uma grande oportunidade de presentear com utilidade! Além de ajudar o meio ambiente, essas sacolas são resistentes, estilosas e podem ser guardadas no carro ou na bolsa. Então, por que não utilizar essa opção como brinde barato e que certamente será bem recebido?

9. Bloco de notas

No dia a dia, é muito comum fazermos algumas anotações, principalmente quando estamos ao telefone ou nos lembramos de uma tarefa importante para mais tarde. O bloco de anotações é um brinde que pode ser personalizado com o logotipo da marca e ainda trazer muita praticidade para o cliente.

Até os post-its podem se transformar em brindes. É uma forma de divulgar a sua marca com um mimo muito útil! No caso dos bloquinhos, há alguns modelos com caneta acoplada, o que deixa o presente ainda mais completo.

10. Power Bank

Você já deve ter reparado como as pessoas estão sempre conectadas aos seus smartphones e tablets, certo? Até porque os avanços tecnológicos transformaram esses itens em verdadeiros assistentes pessoais: servem para comunicação, para organização, para o controle de finanças etc.

Nesse contexto, um brinde muito útil, acessível e agradável é o power bank, o carregador portátil. Afinal, quem nunca viu a bateria do smartphone acabar no meio do dia e ainda lembrar que se esqueceu do carregador ou não tem tomada por perto? Esse item é um brinde criativo e facilita bastante o cotidiano do público-alvo.

11. Balas

Os kits de balas são brindes baratos e que normalmente agradam bastante. Além de adoçarem a boca, cabem em qualquer lugar e o potencial cliente se sente mais valorizado. Além disso, são presentes que podem ser totalmente personalizados. Que tal entregá-las em um saquinho charmoso com o logo da empresa?

12. Porta-copos

Especialmente se seu público-alvo inclui pessoas do mundo corporativo, um brinde barato e que certamente será muito útil é um porta-copos. Quem não gosta de um cafezinho ou um chá durante o expediente? Eles podem ser customizados e são encontrados em diversos modelos!

13. Toalhas

Agora, um mimo muito útil e versátil é a toalha. De banho, de rosto, de mesa: o que vale é personalizar com características da marca. Essa dica faz muito sucesso entre as pessoas fitness, que gostam de andar com um kit para academia ou uma toalha para esportes na bolsa.

14. Canecas

Para terminar nossa lista, uma das sugestões mais úteis e sustentáveis: a caneca personalizada. Elas reforçam a preocupação da marca com o meio ambiente, pois ajudam a reduzir o consumo de copos descartáveis, especialmente no ambiente de trabalho. Além disso, são lindas e podem ser customizadas de muitas formas.

Todas essas opções dão o toque final na venda e influenciam a fidelização do cliente. Portanto, conheça o seu público-alvo e não se esqueça de caprichar na personalização para que o mimo seja associado positivamente à marca.

Formas de agregar mais valor ao brinde oferecido

Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado especializado, é necessário que o responsável pelas ações pense de forma inovadora para surpreender. Ao criar um relacionamento de confiança com os clientes por meio de brindes, você precisa ter em mente que existe muito potencial de agregar valor com essa ação.

Ou seja, não encare o objeto apenas como um contato inicial: também é preciso enxergar seu uso a longo prazo para que o esforço empregado no trabalho traga resultados. Nenhuma marca deseja mostrar que está disponível apenas nas horas boas, como no momento de efetuar uma venda.

O excesso de informações do mundo atual faz com que as pessoas busquem, cada vez mais, marcas humanizadas que compreendam o perfil dos consumidores e se mostrem acessíveis e coerentes. Para alinhar sua estratégia de distribuição de presentes a esses conceitos, veja, a seguir, dicas simples para agregar valor ao seu brinde:

Esteja alinhado com sustentabilidade

Existem duas coisas que fazem muito sucesso na visão dos clientes quando se trata de brindes: exclusividade e conceitos sustentáveis. Isso porque a sensação de se relacionar com uma empresa preocupada com questões ambientais revela uma nova tendência que tomou conta do mercado.

Pensando nisso, ao buscar diferentes formas de agregar valor ao brinde, lembre-se que muitos consumidores deixam de efetuar uma compra quando a marca faz teste em animais ou usa materiais poluentes nas embalagens. Assim, uma boa dica é investir em ecobags retornáveis, canudos sustentáveis personalizados ou canetas de bambu.

Não tenha medo de inovar

Inovação é a palavra do momento no mercado corporativo e é exatamente por isso que você deve explorar todo o seu potencial. Mesmo que a empresa não tenha o costume de se aventurar diante do público em ações de marketing, busque uma abordagem diferenciada para chamar a atenção.

Claro que não precisa ser nada extremamente caro, mas o ponto-chave, nesse caso, está em despertar curiosidade, identificação e engajamento. Pesquise sobre estratégias semelhantes para se inspirar. Obviamente que uma cópia está fora de questão!

Porém, ao avaliar cases bem recebidos, fica muito mais simples encontrar ações que se relacionem com o perfil de sua audiência, com uma pegada original.

Utilize marketing sensorial

O marketing sensorial é uma das tendências preferidas do momento quando se trata de proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Ao investir seu dinheiro em um produto ou serviço, automaticamente o consumidor já espera por qualidade. Dessa maneira, para se destacar da concorrência, é necessário ir além.

Esse tipo de ação costuma apresentar as missões e valores da empresa de acordo com os cinco sentidos: visão, audição, tato olfato e paladar. Quando o organizador acerta em cheio nas ações, o trabalho sai na frente da concorrência e fideliza de maneira mais rápida. Não tem segredo!

Basta conhecer bem os interesses de seu público que as ideias começam a surgir. Assim, a partir de experiências anteriores, alinhadas com os objetivos futuros, os resultados positivos chegam rapidamente.

Pronto! Agora você já sabe como a criação de uma identidade visual para eventos ajuda a fidelizar clientes de maneira efetiva. O melhor caminho é considerar as preferências e necessidades de seu público para acertar em cheio nas escolhas. Só assim será possível mostrar diferentes vertentes da mesma marca em um mercado cada vez mais concorrido.

Aproveitou as dicas do texto? Então publique em suas redes sociais para que todos também fiquem sabendo.

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