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Brindes de Natal para clientes: como escolher de última hora?

Brindes
(Last Updated On: 3 de dezembro de 2019)
Os brindes de Natal para clientes são fundamentais no momento de reforçar a imagem de sua empresa. Ao escolher o item ideal, o relacionamento de confiança se reforça com foco em construir novas parcerias durante o próximo ano. Entretanto, por conta da correria do dia a dia de trabalho, esse tipo de ação acaba ficando para a última hora.

Mas não se preocupe! Basta fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto para encontrar a melhor estratégia, capaz de impressionar seu cliente ao oferecer a ele um mimo especial. O grande segredo está em conhecer a fundo as preferências do seu público e marcar presença de maneira surpreendente.

Quer saber mais? Vamos mostrar como escolher brindes para o fim de ano com prazo apertado e alcançar excelentes resultados. Acompanhe!

Pense no perfil do cliente

O mais importante para acertar em cheio na escolha dos brindes é pensar cuidadosamente no perfil do cliente. Dessa forma, fica muito mais fácil impressionar com artigos que tenham utilidade e agreguem valor à imagem da sua empresa.

Saiba que, muito mais do que um simples agrado, um brinde de Natal representa uma forma de agradecer pela parceria durante todo o ano. Ou seja, aproveite essa oportunidade para estudar bem o perfil de todos os seus clientes e parceiros, com o intuito de fazer com que sua marca ofereça brindes personalizados capazes de causar uma excelente impressão.

Esse tipo de projeto pode até exigir mais dedicação da equipe de marketing por causa da correria. Porém, deve ser considerado um verdadeiro investimento de longo prazo, já que é fundamental para criar um relacionamento de confiança com aqueles que valorizam o seu trabalho.

Defina uma mensagem

Antes de iniciar esse projeto, mesmo que em cima da hora, você precisa definir a mensagem principal. Afinal, quando uma empresa envia um brinde de Natal e Ano Novo, sempre tem um objetivo em vista com a ação.

Seja para se aproximar ainda mais dos clientes, reforçar a marca ou incentivar novas propostas, tudo isso deve ser expressado da maneira correta para alcançar bons resultados. Como foi dito anteriormente, nada de entregar algo sem referências significativas.

O mais indicado, nesse caso, é criar um recado emocionante que faça parte de todo o contexto envolvido no brinde. Em resumo, o diferencial não está apenas no cartão escrito e, sim, na simbologia do item escolhido que mostra o quanto você conhece sobre os parceiros.

Outro fator relevante é que o brinde, além de ser simbólico, precisa ser útil e, de preferência, ser algo que se inclua no dia a dia de quem o recebeu. Basta imaginar como seria interessante ter a sua marca em algum objeto sobre a mesa de trabalho do seu cliente diariamente.

Saiba como ficar no prazo

Conseguir brindes de última hora não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando as empresas estão com uma agenda agitada nos últimos meses do ano. No entanto, com foco e uma pesquisa bem realizada, torna-se possível conseguir impactar seus clientes dentro do prazo.

Dê prioridade a fornecedores de confiança, que ofereçam uma ampla variedade de objetos sem deixar de lado a entrega rápida. Com isso, o projeto de marketing consegue ser mais eficiente, sem precisar desenvolver um artigo totalmente do zero. Tenha em mente que o Natal costuma ser a data comemorativa mais relevante no emocional das pessoas.

Por esse motivo, deixá-lo passar em branco, quando outras empresas promovem ações impactantes, pode se mostrar um erro e tanto. Mesmo que seja uma dinâmica mais intensa de produção, vale a pena se destacar diante de tanto simbolismo envolvido.

Priorize a criatividade

De nada adianta correr contra o tempo se o brinde de sua empresa não chamar a atenção necessária. Para que isso aconteça, você precisa respirar fundo, ignorar a pressão, e pensar fora da caixinha. De certo modo, pior do que não enviar nada, é mandar apenas mais um panetone com cartão padronizado.

O sucesso está, justamente, em pesquisar bem como a concorrência se comporta em uma situação desse tipo e fazer algo criativo e inovador. Claro que é praticamente impossível trazer um presente totalmente inédito com o tempo escasso. Porém, se você conhecer bem as preferências dos clientes, vai encontrar a forma ideal de surpreender com algo que seja útil a eles de verdade.

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Escolha o brinde certo

Nada como encher a cabeça de boas referências para conseguir ter ideias impactantes. Por isso, pesquisar cases inovadores de outras empresas que tenham conseguido impressionar com seus brindes de final de ano é uma boa forma de se inspirar.

A seguir, trouxemos algumas sugestões de brindes que poderão ser bastante úteis no dia a dia das pessoas que os receberem. Confira!

Pen drive

Os pen drives são dispositivos que costumam acompanhar as pessoas onde elas estiverem. Dentro da bolsa, presos ao chaveiro, ter um deles disponível pode bastante útil, até mesmo em horas de sufoco, com uma apresentação de negócio, por exemplo.

E que tal personalizar esse brinde com a sua marca para que ele grave não apenas arquivos, mas também o nome da sua empresa.

Chaveiro funcional

Os chaveiros não precisar servir apenas para pendurar as chaves, eles podem ter outras funcionalidades, como a de canivete, abridor de garrafas, apontador laser e até pen drive, como já sugerimos no item anterior.

Caneca ou squeezes customizadas

Com a preocupação cada vez maior com a sustentabilidade ambiental, as pessoas estão deixando de usar copos descartáveis e substituindo-os por utensílios mais duráveis, como as canecas e as squeezes, que podem acompanhar o seu cliente até mesmo durante os seus exercícios físicos.

E por que não aproveitar essa tendência para levar a sua marca para o dia a dia do seu cliente e ainda mostrar que a sua empresa tem iniciativas sustentáveis?

Planner personalizado

As tradicionais agendas de fim de ano caíram em desuso, com tantos recursos tecnológicos disponíveis que desempenham melhor essa função. Porém, no lugar, surgiram os planners e bullet journals. Esse tipo de brinde garante a presença da sua marca na vida do cliente durante o ano todo.

Kit vinho

Os rótulos das garrafas de vinhos também podem ser personalizados. Além disso, você pode compor o kit com belíssimas taças que levem a sua marca. Nessa época do ano, a bebida é uma das mais consumidas e, certamente, causará um forte impacto positivo em quem receber.

Kit churrasco

Por que não estar presente na vida dos seus clientes também nos momentos de lazer? Além de ser um brinde útil e durável, ainda será capaz de associar a sua marca a situações felizes e prazerosas que ele viverá enquanto usa os itens que compõem o kit, como tábua de cortar carne, faca e garfo próprio para churrasco.

Sacolas sustentáveis

Mais uma vez aproveitando o momento da preocupação com o meio ambiente, incentivar seus clientes a dispensarem as sacolinhas plásticas no supermercado é uma ideia interessante. Escolha um modelo de sacola que seja dobrável e possa andar na bolsa ou mochila dos seus clientes.

Pronto! Agora você já sabe como escolher brindes para o fim de ano. Ao realizar um projeto baseado em pesquisas eficientes, a questão do tempo perde importância. Saiba que o fundamental é conhecer bem os seus clientes para impactá-los com um produto de qualidade que tenha uma mensagem positiva.

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