fbpx

Sustentabilidade no ambiente corporativo: quais são os maiores desafios?

Marketing Promocional

A sustentabilidade no ambiente corporativo tornou-se um assunto de extrema importância nos dias atuais. Por isso, atualmente as empresas procuram rever o impacto que suas atividades diárias e ações causam a um ecossistema. Tal atitude faz com que novas políticas e estratégias sejam implementadas, buscando um lado mais humanizado.

No entanto, liderar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns funcionários pensam de maneiras diferentes e nem todos gostam da ideia de mudança, mesmo se ela for benéfica. Existem grandes desafios a serem alcançados dentro desse cenário, e é preciso que os gestores responsáveis conheçam as práticas que ajudarão a tornar possíveis essas metas.

Separamos nos tópicos abaixo os principais exemplos dessa questão, com soluções que ajudarão a implementar a sustentabilidade no ambiente corporativo de maneira sutil e eficiente. Ficou curioso? Então continue conosco até o final e saiba tudo o que você precisa sobre o tema. Boa leitura!

A importância da sustentabilidade no ambiente corporativo

Escassez de água em certos bairros, grande quantidade de resíduos jogados fora diariamente, mudanças climáticas e demais impactos sociais são fatores que justificam a necessidade da adoção da sustentabilidade no ambiente corporativo e no mundo. Afinal, é preciso buscar a preservação hoje, a fim de que as próximas gerações possam ter um futuro melhor.

Alguns indivíduos da geração Z já carregam isso como máxima na hora de avaliar uma empresa que poderá suprir suas necessidades e anseios. O comprometimento com a preservação ambiental não deve estar apenas nas premissas de cada projeto que visa esse fim ou na missão e visão da marca, ele deve estar presente nas atitudes tomadas por todos os colaboradores dentro dos departamentos.

Os principais desafios para implementá-la na empresa

Mesmo que sua marca já tenha conquistado um grande espaço no mercado, devido ao sucesso das suas ações comerciais e da eficácia do seu planejamento estratégico, a sustentabilidade no ambiente corporativo fará com que o crescimento empresarial seja positivo e alinhado com as boas práticas de preservação.

Porém, até que isso se concretize, é preciso conhecer quais são os principais desafios enfrentados diariamente por gestores de diferentes segmentos a fim de tentar melhorar a postura dos seus colaboradores e o comprometimento deles com a mudança para adquirir hábitos sustentáveis. Conheça, a seguir, alguns exemplos de resoluções para tais casos.

Saber o grau de comprometimento dos funcionários

É interessante entender o quanto a sustentabilidade no ambiente corporativo é importante na visão dos funcionários que fazem parte da sua empresa. Alguns já devem cultivar certos hábitos que poderão até inspirar a construção de metas dentro de cada equipe. O grau do comprometimento poderá variar devido à falta de estímulos recebidos durante a vida.

Logo, fazer uma pesquisa online, distribuída e engajada por meio do e-mail marketing, no intuito de averiguar a relevância de tal questão, é uma ótima iniciativa. Além de compreender mais a fundo as atitudes dos seus colaboradores, você e seu time colherão dados que ajudarão a criar estratégias e atividades de incentivo à preservação e à mudança de comportamento. 

Tornar a sustentabilidade um trabalho colaborativo

Dependemos muito do outro no nosso dia a dia, na empresa ou fora dela. O ser humano não consegue fazer nada sozinho, por isso, é preciso que a sustentabilidade no ambiente corporativo aconteça de forma colaborativa e não competitiva. Afinal, é um compromisso que todos precisam cultivar e preservar dentro de si, no intuito de alertar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Algumas empresas elaboram atividades de endomarketing com o objetivo de ver qual departamento obteve melhores resultados sustentáveis durante o período válido de uma campanha. Porém, essas práticas não devem ser vistas como provas de disputas, mas sim como uma maneira de pensar em um bem maior para o estabelecimento.

Desenvolver hábitos sustentáveis na empresa

São pequenas coisas que definirão a mudança de hábitos com foco na sustentabilidade no ambiente corporativo. Apesar de parecer simples, é preciso que todos os gestores lembrem a cada membro da equipe a importância de executar determinadas tarefas e os impactos positivos que elas causarão na sua existência e nas pessoas ao seu redor.

Trocar copos descartáveis por squeezes ou canecas, usar aplicativos no tablet ou softwares de computador para evitar gastos com folhas e separar o lixo para a reciclagem são ótimas atitudes. Lembre-se de que os líderes devem ser a primeira referência, pois não é possível incentivar sem praticar o que está sendo proposto.   

Fazer um diagnóstico de gastos e possíveis cortes

A melhor maneira de ver o quanto os maus hábitos estão prejudicando a empresa é fazer um diagnóstico dos gastos realizados em determinados períodos e pensar nos possíveis cortes que devem ser feitos ao refazer o orçamento, visando melhores alternativas de preservação ambiental.

É interessante seguir o que foi proposto nos tópicos anteriores com o intuito de preparar os colaboradores para tais mudanças. Assim, a adaptação será mais tranquila e poderá ser implantada com facilidade. É importante também investir em palestras, eventos e treinamentos dessa natureza, conversando com um departamento diferente a cada semana.

Incentivar hábitos fora da empresa

O que é aprendido nas atividades com foco na sustentabilidade no ambiente corporativo deve ser levado para a vida toda. No entanto, incentivar práticas fora da empresa é também um grande desafio, pois nem sempre as pessoas têm alguém que as estimulem em casa. No entanto, mostrar alternativas fáceis, como usar o transporte público e ajudar na coleta seletiva do bairro, já é um bom começo.

Focar nas leis ambientais

A importância dada à sustentabilidade no ambiente corporativo não só mudará sua empresa em sua totalidade, mas também fará com que sua marca esteja dentro das obrigações impostas pelas leis ambientais. Isso colaborará para a fiscalização da auditoria ambiental e conscientizará os gestores de cada departamento.

Como você notou ao longo deste artigo, a sustentabilidade no ambiente corporativo deve ser praticada dentro e fora de um empreendimento para que todas as pessoas entendam a importância de tais atividades na preservação da natureza e dos recursos naturais. Logo, comece a implementá-la e incentive essas práticas.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos por meio das suas redes sociais. Agradecemos pela sua visita e até uma próxima oportunidade!


There is no ads to display, Please add some
Powered by Rock Convert
Posts anterior
Próximo Post

No Comments

Leave a Reply