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7 Estratégias de Branding fundamentais para o sucesso do seu negócio

Marketing Promocional
(Last Updated On: 23 de abril de 2019)

Você tem bons produtos, mas não consegue se destacar da concorrência? Está buscando soluções para fortalecer sua marca, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas? O que você precisa é de uma estratégia de branding!

Nunca ouviu falar? Calma, nós explicamos! Acompanhe este texto e entenda do que se trata esse importante conceito. Ainda, confira 7 tipos de estratégias e aprenda como mensurar os resultados para se diferenciar no mercado. Acompanhe!

O que é branding?

Branding pode ser traduzido como gestão de marcas. É a preocupação com a imagem da empresa e vai muito além da criação do logotipo, slogan e campanhas de vendas de produtos. É um conjunto de ações que se preocupa em como o público enxerga, de fato, a marca.

As estratégias de branding visam alinhar toda a comunicação visual, as iniciativas de marketing e a gestão de informações de uma empresa. O resultado esperado é que ela passe a mesma imagem para todos os clientes e se fixe com uma personalidade própria.

As relações de consumo hoje levam em consideração inúmeros fatores além do preço do serviço ou produto ofertado. Uma marca forte e reconhecida pela sua reputação, qualidade, honestidade e princípios é a que alcançará uma vantagem competitiva no mercado.

Por que uma estratégia de branding é importante?

Existem pessoas que encaram a estratégia de branding como uma mera vaidade do negócio: uma tentativa de tornar a marca mais atrativa. No entanto, esses esforços têm um peso significativo na consolidação da empresa no mercado. Veja seus principais benefícios!

Posicionamento de marca

Fortalecer a identidade do negócio — e não estamos falando apenas da identidade visual, mas também de valores, missão e tom de voz — é essencial para alcançar uma posição de destaque no mercado. A empresa se coloca com personalidade e se torna uma autoridade em seu ramo de atuação.

Direcionamento de marketing

Se você tem sua identidade bem definida, fica muito mais fácil direcionar as ações de marketing, desde a produção de conteúdo até a gestão de mídias sociais. Por exemplo, a Netflix Brasil está sempre engajada com diversas pautas, como o respeito à diversidade de gêneros, e tem um perfil jovem e despojado.

A empresa leva tanto a sério essa identidade que no Facebook e no Twitter interage com a comunidade com respostas engraçadas e um tom de voz divertido. Inclusive, ao ler os comentários em seu perfil, descobrimos que a Netflix é uma menina.

Fidelização de clientes

Como dissemos, as relações de consumo hoje vão além de critérios como o preço. Uma pessoa pode até realizar alguma compra por causa do desconto imperdível. Porém, o que vai determinar se ela permanecerá em sua cartela de clientes, ou seja, se ela será fidelizada, muitas vezes é a identificação com a marca e seus valores.

Quais são as 7 estratégias de branding para o sucesso do seu negócio?

Viu só como ter uma estratégia de branding é interessante? Agora, vamos conhecer algumas iniciativas que vão ajudar a fortalecer sua marca e aumentar suas vendas. Confira!

1. Construa ou reformule a sua marca

A construção ou a reformulação de uma marca demanda tempo e planejamento, sendo que o primeiro passo é determinar a estratégia e o posicionamento da empresa. Ou seja, antes de começar, é preciso entender os valores, a missão, a visão e a imagem que a empresa quer passar.

É importante também conhecer o produto que será oferecido, sua importância para o público-alvo e a necessidade desse grupo. Entendido isso, é hora de começar a definir toda a imagem da empresa com a finalidade de passar a impressão certa para o cliente.

Esteja atento à escolha da logomarca certa, cores, tipografia, slogan e mensagem a ser transmitida. Mais importante do que entender como a empresa quer ser vista, é compreender como o cliente verá a marca em cada canal de comunicação.

Além disso, tenha cuidado para que a mesma imagem chegue ao cliente independentemente do canal de comunicação. Essa construção leva tempo, pois sua marca será construída aos poucos, a partir do relacionamento com o consumidor.

2. Tenha estratégias de branding no PDV

É no ponto de venda (PDV) que o cliente terá contato direto com seus produtos e serviços à venda. Aqui, é preciso ter a preocupação de fidelizá-lo, proporcionando um ambiente que possibilite uma boa experiência.

Toda ambientação do seu ponto de venda deve refletir os objetivos definidos na estratégia de branding: cores, mobiliário e até o cheiro devem ser pensados para transmitir a imagem certa ao cliente. Toda equipe de venda e pós-venda também deve ser treinada para transmitir a mensagem pretendida pela empresa.

Temos que lembrar que o que estamos tentando fazer vai além de como a marca quer ser vista, o mais importante é como o cliente vê a empresa. Muito dessa percepção vem com o PDV. A relação entre cliente e empresa é o ponto-chave para o fortalecimento da marca.

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3. Use e abuse do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para fixar a marca junto aos seus consumidores. Por meio dele, você consegue atrair, convencer e fidelizar possíveis clientes. Mas como fazer isso? Investindo em publicações interessantes para seu público-alvo, com material relevante e que vá além do lugar-comum.

É com a criação de materiais que ajudem a resolver as questões e problemas das suas personas, que elas passarão a estar cada vez mais presentes no seu blog institucional e, consequentemente, assimilarão sua empresa como autoridade no segmento em que ela atua.

4. Utilize as redes sociais a favor da sua marca

As relações de consumo mudaram com o passar dos anos e os clientes ficaram mais exigentes e ativos, principalmente nas mídias sociais, e você deve usar isso a seu favor. Nas redes você estará divulgando sua marca e seus produtos ao público, podendo interagir com eles em tempo real.

É importante apresentar nesse meio, assim como no marketing de conteúdo, soluções para os problemas dos interessados. É primordial que a empresa responda rapidamente às dúvidas e questionamentos levantados, afinal, ninguém gosta de esperar.

Passando a imagem certa e mantendo um bom relacionamento com o público por meio de postagens e interações, as pessoas passarão a se lembrar positivamente da sua marca, o que é o seu objetivo.

5. Insira corretamente sua marca no mercado

Ativação da marca ou inserção dela no mercado nada mais é do que apresentá-la ao público. Mas essa tarefa não é tão simples assim. Lembre-se de que o branding não tem a ver somente com tornar a marca visível, é preciso passar para o consumidor a personalidade e a imagem correta da empresa.

Para isso, o ideal é direcionar toda a campanha para o público-alvo correto e manter a hegemonia das informações, afinal, a marca vai ser construída e consolidada com o passar do tempo e com as relações que ela for desenvolvendo com os clientes.

6. Cative e motive seus funcionários

Você já parou para pensar na importância dos seus funcionários para a estratégia de fortalecimento da marca? Os colaboradores de uma empresa devem ser os primeiros a falarem bem do negócio, pois os seus sentimentos em relação a ele são percebidos no mercado.

É importante que todos os integrantes da empresa estejam empenhados e motivados de verdade a criarem uma marca forte. De nada adianta ter excelentes campanhas publicitárias se o marketing interno da organização é negativo.

A maioria das grandes empresas que investem em estratégias de branding tem seus colaboradores como parte da estratégia. Funcionários motivados e felizes tendem a se engajar nas ações de fortalecimento da marca.

7.  Não se esqueça do Marketing Promocional

Ter uma boa estratégia de marketing promocional — alinhada com os objetivos da estratégia de branding — é fundamental para que a marca solidifique seu relacionamento com o público. Há diversas formas de utilizar o marketing promocional, como:

  • criação de materiais exclusivos para os clientes;
  • clubes de fidelidades;
  • divulgação de ofertas;
  • distribuição de brindes etc.

No caso dos brindes, eles ajudam o cliente a lembrar da sua marca por um período maior, por isso é relevante pensar em itens criativos, úteis e duráveis. Nessa mesma linha, vale ressaltar a importância de investir em brindes e produtos para seus funcionários, visando fortalecer seu marketing interno.

Como medir o sucesso das suas estratégias de branding?

Gostou das dicas? Que ótimo! Agora, tão importante como ter uma boa estratégia de branding é acompanhar os seus resultados. Desse modo, você consegue realizar ajustes e direcionar melhor as demandas. Veja como medir o sucesso dessas iniciativas!

Perspectivas de alcance

Um bom jeito de descobrir se sua estratégia de branding está dando certo é observar se o alcance da marca cresceu. Para tanto, você pode acompanhar as taxas de novos visitantes no site ou no blog e o número de seguidores nas redes sociais, por exemplo.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Todas as ações de marketing precisam gerar um retorno positivo para o negócio. Com o branding, não é diferente. Então, vale a pena acompanhar o ROI. A conta é simples: coloque no papel todo o lucro que você teve desde que implementou a estratégia e subtraia o valor dos investimentos utilizados.

Taxas de conversão

As taxas de conversão também demonstram a eficiência de uma estratégia de branding. Aqui, você pode avaliar a conquista de novos clientes, a quantidade de visitantes que se inscreveram no blog, o número de cliques em landing pages e por aí vai.

Engajamento do público

Por fim, o engajamento do público é um dos melhores termômetros em estratégias de branding. Afinal, a interação da comunidade — compartilhamentos, comentários, avaliações etc. — e a qualidade do relacionamento com seus consumidores são efeitos positivos diretos de uma identidade alinhada.

Utilizando uma estratégia de branding de forma correta e coerente, você terá excelente retorno, principalmente em longo prazo. Quanto mais forte e reconhecida sua marca, mais chances você terá de conquistar e fidelizar clientes. Além disso, uma identidade consolidada permite que o negócio se posicione como uma autoridade.

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