5 maneiras para melhorar seu relacionamento com o cliente agora

(Last Updated On: 29 de maio de 2017)

Uma das unanimidades do marketing é de que manter clientes fiéis sai muito mais barato do que conquistar novos compradores. Por esse motivo, é imprescindível encarar o relacionamento com o cliente como um dos pilares da sua estratégia.

O relacionamento está presente em todo o processo de vendas e sabemos que nenhuma empresa consegue progredir sem vender, seja um produto ou um serviço.

Para te ajudar a fazer um trabalho bem elaborado, elencamos as 5 melhores maneiras para você começar agora. Confira!

1. Conheça seus clientes

Esse é o primeiro passo na busca por um melhor relacionamento com seus clientes, afinal, fica difícil agradar alguém que não conhecemos, não é mesmo?

Além de dados como nome, data de nascimento e endereço, registre também o histórico de compras e tente encontrar outras informações para traçar um perfil. Descubra quais são seus objetivos, o que eles buscam, do que gostam e do que não gostam.

Conhecer seus clientes é uma necessidade básica. Portanto, trabalhe em estratégias inovadoras para buscar o maior número de informações possíveis sobre eles.

2. Ofereça brindes

Também chamados de materiais de relacionamento, os brindes são uma ótima oportunidade de criar elo porque garantem um contato constante com a marca no dia a dia da pessoa.

Por isso mesmo, na hora de escolher quais opções oferecer, lembre-se de que para criar esse laço é preciso que o brinde seja algo útil no cotidiano dos clientes.

3. Estabeleça vínculos e seja uma empresa amiga

De nada adiantará oferecer brindes se a empresa não fizer o cliente se sentir especial. Para isso, é preciso desenvolver empatia e estabelecer vínculos. Fuja de frases prontas e mecânicas! Pessoalmente ou por e-mail, você deve ser o mais natural e espontâneo possível.

Memorize o nome do cliente e saiba ouvi-lo para entender suas necessidades. Permita que ele possa registrar reclamações ou sugestões e peça sempre seu feedback sobre os produtos e serviços.

Lembre-se de que o cliente aprecia muito ser reconhecido e valorizado. Portanto, o objetivo é tratá-lo como você gostaria de ser tratado.

4. Amplie os canais de comunicação

Sua empresa se relaciona com os clientes apenas por telefone e e-mail? Pois saiba que ela pode estar perdendo boas oportunidades de negócios ao não ampliar os canais de comunicação.

As redes sociais, por exemplo, são uma interessante estratégia para divulgar notícias sobre seus negócios e uma forma de manter contato direto com os clientes, que podem enviar dúvidas e sugestões por meio dos comentários.

Só tome cuidado porque o relacionamento via redes sociais exige agilidade para responder rapidamente cada pergunta e comentário.

5. Foque no sucesso do cliente

Que tal ter uma área na empresa voltada especialmente para o sucesso do cliente? Apesar dessa ser uma tendência vinda da área de software por assinatura, é possível implementá-la em seu negócio.

Veja se ele está utilizando o produto ou serviço da melhor maneira, se entende todas as funcionalidades disponíveis, se está satisfeito e como sua empresa pode ajudá-lo a atingir os resultados esperados.

Só não confunda essa ação com o tradicional pós-vendas. A área deve se preocupar em garantir que o consumidor seja bem-sucedido, utilizando os produtos ou serviços que sua empresa vende.

Viu como é possível melhorar o relacionamento com o cliente de maneira simples e eficaz? Garantimos que todas essas opções podem ser adaptadas ao seu negócio. Se você tiver mais alguma sugestão, deixe um comentário abaixo e conte pra gente!

 

 

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