Comunicação externa: entenda os maiores desafios e como superá-los

(Last Updated On: 4 de novembro de 2019)
A comunicação externa é essencial para o sucesso de uma empresa e a maior parte dos empreendimentos faz uso dela. Porém, você sabe como elaborar estratégias realmente eficientes nesse setor? O grande segredo está em compreender seu significado e estudar cuidadosamente a melhor forma de encantar o público com um posicionamento direcionado.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é criar uma identidade relevante na hora de impactar todos os públicos de maneira diferente. Para isso, é necessário desenvolver um plano de ação que vá desde o fornecedor de produtos até os investidores. Assim, é possível fortalecer os relacionamentos e se tornar referência no segmento.

Quer saber mais? Vamos mostrar maneiras de superar os obstáculos enfrentados diariamente, de que modo é possível construir um planejamento eficiente e outras informações importantes sobre esse tema. Ficou curioso? Então continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

Identifique os públicos externos

primeiro desafio de qualquer marca ou empresa que inicia seus trabalhos de comunicação externa é a identificação correta dos públicos que deseja atingir. Afinal, é preciso ter um bom conhecimento de todas as pessoas para desenvolver estratégias eficientes. Basicamente, podemos segmentar essa classificação nas seguintes categorias:

  • imprensa e mídia;
  • comunidades e grupos locais;
  • clientes;
  • governo e autoridades;
  • fornecedores;
  • bancos e entidades de crédito;
  • profissionais e técnicos;
  • acadêmicos e universidades.

Contudo, essas não são as únicas definições que devem ser utilizadas, pois há subdivisões dentro de cada uma delas e é preciso estar atento também a elas. Podemos segmentar os clientes, por exemplo, a partir de natureza jurídica (pessoa física ou jurídica), localização, porte e setores de atuação, entre outros aspectos que sua marca poderá achar importante.

Afinal, a comunicação utilizada com um diretor de empresa não terá a mesma efetividade e aceitação por parte de um colaborador da área de produção. É necessário adequar a linguagem e o modo de abordagem, porque assim a mensagem será mais bem absorvida e você terá certeza de que as pessoas estão cientes da importância do que foi transmitido.

Defina os canais de comunicação

Definidos os públicos, é hora de analisar quais canais de comunicação apresentam maior efetividade de acordo com seus perfis. Para auxiliar no processo, o profissional de marketing deve criar uma estratégia baseada no contato direto com o público. Algo que fará com que aquele grupo específico preste atenção e entenda o que é transmitido a eles.

O interessante, nesse caso, é justamente pensar em cada setor com a intenção de alavancar o relacionamento em todas as vertentes. Reflita: por qual canal é mais provável conseguir atingir um jovem: jornal impresso ou mídias sociais? Independentemente da geração que faz parte do seu segmento, é importante estudar seu comportamento e principais hábitos, pois isso fala muito sobre esses indivíduos.

Esse tipo de direcionamento faz muita diferença na percepção geral da empresa com ações personalizadas. Dessa forma, fica fácil se fortalecer no conceito do serviço oferecido e no engajamento com a marca. Afinal, de que adiantar ter o intuito de alcançar novos desafios se o empreendimento não é capaz de alinhar o que é preciso ser feito no propósito de conquistar o sucesso?

Estabeleça o tipo de linguagem a ser usada

Além de levar em consideração o perfil de cada público que você deseja atingir e o canal a ser utilizado, deve-se observar qual será a linguagem do conteúdo. Como exemplo, podemos citar a diferença entre o Twitter, que limita as mensagens a 280 caracteres, e um blog, onde são publicados textos mais longos, técnicos e informativos.

Uma dica é apostar na criação de uma persona. Com ela é possível elaborar diversos tipos de materiais focados nas características e nos hábitos das pessoas que você deseja atingir. Afinal, é preciso ter empatia e conhecer as dores e os anseios do outro. Agir dessa maneira garante que a comunicação externa funcione e fará com que sua marca obtenha um posicionamento mais claro e eficiente.

Unifique as mensagens

Existe um jargão que afirma que “primeiro se arruma a casa, depois se chama a visita”. Na comunicação externa não é diferente! Um bom trabalho de relacionamento com público só pode acontecer se a empresa realizar um serviço de troca de informações interna de qualidade. Afinal, se não funcionar bem dentro do empreendimento ele também não será eficiente fora.

De nada adianta seu negócio investir milhões nessa tarefa se, internamente, os colaboradores não compreendem a mensagem ou observam uma discrepância muito forte entre o discurso e a prática. Esse tipo de atitude os desestimula e faz com que não queiram dar o melhor de si no dia a dia. Por isso, não se esqueça de que a postura da companhia também faz parte do processo.

Tenha em mente que a unificação das mensagens é fundamental para o sucesso nas relações. Você deve passar a mesma informação a todos os públicos, de maneira clara e específica, considerando as peculiaridades de cada um. Assim, evitam-se os ruídos e cria-se um ambiente mais propício para o crescimento profissional com esse modelo de gestão.

Enfrente os desafios

O caminho para estabelecer uma boa comunicação externa passa por bastante dedicação e foco dos gestores. No entanto, quando as mensagens conseguem alcançar o destinatário de modo eficiente, o retorno positivo costuma chegar em pouco tempo. Isso acontece porque o conceito formado pelos valores defendidos gera identificação com as expectativas dos diversos públicos.

Diante dessa necessidade, você precisa ter conhecimento suficiente para agregar valor ao serviço oferecido com base na reputação da empresa. O mais importante é considerar um planejamento completamente interligado em todos os canais, porém com discursos direcionados estrategicamente.

Não é fácil manter uma boa comunicação externa, principalmente quando são deixadas de fora algumas ações que ajudam a superar os desafios enfrentados no dia a dia e não se oferece um novo posicionamento a fim de promover o valor da marca e cativar as pessoas. Porém, mostraremos abaixo certas dicas que tornam isso possível. Confira!

Aprenda a ouvir os diferentes públicos

O ponto-chave de um conteúdo é direcioná-lo adequadamente. Uma dica de ouro, em uma situação como essa, envolve ouvir com atenção os diferentes tipos de público envolvidos na atmosfera do seu empreendimento. Essa conexão com o universo dos interesses comerciais é a vantagem de uma empresa que deseja ganhar autoridade em sua área de atuação.

Trabalhar de maneira objetiva as necessidades e preferências em cada vertente cria uma imagem repleta de confiança dentro da estrutura de relacionamento. O diferencial está em se aprimorar diante de investidores, fornecedores e clientes em geral. Portanto, mesmo que aconteçam crises internas, a comunicação externa precisa ser cuidadosamente trabalhada para defender a corporação.

Saiba aproveitar as informações

Um dos principais pilares da comunicação externa é fortalecer a competitividade do negócio diante da concorrência. Sendo assim, a interação com todos os tipos de públicos proporciona uma coleta interessante de informações sobre o andamento das atividades da companhia.

De acordo com o desenvolvimento de cada conexão, o marketing pode identificar como a imagem da empresa é vista nos ciclos de interesse. A partir desse retorno, torna-se possível trabalhar as ações de abordagem com uma mensagem uniforme, que defenda valores de crescimento.

Conheça os tipos de comunicação externa

Todo esse procedimento se baseia em adaptações dos canais de informação direta. Por esse motivo, é essencial ficar por dentro das diferentes possibilidades de comunicação externa para montar uma estratégia valiosa. Conheça as principais:

  • externa operativa: esse formato de comunicação está relacionado às atividades diárias do negócio, que se reproduzem para todos os públicos;
  • externa estratégica: o principal objetivo é obter informações sobre estratégias interessantes. Só assim é possível conhecer as novidades de mercado e impactar os números positivamente;
  • externa de notoriedade: trata-se do fluxo operacional no qual a empresa visiona o oferecimento de seus produtos em busca de conversão. A intenção é se posicionar de maneira eficiente, mantendo uma boa reputação.

Entenda a diferença da comunicação interna e externa

Trocar informações e transmitir valores faz parte da rotina das empresas e é dever de cada uma fazer isso. Porém, existe uma diferença bastante significativa em falar com as pessoas do seu ambiente de trabalho e fazer comunicação externa. Afinal, as ações de engajamento são diferentes e trabalham em aspectos que não se assemelham com o objetivo desses grupos.

Enquanto se trabalha externamente para ser relevante e útil na vida do seu público-alvo, o envolvimento que precisa ser feito dentro da corporação é o de superar metas, buscar crescimento profissional, motivar, desenvolver e enxergar as competências que os funcionários têm com intuito de aumentar o número de clientes e expandir o seu negócio em novas áreas. Logo, saiba definir e realizar a segmentação.

Mapeie os riscos e antecipe-se

Os riscos são inerentes à comunicação, por isso é preciso que sua empresa os mapeie no intuito de se prevenir contra eles. Afinal, uma mensagem mal direcionada ou uma informação que causa ruído pode gerar comentários negativos e, se não forem resolvidos com a devida atenção, afetar negativamente a imagem da sua marca diante do mercado.

Logo, procure sempre trabalhar essas questões com sua equipe de marketing e agir da maneira mais transparente e profissional possível. É necessário focar na qualidade durante todas as ações que são feitas, justamente para alinhar todos os processos e finalizar corretamente cada um deles antes de divulgá-los ao público.

Pronto! Agora você já sabe como conseguir bons resultados com a comunicação externa. Ao vencer os desafios desse tipo de trabalho, o crescimento significativo no mercado segmentado será apenas uma questão de tempo. Logo, não se esqueça de que o relacionamento interno também deve ser uma das prioridades para se posicionar estrategicamente em todas as frentes de interesse.

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