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Afinal, o que é Buyer Persona?

Marketing Promocional
(Last Updated On: 21 de agosto de 2017)

Conforme as expectativas do público ficam mais sofisticadas, o marketing tem que evoluir e se tornar cada vez melhor. É para proporcionar uma comunicação mais eficiente que foi criado o conceito de Buyer Persona.

Para ser bem-sucedido, um conteúdo deve satisfazer as necessidades da audiência. O quanto mais você souber a respeito do que ela precisa, poderá planejar e executar um material que ofereça soluções mais eficientes. É para ajudar nesse ponto que foi desenvolvida a ideia da Buyer Persona.

Você ainda não implementou a tendência da Buyer Persona no planejamento de marketing da sua empresa? Veja a seguir o que é esse conceito e as melhores formas de adotá-lo.

O que é Buyer Persona?

É importante conhecer a distinção entre público-alvo e Buyer Persona. O primeiro caso é algo bastante genérico, algo como “mulheres, de 19 a 24 anos”. Indica de forma superficial que tipo de audiência um produto ou conteúdo pretende atingir, mas não oferece informações extras que podem tornar essa entrega mais assertiva.

Por conta disso, foi desenvolvido o conceito de Buyer Persona. Ele vai além do que o público-alvo traz, essencialmente construindo um personagem completo que resume bem melhor a audiência que a empresa deseja impactar.

Então, em vez de “mulheres, de 19 a 24 anos”, a Buyer Persona seria a Mariana, de 20 anos, que estuda Psicologia e concilia os estudos com um estágio. Essas particularidades mostram que ela tem problemas para administrar o tempo, o que é uma oportunidade para uma marca oferecer meios para solucionar a situação.

Como usar a Buyer Persona na estratégia de marketing?

Utilizar uma Buyer Persona não é só uma questão de criar personagens que se assemelham ao seu público-alvo. Você precisa realmente se colocar no lugar da audiência do seu produto e pensar nos problemas que essas pessoas enfrentam, suas motivações, suas opiniões, entre outros.

Isso não deve ser baseado em suposições. Procure se apoiar em pesquisas e levantamentos, podendo até realizar entrevistas com clientes atuais da sua empresa. O quanto mais baseada em dados reais for a sua Buyer Persona, mais eficiente ela será.

Além disso, você não precisa e nem deve se limitar a apenas uma Buyer Persona no seu planejamento de marketing. Saiba avaliar todas as variações de público que a sua marca possui e busque personificá-las adequadamente. Afinal, você pode ter uma audiência vasta com distinções importantes dentro de si.

Quais os próximos passos?

Depois de planejar e desenvolver a Buyer Persona adequada para as suas necessidades, deve se iniciar a etapa de testes. No marketing digital, cada iniciativa precisa ser experimentada para que você possa ter certeza de que está no caminho certo.

Mesmo tendo baseado a elaboração das suas Buyer Personas em dados concretos, pode ser que alguma abordagem tenha sido incorreta. Ou é possível encontrar novas variações que trazem retornos melhores.

Seja como for, você deve manter a sua estratégia de marketing em plena renovação. Continue a captar informações de performance para acompanhar o sucesso do seu conteúdo e testar novas possibilidades para conquistar resultados cada vez melhores.

Agora que você conheceu um pouco sobre Buyer Persona, restou alguma dúvida? Publique as suas perguntas nos comentários, assim poderemos lhe ajudar!

 

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