A aproximação com o público e o engajamento dos clientes é tudo o que os empreendedores mais desejam. E um fator fundamental para que isso seja concretizado é a utilização de vídeos como instrumento de marketing. Foi a partir daí que o crowd streaming em eventos ganhou sua popularização.
Diferente do live streaming — transmissão feita de maneira profissional pelos organizadores do evento —, o crowd streaming refere-se à transmissão realizada a partir da perspectiva do público. Essa transmissão gera canais adicionais para as ações de marketing do negócio por ampliar a audiência de apoiadores e patrocinadores, além de servir como geração de leads.
Assim, explicamos neste artigo como realizar um crowd streaming. Confira!
Crie um roteiro
Antes de começar a sua transmissão, coloque no papel todas as etapas necessárias para a realização do seu streaming. É comum confundir as ideias antes de iniciar um novo projeto, por isso é tão importante criar um roteiro de execução. Ele servirá como um guia para que tudo corra como planejado.
Prepare o público
Divulgar o streaming é essencial, por maior que seja o interesse do público. Crie a expectativa na audiência e utilize isso para aumentar ainda mais a curiosidade dos espectadores sobre a sua transmissão. Assim você aumentará as chances de ter uma platéia ativa durante a live do evento.
Também é crucial montar um cronograma para a divulgação da sua transmissão. Use as redes sociais, e-mails e até mensagens programadas. Pode-se criar um lembrete na página do evento para que o público saiba quando será seu início.
Garanta a qualidade
Apesar da tecnologia permitir que o crowd streaming em eventos seja feito com facilidade, é preciso atentar-se para que ele não perca a qualidade.
Saiba conhecer os limites do equipamento que será utilizado e da internet disponível para realizar a transmissão. Use os recursos adequados ao aparelho escolhido; um smatphone, por exemplo, precisa estar na horizontal e conectado ao fone de ouvido para evitar interferências e ruídos de som.
Escolher com antecedência um bom lugar para fazer a transmissão também é importante. Selecione um local bem iluminado para que o seu vídeo não saia escuro ou com a imagem pixelada.
Fique atento a termos legais
Além de todas essas questões citadas acima, é necessário prestar atenção aos termos legais para realizar o streaming. Se o seu evento contar com a presença de figuras públicas, procure saber as condições dos direitos de imagem. Isso também vale para os outros participantes. Nem todos sentem-se confortáveis em ter sua imagem exposta às câmeras.
Esses cuidados são essenciais para que não haja contratempos e prejuízos para o seu evento. Mas desde que todas as normas estejam estabelecidas e sejam respeitadas, você conseguirá realizar sua transmissão sem maiores problemas.
Com uma boa estrutura e um planejamento eficiente, é certo que a sua live será um sucesso. Uma dica para aumentar as visualizações e estimular o engajamento do público é pedir para que ele compartilhe o vídeo em suas redes sociais. A audiência é a peça fundamental para que o crowd streaming em eventos seja bem-sucedido.
E agora que você já aprendeu como realizar esse tipo de transmissão ao vivo do seu evento corporativo, assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos como este diretamente em seu e-mail!