Copa das Confederações: uma linda jogada para o Marketing Promocional

(Last Updated On: 17 de novembro de 2016)

Esse ano todos os olhos do Brasil e do mundo estarão nos eventos esportivos que já começarão a pipocar por aqui em alguns meses. A Copa das Confederações acontecerá de 15 a 30 de junho, o que significa que todo o movimento do setor de Marketing Promocional visando esse evento deverá acontecer por completo no primeiro semestre.

A fase de planejamento das ações a essa altura do campeonato já está praticamente completa, e veremos muito em breve uma enxurrada de marcas associando seus nomes e conceitos ao futebol e ao “brasileirismo” gerado por esse tipo de competição.

As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília receberão os jogos da competição e a tendência é que nessas praças seja feito um forte investimento de marcas em ações diferenciadas. Como a utilização dos logos do evento é restrita aos patrocinadores oficiais, a grande maioria das campanhas que veremos girará em torno de outros elementos relacionados ao campeonato (Brasil, seleção, futebol, etc.).

A Volkswagen já está utilizando muito bem a estratégia desde o lançamento do novo Gol no ano passado. A primeira peça da campanha foi com o atacante Neymar, figura garantida na seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, apresentando o novo modelo e terminando o vídeo dentro das obras do estádio do Maracanã, que será o palco da grande final dos dois torneios.

 

A segunda peça da campanha é com o ex-jogador Bebeto, famoso por comemorar um gol na Copa do Mundo de 1994 (em que o Brasil foi tetracampeão) fazendo gestos como se estivesse ninando um bebê.

 

As duas peças utilizam muito bem o tema futebol, a iminência da Copa do Mundo e o orgulho por ser brasileiro e fazer parte da nação “que sabe fazer gols”.

Aproveitando a febre de campanhas com o jogador Neymar, o Guaraná Antarctica fez uma bela peça em 2012 com o ex-jogador Ronaldo (campeão mundial em 2002) “passando a vez” para o garoto no comando da seleção, exaltando as características que sempre marcaram a equipe brasileira.

 

Esse tipo de ação bombará em todos os tipos de mídia nos próximos meses e isso se espalhará para o Marketing Promocional como campanhas de brindes e prêmios, eventos temáticos, campanhas de merchandising no ponto de venda e o que mais a criatividade dos departamentos de marketing e agências permitir.

O Free Shop oferece ideias e soluções para vários tipos de campanhas relacionadas a esportes: squeezes, bolas, toalhas, bolsas, displays, agências de promoção e diversas opções.

Onde sua empresa focará os esforços durante essa época? Sua comunicação entrará nesse universo e aproveitará as oportunidades criadas?

Torcida para isso com certeza não faltará.

 

 

Deixe seu Comentário