Design Thinking: como criar novas oportunidades de promover sua marca?

Marketing Promocional

O Design Thinking está cada vez mais presente no mercado atual. Caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, pode perder diversas oportunidades de inovar em seu negócio. A abordagem busca solucionar os principais problemas dos consumidores desenvolvendo produtos ou serviços extremamente necessários.

O grande segredo está em pensar fora da caixinha para revolucionar. Tenha em mente que o trabalho funciona de forma colaborativa e depende de várias etapas para impactar positivamente em sua área de atuação. Além de tudo, a estratégia completa também conta com uma série de experimentos antes do resultado final.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar dicas de como aplicá-lo em seu negócio e modificar, de uma vez por todas, suas estratégias. Acompanhe:

Descubra o que precisa ser solucionado

O principal conceito da proposta envolve experimentação. Por isso, é essencial conhecer a fundo tudo o que precisa ser solucionado por um determinado segmento de mercado. Foque em compreender os anseios para encontrar serviços e produtos que mudem definitivamente o dia a dia do público final.

A ideia gira em torno de ter empatia com o consumidor para entender melhor seu comportamento e suas decisões de compra. Uma boa sugestão é pensar nas pessoas apenas como figuras comuns e deixar de lado o perfil de potencial cliente durante a criação das estratégias. Dessa forma, a conexão entre as partes fica ainda mais valiosa e possibilita uma série de inovações.

Faça um brainstorming completo

A ideia vai muito além de apresentar produtos ao consumidor: é essencial entrar em sua vida e influenciar novos comportamentos. No entanto, encontrar os pontos exatos desse modelo de pensamento não é uma tarefa fácil. Lembre-se de que arriscar em diversos fatores faz parte do processo de descobertas criativas, e é preciso sair da zona de conforto.

Para encontrar novos caminhos é preciso considerar todos os cenários possíveis — é por isso que a técnica de brainstorming é tão útil para o Design Thinking. Como diz a tradução literal do termo, a chamada “tempestade de ideias” visa encontrar oportunidades, conhecer bem o ambiente externo e as possibilidades de seu trabalho antes de apostar em um lançamento.

Ainda que tudo pareça desconectado inicialmente, ao refletir com calma sobre cada novo pensamento, você pode encontrar boas soluções ligadas à sua estratégia de inovação.

Teste sempre suas ideias

Os erros são considerados elementos fundamentais no processo de criação. Depois de encontrar novidades possíveis com o brainstorming, trabalhar com experimentações é o que vai tornar o negócio bem-sucedido. Crie sempre protótipos de novos produtos e serviços para validá-los diante do público e do mercado.

Dessa maneira, a proposta pode ser analisada a partir de diferentes perspectivas com um retorno muito eficiente. É preciso considerar todos os tipos de retornos, pois até mesmo as críticas são essenciais na construção de uma ideia revolucionária. Entenda que todo o processo funciona como uma contribuição para alcançar o modelo ideal no resultado final.

Implemente a solução

A realização faz parte da última etapa da abordagem. O grande segredo está em perceber que seu produto ou serviço vive em constante processo de desenvolvimento, já que sua ideia pode ser melhorada com a junção de vários fatores ao longo do tempo. Por isso, a prática do Design Thinking vai muito além das grandes marcas.

Independentemente do segmento de mercado e do tamanho da sua empresa, a criação de novidades por meio do método pode trazer inúmeras vantagens. Traga o conceito para a equipe de vendas e todo o núcleo de estratégias. Assim, a busca pelo inesperado se torna um trabalho integrado que impulsiona o relacionamento com o cliente de forma intensa e duradoura.

Pronto! Agora você já sabe como promover a sua marca com o Design Thinking. Siga as dicas que demos aqui e veja os resultados de crescimento em diferentes setores.

A satisfação dos clientes vai acontecer por meio da imersão completa dos produtos oferecidos em seu universo. Afinal, as abordagens são extremamente humanizadas com uma série de utilidades para todas as áreas do negócio.

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