“É divertido fazer o impossível”

(Last Updated On: 29 de abril de 2016)

A maior empresa de entretenimento do mundo, a Disney World, é o sonho que não tem idade nem distância.
Além de nos encantar enquanto consumidores, é quase impossível não usá-la como exemplo de organização e excelência.

Mas, qual é o segredo do sucesso que faz a Disney nunca sair de moda e ganhar novos adeptos todos os dias?
Alguns pontos de reflexão:

Os detalhes fazem toda a diferença.
Tudo na Disney é motivo de atenção, nada passa despercebido. Da expressão dos funcionários até todo o ambiente. Vai além de altos custos e tecnologia. O emocional está em evidência. É ter foco no cliente (convidado) e manter tudo alinhado, no empenho de transformar sua visita em um momento único, superando todas suas expectativas.
A tecnologia está presente, mas não necessariamente deve ser percebida. A tecnologia proporciona o resultado final eficaz, mas acaba não sendo reconhecida pelo público final. O consumidor gosta do contexto, da experiência, sem precisar necessariamente visualizar tudo o que foi utilizado para dar o efeito final!

Empatia e receptividade.
Todos os colaboradores da Disney expressam felicidade e estão sempre atentos. Arrumam o que deve ser arrumado, jogam o lixo no lixo, oferecem flores inesperadamente e percebem outras necessidades dos visitantes. Só há encantamento quando o cliente percebe que também o funcionário está encantado com o que faz e todo o ambiente se torna alegre, não só nas cores, mas no relacionamento.
Sem a equipe de limpeza, a Disney não seria o paraíso que é. O atendimento é excepcional. Todos os funcionários são treinados para ouvirem as conversas dos visitantes e assim conhecerem seus desejos. Existe também o incentivo para que os visitantes enviem cartas falando sobre a sua visita ao parque, entre outras estratégias de escuta.
Cuidar do cliente, além de um atendimento exemplar, requer mimos e ações de relacionamento que proporcionem experiências e a realização de desejos.

É necessário identificar quais são seus gostos e preferências, sempre considerando que cada pessoa é única e não se deve tratar os clientes de forma generalizada. O que não é tão complexo assim. Requer somente que usemos nossa expertise neste foco.

Precisamos conhecer bem nosso negócio, o histórico da marca e o que o distingue dos outros modelos de negócios similares e observar e conhecer MUITO BEM nosso cliente.

Conte uma história impossível.
O que não existe e é impossível fascina a imaginação de todos. Além de contar uma história, agregue o “impossível”.
A sensação de proporcionar momentos inesquecíveis gera um valor muito maior para a marca e ajuda a criar um relacionamento e um vínculo entre a empresa, o cliente ou um parceiro. As pessoas têm necessidade de interagir, de vivenciar. Seja um filme 3D, com imagens que “saem” da tela, até se sentir inserida num ambiente totalmente criado como a loja sustentável da Farm Vila Madalena, ou este lindo restaurante temático em Tóquio, que usa a inspiração de “Alice no País das Maravilhas” para tudo que tem no espaço, desde mobília, cardápio e figurino.


Experiência é um contato com os sentidos, de forma a gerar informações cognitivas. Utilizamos a percepção, memória, imaginação, lembranças, emoções, registramos e interpretamos de forma abstrata. Experiências são acontecimentos gerados por estímulos resultantes de vivência individual. Nunca é restrita, mas exige a quebra de paradigmas e o exercício da criatividade para inovar e surpreender nosso target.

Entendendo esse conceito, a fantasia e a sensação estão cada vez mais presentes nos eventos e pdvs, como podemos conferir nos cases das empresas abaixo: Blumer, variaedade em arte interativa, Feito e Efeitos, fogos de artifício e efeitos a laser, Bueno BR, cenografias temáticas, Arte em gelo, esculturas em gelo e ambientação, RTM Marketing, soluções criativas em marketing de relacionamento.

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