Uma marca reconhecida e amada é um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui. De acordo com a Pesquisa de Inovação de Novos Produtos Globais da Nielson, 59% dos consumidores preferem comprar novos produtos de marcas conhecidas para eles.
Como uma pequena empresa, você pode estar competindo com grandes marcas que já têm clientes fidelizados. É por isso que é preciso encontrar maneiras de diferenciar-se, por meio de um processo de construção de marca sólida.
Branding é muito mais do que apenas um logotipo legal ou bem colocado na propaganda. Assim, sua marca é definida pela percepção global do seu negócio para um cliente.
Pensando nisso, trouxemos no artigo de hoje alguns passos que você deve seguir na criação de uma marca. Acompanhe!
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Desenvolva uma estratégia desde o início
Antes de começar a trabalhar na criação de uma marca, elabore cuidadosamente uma estratégia para formar um conjunto de valores, assim como uma proposta sobre a qual você queira trabalhar.
Se isso não acontecer no início de um projeto, é possível que o processo de criação demore mais do que o normal com diversas adequações e revisões. Desse modo, você não terá nenhum ponto de referência para avaliar se os conceitos criativos são relevantes para sua estratégia de negócios ou não.
Trabalhe com um briefing na criação de uma marca
Se conceitos de design são criados sem um briefing completo para a marca, pode acontecer de a estruturação da imagem ficar fraca. Confiar demais em uma ideia intuitiva única para a solução significa, consequentemente, correr o risco de fazer algo sem os devidos signos necessários para alcançar seu público.
Um briefing que é elaborado a partir de uma estratégia de marca clara permite que os envolvidos no detalhamento da peça racionalizem as decisões de design.
Faça muita pesquisa antes de iniciar a criação de uma marca
É necessário compreender a personalidade da marca – a sua função histórica e o ethos por trás de tudo. Extrair todas as nuances de quem é o cliente e sobre seu negócio, incluindo o mercado-alvo pretendido, como sua empresa deseja ser notada e, ainda, os formatos e mercados onde se pretende promover seus produtos ou serviços.
Tudo isso precisa estar sintetizado na marca no momento da criação. Conseguir essas informações só é possível por meio de muita pesquisa, a fim de traçar um perfil ideal de negócios.
Verifique sua competição no mercado
No ato da criação de uma marca, uma prática muito aconselhável é observar como seus concorrentes desenvolveram a deles. Olhe atentamente para as cores, tipos e estilos visuais usados por concorrentes, e, depois, crie algo verdadeiramente único, posicionando-se longe de todos eles.
Pense em formas de uso variado, cores e tamanhos em seu projeto. A partir daí, você conseguirá trabalhar para fazer algo diferente do senso comum e “pensar fora da caixa”.
Não confie somente no logotipo
Enquanto um logotipo é, por muitas vezes, o eixo que mantém uma identidade visual em um conjunto adequado e faz com que seja imediatamente reconhecível, as marcas não são construídas sobre um logo sozinho. Assim, no ato da criação de uma marca, você não deve se concentrar em elementos separados.
Certifique-se de sempre considerar sua marca como um todo, ou seja, a imagem maior e todos os elementos menores precisam interagir uns com os outros durante a composição.
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Escolha o nome correto
Criar um nome para o seu negócio pode ser um processo estressante. Você precisa escolher um nome que vai durar e, se possível, vai expressar os valores e características da sua empresa. Porém, com um brainstorming, uma longa lista de opções e um grupo focal composto por amigos e familiares pode ajudar a conseguir bons resultados diversificados.
Alguns pontos sobre o nome a serem considerados nessa hora são:
- precisa ser curto;
- precisa ser de fácil oralidade;
- deve ser fora do senso comum da sua concorrência;
- deve fugir dos nomes comuns;
- precisa ser de fácil memorização.
Tenha uma história por trás da sua marca
Para que seus clientes possam confiar plenamente em sua marca, é necessário que haja uma história por detrás delas. Por exemplo, quando pensamos na Apple, imediatamente associamos a marca ao seu fundador ou mesmo aos computadores da empresa.
Essa associação de imagens ocorre porque ela é uma empresa com história e, por isso, tem o que contar aos clientes. Outra forma de você ter uma marca de sucesso de forma rápida é se sua empresa tiver um produto realmente inovador. Se não for assim, você precisará ter calma e ter uma história para contar.
Lembre-se: menos é mais
No momento da criação de uma marca, é importante entender que menos é mais. Marcas com muitos detalhes são confusas e não se adaptam a todos os suportes de impressão ou mesmo de alguns tipos de meios digitais. Procure limitar as paletas de cores, detalhes e tipografia. Uma identidade simples pode se tornar atemporal e também criar um laço de assimilação maior do público com o seu negócio.
Esse ponto não é difícil de se notar. Em uma pesquisa rápida pela internet, é possível perceber como as maiores marcas do mundo têm as marcas mais “simples” de todas. Muitas sequer possuem logotipos, usando apenas uma tipografia diferenciada na escrita do nome.
Meça as expectativas de seus clientes
Se você já possui um nome e uma marca e estiver recriando sua identidade visual, pode ser um exercício valioso pedir aos seus clientes para fazer um apanhado geral de seu negócio e encontrar referências para criação de uma marca nova. Essa estratégia pode ser útil para saber do que eles gostam e, assim, criar uma maior compreensão de seu projeto.
Conte com o apoio de um profissional
Seja o seu caso a criação de uma marca nova ou a releitura de sua identidade visual, o mais importante é procurar o auxílio de um profissional da área que possa lhe conduzir por esse processo. Como pudemos ver, o desenvolvimento de uma marca é algo que requer o trabalho minucioso de detalhes muito importantes. Então, não deixe uma tarefa tão importante nas mãos de qualquer pessoa!
É necessário ressaltar, ainda, que para que uma marca tenha sucesso no mercado, ela precisa ser gerenciada a partir da criação da empresa, por meio do Branding. Se você não sabe o que significa isso, não deixe de ler nosso artigo sobre o que é gestão de marcas e entenda sua importância!
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