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Saiba como usar brindes para a fidelização de mais clientes!

Brindes
(Last Updated On: 9 de dezembro de 2016)

Atualmente, uma das principais preocupações dos empresários é conseguir atender de forma completa às necessidades do seu público-alvo. Afinal, é o cliente que determinará o futuro do negócio, levando-o ao fracasso ou ao sucesso. Então, certamente não é tarefa fácil identificar o perfil do consumidor e ainda estipular as estratégias de fidelização de clientes mais adequadas.

Entretanto, quando o empresário tem um planejamento robusto e consegue identificar o perfil (ou perfis) do seu público-alvo, torna-se mais simples definir quais melhores opções em ferramentas de fidelização. Dentre as mais utilizadas, está a distribuição de brindes para a fidelização de mais clientes. Isso porque é uma alternativa que abre espaço para o uso da criatividade em prol da imagem, da marca e da reputação de uma empresa.

Mas para que não se tornem “investimentos jogados no ralo”, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o brinde e qual o formato de distribuição. O primeiro passo é segmentar os clientes, definindo com cuidado cada um dos perfis, uma vez que as pessoas são diferentes e, portanto, tem necessidades e expectativas igualmente diversas.

Como usar brindes para a fidelização de clientes

1. Devem fortalecer a marca

Até mesmo os brindes mais populares, como canetas, devem ser usados de forma estratégica para garantir que tragam benefícios desejados para a empresa e para a marca. Analisemos: se alguém ganha uma caneta, certamente a usará, pois se trata de um objeto muito útil. E as outras pessoas certamente repararão, mesmo que inconscientemente, na marca impressa no objeto. Cada vez que isso acontece, há uma contribuição para o fortalecimento da marca.

Quando você distribui squeezes está, subliminarmente, sugerindo às pessoas um hábito que colabora com o bem-estar e com uma vida mais saudável (já que é um item associado às atividades físicas e ao consumo de água), além de entregar um produto útil e relevante. Resultado: a marca e a empresa se sobressaem por sua relação com a qualidade de vida.

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2. Devem melhorar a reputação e a imagem da empresa

Uma empresa que entrega brindes ao cliente demonstra, sem deixar margem de dúvidas, que o considera importante e quer mantê-lo próximo. Logo, a reputação da organização cresce aos olhos do cliente. Brindes personalizados ressaltam ainda mais a importância do consumidor. E nos eventos empresariais, eles têm missão dupla: conquistar novos clientes e reforçar a relação com aqueles que já integram a cartela da empresa.

3. Precisam tornar a comunicação mais interativa

Com a ajuda do brinde, você encontrará mais facilidade de se aproximar e engajar público-alvo, abrindo aí um novo canal de comunicação. A comunicação passa a fluir com mais naturalidade porque quem recebe o brinde, além de saber sobre produtos e serviços relacionados à marca, desenvolve um sentimento afetivo (mesmo que temporário) com a marca/empresa, tornando-se um divulgador de ambas.

4. Têm que fazer parte da estratégia

É estratégico mesmo. Veja que a palavra brinde tem sua origem no verbo brindar, que significa comemorar ou fazer bons votos. Ou seja, valorizar algo ou alguém que é importante. E é essa sensação que ele deve provocar em quem o recebe.

Claro que, para entregar brindes, é interessante que não seja um item generalizado, daqueles que servem para todos. Mas não importa se ele é simples ou luxuoso; só tem que ser estratégico: precisa ser funcional e adequado ao público que queremos valorizar.

Então, não adianta comprar por comprar. É mais seguro se dedicar antes a conhecer o público-alvo e segmentá-lo. O seu investimento será mais assertivo, visto que você distribuirá para cada perfil um brinde que fará diferença para ele, agregando valor a sua marca/ empresa. Do contrário, há o risco de distribuir um brinde que para o cliente não será representativo e, provavelmente, acabará no fundo da gaveta ou vai direto para o lixo.

Entendeu como é importante investir em brindes que realmente contribuam para a fidelização de clientes? Então, deixe abaixo o seu comentário sobre a importância desse tema!

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