Endomarketing Digital: impulsione a interação com o colaborador

(Last Updated On: 23 de setembro de 2016)

O Endomarketing Digital é uma ferramenta de motivação poderosa utilizada pelas companhias com a intenção de melhorar a comunicação interna, engajar os colaboradores, reter talentos e até mesmo aumentar a produtividade através da tecnologia.

As ações e políticas relacionadas ao Endomarketing,  também conhecido como marketing interno, geralmente ficam a cargo dos setores de RH, Marketing ou Comunicação. Logo, os profissionais envolvidos devem estar sempre atentos à demanda e a evolução dos canais de comunicação.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre Endomarketing Digital e aprenderá como ele pode impulsionar a interação com os colaboradores. Continue acompanhando!

As mudanças do público interno

Não há dúvidas de que a internet mudou a maneira como nos relacionamos com o mundo. Hoje, estamos mais cientes do que acontece a nossa volta. Temos o mundo na palma de nossas mãos e, com alguns toques na tela do celular, conseguimos informações sobre qualquer conteúdo.

Esse acesso facilitado fez com que as pessoas se tornassem mais exigentes e tem inspirado mudanças nos mais diversos setores da indústria e serviços, incluindo a comunicação interna das empresas, que precisa atender as demandas de um público cada vez mais conectado e interessado por novidades.

As diferentes maneiras de trabalhar o Endomarketing Digital

O Endomarketing Digital nada mais é do que o uso das técnicas tradicionais de Marketing Interno nos ambientes on-line. Trabalhar com esta estratégia não é inventar a roda, mas sim dar uma nova roupagem para aquilo que sempre motivou os colaboradores a sentirem orgulho pelo que fazem. Conheça algumas práticas:

Intranet

A Intranet funciona como uma versão fechada da internet e é amplamente utilizada nas empresas para o controle de ponto. O grande diferencial está em explorar as possibilidades dessa ferramenta como enviar informações, fazer a divulgação de eventos e até a disponibilizar conteúdos para download.

Blog corporativo

Os blogs são veículos de comunicação poderosos na internet e também podem ser aproveitados para o relacionamento interno de uma companhia. Com um blog corporativo, é possível veicular informações úteis para as atividades dos colaboradores, além de integrar equipes. Você pode, por exemplo, sugerir que cada time fique responsável por alguma publicação semanal, fomentando o compartilhamento de conteúdos.

E-mail marketing

O e-mail marketing é o veículo ideal para empresas que precisam disparar informações rápidas de maneira selecionada. Você pode criar grupos específicos para receber os conteúdos direcionados para determinada área. Lembre-se de que ele deve ser interessante e ter uma linguagem fácil.

E-books

Os e-books são versões eletrônicas de livros que geralmente abordam assuntos que ainda não são muito explorados pelas mídias tradicionais. Essa ferramenta permite a inclusão de links, que podem direcionar os usuários para outros materiais, e são muito apelativos visualmente, no bom sentido. E-books sobre novas funções ou um manual de conduta são algumas das opções de uso.

Redes Sociais

Use as redes sociais a seu favor. Esteja sempre atento ao que seus colaboradores compartilham nos ambientes on-line e incentive a produção de conteúdo positivo sobre a companhia. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima referência de rede social que pode ser utilizada para o Endomarketing Digital.

A importância de integrar os canais

Independentemente da sua escolha para trabalhar o Endomarketing Digital, o importante é manter suas ações integradas. Ou seja, todas as frentes de comunicação devem falar a mesma língua para fortalecer a mensagem.

Além disso, as ações tradicionais de Endomarketing, como os jornais murais, informativos internos e brindes, não devem ser abandonadas.

Agora que você já sabe o que é Endomarketing Digital e como ele pode impulsionar a interação com os colaboradores, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Comunicação Interna e Marketing Promocional!

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