Ele não é mais o mesmo. Você sabe quem ele é?

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

 

Que o comportamento do consumidor mudou já não é novidade. As novas tecnologias e a acessibilidade móvel geraram uma mudança de hábito em nossa sociedade que reflete diretamente na forma de consumir e na interação maior com as marcas.

A mudança mais significativa está no fato de que o processo de compra já não é mais só linear, uma vez que é possível comprar por vários meios e em qualquer momento.

Uma pesquisa divulgada pelo Google anuncia que mais de 30 milhões de brasileiros usam mais de uma tela simultaneamente. Além disso, 7 em cada 10 usuários brasileiros usam TV e smartphone ao mesmo tempo, dividindo a atenção entre os dois aparelhos.

Pela primeira vez na história, os americanos estão passando mais tempo com mídias digitais que com a televisão, dado em que as plataformas móveis têm participação fundamental. No Brasil, a trajetória é a mesma, o que deve se confirmar nos próximos anos e nos dá uma pista sobre como os varejistas devem atuar no futuro.

A internet tornou-se uma fiel aliada do consumidor, seja na hora de concretizar a compra, seja na hora de pesquisar sobre o produto, o que faz com que o varejista precise estar em contato com seu cliente o tempo todo. Dos 90% que concretizam a compra na loja física, 60% fazem buscas no celular e 53% usam o computador para buscar dados sobre o objeto de compra em questão. Não dá para “fatiar” o consumidor em online e offline. Ele decide o que vai comprar quando ele quiser.

Por isso, as marcas são desafiadas a atuarem com uma estratégia multicanal, cuidando em passar uma comunicação coesa e homogênea em todas as mídias e estar presente em todos os meios disponíveis.

Shopper Marketing

O Shopper é essa evolução do consumidor moderno, o cliente que avalia, pondera e decide a compra. Preza o relacionamento com a empresa, leva em consideração a sua imagem perante o mercado e a sociedade, valoriza a exclusividade, pesquisa sobre a empresa nas redes sociais e conhece a concorrência.

Com maior acesso à informação, o consumidor se tornou um real conhecedor do produto e do seu fabricante. As opiniões sobre determinados produtos e serviços são mais acessadas e valorizadas na hora de decidir sobre o que adquirir. O consumidor está mais informado e menos impulsivo. O processo de decisão de compra está muito mais complexo.

Por isso, o Shopper Marketing vai além do PDV. Ele é o grande desafio do marketing estratégico de varejo. É a pessoa efetivamente responsável pelas compras, transformando intenção em conversão real.

Tem a ver com surpreender, experiência, com a mensagem que se quer passar, com a história que se quer contar e não mais com o modelo tradicional, que aposta em subornar o cliente com cupons de desconto ou promoções.

São ações táticas integradas a fim de entregar interação com o consumidor. Significa construir confiança, compartilhar informações, dividir riscos e colher resultados satisfatórios para ambos os lados. E o varejo está aberto a isso, caminhando para um novo modelo, que consiga conquistar a lealdade real dos shoppers, caminhando junto com ele, se desenvolvendo e considerando que o consumo é mais que um comportamento. É uma experiência, uma relação, um sentimento.

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