Quem trabalha com marketing sabe que essa área está em constante evolução e, por isso, ter uma boa biblioteca sempre atualizada com as obras daqueles que são referências no segmento é fundamental para o desenvolvimento no âmbito profissional.
Desse modo, elaboramos uma lista com 6 livros de marketing que você precisa ter em sua cabeceira para tirar valiosas lições e potencializar os resultados de seus trabalhos. Quer saber quais são as obras que selecionamos? Então continue a leitura e confira agora mesmo!
6 livros de marketing essenciais para ler
1. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler
Não há no mundo uma pessoa que estude marketing sem ter acesso a pelo menos uma obra de Philip Kotler, pois esse autor é muito conceituado na área.
Em Marketing 3.0, o estudioso apresenta o novo modelo de marketing que vem sendo adotado pelas organizações, com foco nas pessoas e na sua participação nos processos de compra e venda de produtos ou serviços.
2. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber, de Philip Kotler
Outro livro de Kotler que não pode ficar de fora da sua lista de referências é o Marketing de A a Z, tido por muitos especialistas como a bíblia do marketing.
A obra apresenta um guia com todos os passos que um profissional de marketing deve seguir em uma estratégia, avaliando os aspectos que cercam uma marca.
3. Posicionamento: a batalha por sua mente, de Al Ries e Jack Trout
Conhecido por muitos como o mais importante livro de marketing de todos os tempos, essa obra escrita por Al Ries e Jack Trout explica as maneiras como uma empresa pode ser vista e reconhecida no mercado.
A ideia é que as organizações consigam se posicionar no mercado adotando os princípios básicos do marketing.
4. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias, de Martha Gabriel
De forma brilhante, Martha Gabriel apresenta nesse livro um completo guia para quem deseja se dar bem com o marketing em plena era digital.
A obra fala sobre as transformações da web e como o marketing deve ser trabalhado em sites, plataformas de realidade aumentada, mídias sociais, etc. Além disso, são tratadas estratégias como SEM e SEO, para otimização e indexação de sites em buscadores como o Google.
5. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital, de Nancy Assad
A jornalista Nancy Assad reúne nessa obra os principais conceitos sobre marketing de conteúdo, explicando detalhadamente como se dá o processo para conquistar clientes por meio de conteúdos de qualidade.
A autora aborda questões como o desenvolvimento de personas, captação de leads, o papel das relações públicas no marketing de conteúdo, estratégias de conteúdo para mídias sociais, etc.
6. Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais, de Gary Vaynerchuk
Essa obra foi best-seller do The New York Times e faz uma analogia entre um ringue de boxe e o marketing nas mídias sociais. A ideia é mostrar que o profissional de marketing pode vencer essa luta, tornando a sua marca um case de sucesso nas redes.
Com essas sugestões de leitura, você pode completar a sua biblioteca, manter-se atualizado na área e, principalmente, desenvolver novos métodos e estratégias no âmbito profissional. Agora, compartilhe nossas dicas de livros de marketing em suas redes sociais para que seus contatos também possam aproveitá-las!