Entender sobre o fluxo do cliente dentro de um ponto de venda é essencial para expandir a experiência do consumidor, as possíveis vendas ou a realização de um negócio e, consequentemente, aumentar o volume de clientes.
Se um consumidor entra em seu estabelecimento, provavelmente ele tem em mente o que deseja adquirir.
Porém, é muito comum, e vantajoso, que esse consumidor saia da loja levando outros produtos além do que desejava, não é mesmo?
Isso acontece porque, por exemplo, ele pode ter visto uma promoção ou precificação especial no PDV que o atraiu ou outros produtos em destaque que chamaram a sua atenção, ou simplesmente, pode não ter encontrado exatamente o que desejava, mas enquanto procurava encontrou outro objeto que lhe interessou.
Compreender os movimentos e as ações do seu cliente dentro do seu estabelecimento comercial é fundamental para o seu comércio.
Assim, neste post vamos explicar a importância de conhecer, metrificar e administrar o fluxo dos clientes em um PDV (ponto-de-venda). Acompanhe.
O que é fluxo do cliente?
O consumidor ao realizar a compra percorre um caminho até chegar à aquisição final, seja em um estabelecimento comercial físico ou virtual (compras online). Esse percurso é chamado de O fluxo do cliente.
O fluxo do cliente é composto por pontos que vão desde a disposição dos produtos até a qualidade do atendimento prestado no PDV.
No caso das vendas feitas na internet, todo o fluxo de comportamento do consumidor fica registrado nos dados coletados durante a interação do usuário e o site, o que torna bem mais fácil a percepção do trajeto do consumidor. Mas em uma loja física também é possível identificar esse percurso.
A importância de entender e metrificar o fluxo do cliente em um PDV
Entender o fluxo do cliente possibilita identificar áreas de pouco consumo e analisar a experiência do cliente no seu estabelecimento. Ao perceber as áreas que precisam ser melhoradas, realizar o planejamento do trajeto para otimizar a exposição dos produtos aumentando, consequentemente, o número de vendas.
Em geral, o público busca por melhores produtos e soluções, comodidade, mais do que bons preços.
Ter um preço competitivo apenas não basta. É necessário oferecer diferenciais, criar estratégias consistentes que chamem a atenção de clientes para o interior de sua loja e mostrá-los o quanto o seu empreendimento é ideal para realizarem suas compras.
O perfil dos consumidores tem mudado. E o que essa nova geração mais deseja é uma jornada de compra memorável que inicia mesmo antes de adentrar ao estabelecimento.
O volume de pessoas é importante
Quando se tem um estabelecimento cheio de pessoas, isso implica, entre outras coisas, que o seu produto ou o seu serviço é atrativo. E esse fator gera quase que o mesmo efeito do marketing boca a boca.
Uma grande circulação de pessoas passa exatamente a ideia de que você possui os melhores produtos, tudo o que seu consumidor precisa. Isso é seu diferencial em relação à concorrência.
Implicitamente, um estabelecimento comercial cheio de pessoas traz consigo a mensagem de que o seu atendimento também é bom.
Afinal, se o consumidor compra e retorna várias vezes à sua loja é sinal de que ali satisfaz as suas necessidades. Essa recorrência de compra deriva da fidelização e da indicação.
Aumentar o volume de pessoas na sua loja depende de algumas ações como:
- montar uma vitrine atrativa;
- criar uma identificação com o público que você queira atrair;
- a sua equipe deve estar sempre ocupada; investir em uma equipe que proporcione um atendimento que seu concorrente não tenha;
- e, inove, pois esse é o sinônimo de sobrevivência no mercado atual.
Pois bem, para além do marketing boca a boca, ter um bom volume de pessoas em seu estabelecimento é a maneira mais eficiente de provar que há excelência na qualidade dos seus produtos ou serviços, além de ajudar a diagnosticar o fluxo destas pessoas, (fluxo do cliente), e tomar ações de otimização de consumo.
Daí a importância de estar atento ao fluxo do cliente de seu estabelecimento para investir em melhores táticas, aumentar a circulação de pessoas e gerar crescimento nos seus negócios.
Por isso, entender o fluxo do cliente é imprescindível para o desenvolvimento do seu negócio.
É necessário atentar-se a todos os detalhes, desde a localização do ponto de venda ao posicionamento de produtos. Isso garantirá crescente número de clientes e vai melhorar os resultados do seu PDV.
Portanto, entender o fluxo do cliente requer compreender o trajeto percorrido pelos seus clientes para melhorar a experiência deles dentro do seu estabelecimento, a permanência e aumentar os índices de venda.
Existem planilhas que auxiliam na identificação dos pontos de menor ou maior compra dos estabelecimentos comerciais, são os chamados pontos frios e quentes respectivamente.
A análise dessas planilhas permite que você conheça os fluxos de sua loja e os caminhos percorridos pelos seus clientes.
A partir disso, você será capaz de planejar a sua loja para esquentar os pontos frios com promoções, colocando os produtos de destino em lugares estratégicos, intercalando as compras por impulso e incorporando à lógica de compra casada.
Ou seja, definir um bom PDV é também definir o trajeto que o cliente deve fazer no seu estabelecimento.
É imprescindível criar um fluxo que atenda às necessidades dos seus clientes, mas que permita que eles conheçam e se sintam atraídos por todos os demais produtos ofertados em sua loja.
Por isso, alguns estabelecimentos que já entendem o seu fluxo do cliente fazem o consumidor percorrer por mais espaços até o produto destino, colocando outros produtos próximos para aumentar a chance de venda. Quanto melhor a estratégia e mais atrativa ela for, maior será o volume de clientes no seu estabelecimento.
Diante de tudo que falamos até agora, podemos afirmar que definir estratégias que atraiam mais consumidores para o seu estabelecimento comercial a partir do entendimento do fluxo do cliente e dos benefícios de uma circulação contínua e consistente, é sem dúvida um diferencial importante para permitir o progresso do seu negócio e, consequentemente, o aumento do faturamento da sua empresa.
Se destacar entre seus concorrentes é um dos maiores desafios enfrentados por qualquer estabelecimento comercial hoje em dia.
Na administração de um estabelecimento comercial, o fluxo do cliente é um dos fatores mais importantes. Porque entender o percurso do seu cliente dentro do seu estabelecimento, melhora consideravelmente a experiência dele, fazendo-o divulgar o seu negócio, contribuindo para o aumento de pessoas. E, quanto mais pessoas circulando em sua loja, maiores chances de venda serão criadas e mais clientes poderão ser conquistados e fidelizados.
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