Às vezes é melhor ter um parceiro do que um concorrente

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

Na última semana, uma notícia gerou um grande buzz nas redes sociais. O Burger King propôs uma parceria inusitada ao rival McDonald’s: por um dia, criar e vender em dupla, um lanche chamado “McWhopper”.  Em uma ação que envolveu o trabalho de mais de oito agências, a rede de fast-foods propôs que durante o dia 21 de setembro (Dia da Paz) as duas se unissem e que a renda arrecadada fosse revertida para uma ONG. A ação aconteceria só em Atlanta, nos EUA, em uma única loja. Mas é uma pena que não vai acontecer… isso mesmo, a rede do Ronald negou a oferta em uma resposta simples e direta.

McWhopper

Eu e talvez você também tenha ficado chateado com essa notícia. Talvez o Mc Donald’s tenha se precipitado, como também talvez tenha se preservado de apenas “embarcar na ideia criativa de seu maior concorrente”. E aí pensamos, será que parcerias mesmo que entre concorrentes não são vantajosas?

Parcerias quando bem executadas são boas saídas para determinados negócios, no qual ambos os lados podem se beneficiar. Podem vir a acontecer em diversos níveis, ou seja, desde empresas de diferentes portes como até mesmo entre concorrentes. A questão é que você necessariamente não precisa pensar somente no seu concorrente. No mercado parcerias estratégicas não só podem como devem ser diferenciais competitivos para empresas. E uma boa parceria é sinal de inovação e boa visibilidade no mercado, além de oferecer benefícios ao público fiel firma o posicionamento da marca diante de seu alvo e atrai o consumidor.

Por exemplo, você que possui uma empresa de brindes, mas não possui meios de personalizar, pode fechar uma parceria com uma gráfica que disponibilize estes serviços para sua empresa e ao reduzir custos oferecer mais benefícios para seu público.  Também pode fechar uma parceria com uma empresa detentora de direitos de desenhos animados e produzir brindes especiais com os personagens. Outra ideia é ter parcerias com empresas de seu ramo, com a finalidade de reduzir custos de importações, matérias primas ou até mesmo na pesquisa de novas tecnologias ou produtos. Esta última é um exemplo real entre a General Motors (GM) e Fiat. No segmento de compras de autopeças e na fabricação de câmbio e motores, ambas diminuíram custos e aumentaram os processos de novas descobertas.

Hoje, você não pode ser uma potência como o Burguer King ou o Mc Donald’s, mas já percebeu com alguns exemplos acima que se bem executado, o seu projeto de parceria pode ser muito benéfico. No primeiro momento é comum encontrar soluções e parceiros para resolver tudo, portanto se for investir nessa ideia, para e pense.  E lembre-se, tudo o que você precisa é planejamento.

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