Clipping: entenda o que é e sua importância para as empresas

(Last Updated On: 2 de março de 2022)

O objetivo dos empreendedores é fazer com que sua marca seja vista a maior quantidade de vezes, por muitas pessoas. Para que consigam monitorar essas aparições existe um processo para analisar se estão fazendo uso da estratégia correta. Estamos nos referindo ao clipping.

Caso você nunca tenha ouvido falar neste termo, não precisa se preocupar, pois vamos explicar em detalhes o que ele é e qual sua importância, além de mostrar como aproveitar todas as oportunidades que ele poderá trazer para seu negócio.

Mas então, o que realmente é clipping

Entende-se por clipping ou, clipagem em português, o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca, ficando a cargo da empresa definir quais informações serão necessárias ser registradas, o que costuma incluir:

  • Data;
  • Veículo;
  • Relevância;
  • Tema da matéria;
  • Sentimento, seja este positivo, negativo ou neutro;
  • Valoração (que nada mais é que o cálculo de custos espaço de uma determinada notícia numa publicação caso fosse comprado um anúncio do mesmo tamanho);
  • Audiência estimada.

Podemos afirmar que o clipping é um dos elementos mais básicos onde há possibilidade de medir resultados de determinada estratégia de comunicação de uma marca e mesmo assim consegue ser muito completo, desde que seja bem organizado.

É através deste monitoramento que se torna possível obter dados que reergam a estruturação do plano de comunicação, com o objetivo de:

  • Trazer mais exposição para uma marca;
  • Construir a reputação de uma empresa;
  • Fazer a divulgação de um produto ou serviço; 
  • Identificar assuntos sensíveis e quais são as publicações que mais abordam esses temas;
  • Auxilia a prevenir eventuais crises;
  • Analisar quais pautas rendem mais publicações, mais visualizações e maior retorno financeiro. 
  • Mostrar quais veículos são mais propensos a divulgarem pautas sobre a sua marca.

Com todas essas análises fica possível pensar em estratégias de aproximação com esses portais, trabalho que pode ser feito com o auxílio de uma assessoria para que se torne melhor aproveitado.

Quanto você deve investir em clipping?

Após verificar tamanha importância do clipping e como ela poderá melhorar a comunicação de sua empresa, talvez esteja se perguntando sobre valores de investimentos para conseguir desfrutar deste processo, mas a resposta é que não existe um valor exato. 

Você deverá analisar o formato com o qual deseja trabalhar, a periodicidade, além da quantidade de informações que deseja que estejam presentes no clipping e, da ferramenta escolhida para realizá-lo.

Algo importante é que busque compreender sobre as melhores ferramentas do mercado, para fazer com que seu investimento, de tempo e dinheiro, seja melhor aproveitado. Então vamos conhecer algumas delas? 

Google Alerts:

Caso sua marca ainda seja pequena, não tenha conquistado tanto espaço no mercado e o caixa para investimento seja curto, sua melhor opção é trabalhar com o processo de clipping internamente, sem precisar arcar com custos, utilizando o Google Alert.

Com esta ferramenta você poderá selecionar as palavras-chave, como o nome de sua marca, dos produtos, dentre outros, escolhendo o idioma, o local, as fontes de veiculação e o período no qual deseja receber as citações. Os resultados serão enviados para seu e-mail, para que você os reúna em uma planilha para categorizá-los.

Google Trends:

Outra ferramenta gratuita para trabalhar com clipping e que permite a configuração de envios de alerta sempre que encontrar uma menção.

Consegue revelar dados valiosos com respeito ao monitoramento, além de fornecer palavras-chave relacionadas para compreender as relações do público com a marca.

NewsMonitor

Esta ferramenta possui em sua base de cadastros mais de 50 mil sites, fazendo com que você não perca nenhuma novidade, pois o mesmo se difere por funcionar em tempo real.

BuzzMonitor

Esta ferramenta de clipping é ideal para acompanhamento específico de plataformas de interação, pois a mesma permite que seja feito o tagueamento automático, recurso este que é considerado essencial para avaliar as citações.

Espero que você tenha compreendido como funciona o clipping e a importância do mesmo para sua marca. Conte sempre com profissionais qualificados para trabalhar com este processo e obtenha os melhores resultados.

Continue acompanhando nossas publicações e saiba mais sobre clipping e demais conceitos muito importantes para todos aqueles que querem expandir os horizontes de sua marca.

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