Branding: por que a sua marca não atrai clientes

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

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O Branding consiste em um conjunto de ações estratégicas que visam administrar a imagem de uma empresa perante os diversos públicos que estão ligados a ela. Uma marca bem posicionada no mercado não só influencia na retenção de clientes como na atração de novos — além de inspirar mais credibilidade o que consequentemente resulta em mais confiança e geração de negócios.

Entretanto, muitas empresas ainda não entenderam que o Branding é uma parte estratégica do negócio e cometem erros que poderiam muito bem ser evitados. Por isso, neste post, vamos apresentar os principais equívocos cometidos por algumas marcas, para evitar que isso se repita no seu negócio. Confira:

Não ter uma identidade visual

Um dos erros mais comuns no dia a dia das empresas é a ausência de investimentos na consolidação da marca, e entre os principais fatores que contribuem para essa situação, está a construção de uma identidade visual. Ela caracteriza a personalidade da empresa através de diversos elementos (cores, imagens, fontes), entre outras características. Ou seja, a identidade visual precisa ser coerente com a missão e postura da organização, porque é através dela que os consumidores terão o primeiro contato.

Por conta disso, é importante que a identidade visual seja impactante, mas acima de tudo, que sintetize os principais atributos da marca. As empresas que possuem uma identidade em sinergia com a sua atuação, certamente transmitem mais credibilidade e, consequentemente, aumentam as suas chances de conquistar resultados positivos em suas ações de marketing.

Não se posicionar no ambiente digital

Atualmente, ter uma presença digital é essencial para as marcas que pretendem se relacionar com o seu público e gerar negócios. No entanto, muitas empresas fracassam quando decidem não se posicionar no ambiente digital. Afinal de contas, se os consumidores estão na internet, esta é a oportunidade ideal para as marcas se aproximarem do público-alvo e interagirem com ele.

O relacionamento entre marcas e consumidores foi humanizado após a chegada da internet, e as empresas que souberem aproveitar essa tendência da comunicação digital terão mais sucesso ao longo da sua trajetória. Ou seja, jamais menospreze o poder da internet no posicionamento de uma marca.

Não planejar campanhas

O ato de planejar requer foco e disponibilidade, contudo, ele é fundamental para o sucesso de qualquer campanha que envolva a divulgação e fortalecimento da marca. Definir quais são os objetivos da empresa e os meios para atingi-los é uma etapa valiosa na criação de ações estratégicas. Se uma marca apresenta uma postura jovem, despojada e informal, não faz sentido criar campanhas com uma abordagem totalmente tradicional para conversar com o seu público. Dessa forma, o planejamento tem um papel muito importante para direcionar as ações de Branding de maneira mais assertiva.

As marcas nunca foram tão valorizadas como no contexto atual e a possibilidade de dialogar com os consumidores revolucionou a forma com que o branding é aplicado. O que não podemos esquecer é que a maneira como a marca se posiciona faz toda a diferença!

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