Chamem o mapa!

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

Texto escrito por Francisco Madia, diretor da Madia Mundo Marketing e da Madia Marketing School.

 

Sem um mapa não se vai a lugar algum. Ou se vai; permanece-se no mesmo lugar. Que o digam DORA, A AVENTUREIRA, e seu mais que querido amigo e companheiro, BOTAS, um macaco de botas vermelhas.

Criada por CHRIS GIFFORD, VALERIE WALSH e ERIC WEINER, em 1998, e produzida pela NICKELODEON ANIMATION STUDIOS, a partir de 1999, tornou-se uma série em 2000. DORA, uma cativante menina, e seu inseparável amigo BOTAS, ajudam seus amiguinhos do lado de lá do vídeo a superarem dificuldades, a aprenderem inglês, e, principalmente a compreender que não se chega a lugar algum sem um plano, emblematicamente traduzido na figura de um MAPA. O mapa que ensina o caminho em direção aonde se pretende chegar, já prevendo e marcando os desafios pelo caminho.

Cada episódio da série começa com a consciência de um problema e a necessidade de resolvê-lo. DORA vira-se para a plateia e diz, CHAMEM O MAPA. Chega o MAPA com sua trilha sonora característica, e os 2, 3 obstáculos a serem transpostos antes de se chegar ao objetivo. Assim, como na vida, tem sempre um RAPOSO querendo atrapalhar os planos. No final de todos os episódios, a explosão, CONSEGUIMOS!

SETH GODIN, um dos ícones do marketing moderno com um dos blogs mais acessados do mundo sobre o assunto,  lembra o estudo realizado pelo dr. JAN SOUMAN, do MAX PLANCK INSTITUTE FOR BIOLOGICAL CYBERNETICS – “estudou o que acontece conosco quando não temos mapa, bússola ou nenhuma forma de determinar marcos de orientação. Pesquisou o que acontece com pessoas perdidas em florestas ou vagando pelo Saara, sem estrela polar ou Cruzeiro do Sul, e sem sol poente para guiá-los”. Sabe o que acontece?

Apenas que “andamos em círculo. Mesmo que tentemos andar numa linha reta para sair da floresta ou do deserto, acabamos voltando para onde havíamos começado. Nossos instintos não são o suficiente. Segundo SOUMAN, ‘Não confie em seus sentidos, pois, mesmo quando você pensa que está andando em linha reta, pode não estar’. A natureza humana diz que precisamos de um mapa. Se você tiver coragem para desenhar um, as pessoas o seguirão”.

Isso posto, daqui para frente, e para sempre, faça como DORA. Tenha a seu lado ótimos companheiros como o querido BOTAS, e jamais deixe de chamar o MAPA. Claro, que você desenhou, antes de decidir aventurar-se.

Mas, se você é como ALICE, sempre vale a observação do gato, “se você não sabe aonde pretende ir qualquer caminho serve”.

Francisco Alberto MADIA de Souza é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há 44 anos em marketing, há 31 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing.

Deixe seu Comentário