Como utilizar brindes personalizados nas ações de endomarketing

(Last Updated On: 4 de agosto de 2022)

As ações de endomarketing são pensadas com foco nos colaboradores de uma empresa e podem incluir brindes, ofertas de cursos de especialização e mais. Esse tipo de estratégia tem ganhado mais visibilidade à medida que as instituições reconhecem o valor de investir no engajamento e motivação dos seus funcionários. 

Também conhecida como marketing interno, esse tipo de trabalho tem como foco engajar os colaboradores. Uma pesquisa divulgada pelo endomarketing.tv, site especializado no assunto, revela que pelo menos 46% dos gerentes mais experientes consideram esse tipo de procedimento um investimento. Além disso, as organizações sofrem com 31% menos demissões voluntárias e possuem pelo menos 12 vezes mais resultados.

Neste artigo você entende sobre: 

  • o que é endomarketing?;
  • como utilizar brindes nas ações de endomarketing?;
  • quais os benefícios das ações de endomarketing para as empresas?

O que é endomarketing? 

O endomarketing também é conhecido como marketing interno e não se trata de uma campanha isolada, mas sim um conjunto de ações internas com base em um planejamento para atrair, fidelizar e reter os funcionários. 

Geralmente as propostas são pensadas pelos departamentos de RH e Marketing, com apoio da gestão. Esse conjunto proporciona ações internas que potencializam o desenvolvimento no ambiente de trabalho, seja no conhecimento, nas percepções do cenário em geral  que atuam e no incentivo à busca por soluções e melhores resultados. 

Apesar do endomarketing nas empresas ainda não ser algo tão popularizado, Richard Branson, especialista na área, demonstra a importância dessa estratégia em uma frase: “Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes.”

 Como utilizar brindes nas ações de endomarketing? 

Existem muitas ações de endomarketing possíveis para serem adotadas dentro de uma instituição, seja na promoção de treinamentos, integração entre times, palestras e eventos. 

Apesar disso, os brindes são uma excelente estratégia, pois são muito versáteis e podem ser utilizados em diferentes ocasiões, como: 

1. Boas-vindas 

É importante saber como montar um kit de boas-vindas para os seus funcionários. Esse tipo de ação faz com que a equipe se sinta acolhida desde o momento em que entram na empresa. 

Além disso, colocando a identidade visual da sua empresa nos brindes é possível fixar melhor a sua marca na memória do colaborador, ajudando com que ele se sinta mais envolvido com a empresa. 

Existem alguns produtos que podem ser utilizados para integrar o kit, como: 

2. Aniversários 

Oferecer brindes personalizados aos aniversariantes ajuda a criar um vínculo de cumplicidade entre colaborador e empresa. Os itens mais úteis para o dia a dia serão mantidos em casa ou no ambiente de trabalho como lembrança de um dia importante. 

É possível utilizar presentes como: 

  • kit massagem; 
  • faca para churrasco; 
  • acessórios para celular;
  • agasalho. 

 3. Datas comemorativas 

Utilize um guia de brindes para datas comemorativas para te orientar na hora de escolher os eventos mais estratégicos para a sua empresa. Seja no Natal, Ano Novo ou  Dia das Mães, por exemplo, celebrar com colaboradores, lideranças e gestores promovem benefícios como: 

  • qualidade de vida, interação e bem-estar;
  • estimula o aumento do engajamento e retenção dos colaboradores; 
  • aumenta a produtividade e gera resultados mais expressivos; 
  • desenvolvem o sentimento de pertencimento, tornando a empresa um ambiente agradável; 
  • humanizam as relações profissionais; 
  • contribuem para divulgação espontânea da marca;
  • melhoram a comunicação interna e o entrosamento entre as equipes.

4. Treinamentos 

Os treinamentos fazem parte de uma das ações de endomarketing que mais trazem benefícios para as empresas e podem ser incrementados com brindes. 

Com isso, os presentes chegam como uma forma de agradecimento ao colaborador por estar se desenvolvendo dentro da empresa. 

Alguns produtos estratégicos para esse tipo de bonificação são: 

 5. Por tempo de serviço 

Incluir brindes por tempo de serviço nas suas ações de endomarketing contribui para que os seus funcionários se sintam valorizados e felizes por permanecerem na empresa. 

É possível determinar os aniversários em que os funcionários receberão brindes, como  após um, três e  cinco anos de atividade, por exemplo. 

Nesse sentido, é importante investir em produtos mais robustos para esse tipo de bonificação, como:

Quais os benefícios das ações de endomarketing para as empresas? 

Com um conjunto de ações bem feitas é possível ver o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a empresa. Dessa forma, os principais benefícios são: 

  • maior engajamento e motivação: esse sentimento crescendo quando a equipe se sente parte de uma organização;
  • melhora do clima organizacional: o endomarketing nas empresas proporciona um clima saudável com trabalhadores mais confortáveis e satisfeitos; 
  • menor rotatividade: o rodízio entre os funcionários é algo bastante negativo para as empresas, assim, esse tipo de estratégia faz com que eles se sintam mais satisfeitos e fiéis; 
  • aumento de produtividade: assim, trabalhadores mais felizes e engajados trabalham de forma mais eficiente aumentando os rendimentos da empresa. 

Por fim, uma empresa consegue ser mais produtiva a partir do momento em que seus trabalhadores estão comprometidos e engajados com o trabalho. Agora que você já sabe como incluir os brindes no endomarketing da empresa, confira quais produtos oferecer para os seus funcionários. 

 

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