Comunicação integrada: sua empresa já faz?

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Um dos grandes desafios de qualquer profissional de marketing é escolher qual mídia usar em suas ações de comunicação. Muito se fala sobre qual é a mídia certa e qual mídia não serve para determinados tipos de ações, qual veículo deve ser utilizado ou em que hora cada um deve ser utilizado. Nessas discussões, um fator que é sempre unanimidade é que seja qual for a mídia, ela sozinha não conseguirá o efeito que você deseja.

Uma ação de marketing, para ter sucesso massivo, precisa da integração entre várias mídias e veículos. Não basta apenas colocar um comercial de 30 segundos na TV e esperar o resultado sentado, ou, como está virando moda, colocar só uma ação no Facebook e uma promoção no twitter e esperar que sua marca seja um grande sucesso.

O grande segredo é usar a maior quantidade possível de ferramentas que se adequem ao objetivo da campanha e integrar a campanha mantendo uma identidade da marca para que o consumidor seja atingido pelo maior número possível de lugares.

A Nike, por exemplo, ao criar um espaço destinado à prática de esportes na Inglaterra, criou vídeos para serem exibidos na internet e usou a assessoria de imprensa para virar notícia e gerar mídia espontânea.

No Brasil, a Coca-Cola está apoiando diversas unidades de reciclagem de materiais que seriam jogados no meio-ambiente e está usando seus próprios produtos como mídia para mostrar depoimentos de pessoas engajadas nesses projetos. Colocou comerciais na televisão e criou páginas no seu site para explicar como seus produtos se adequam a essas políticas.

Trazendo isso para o marketing promocional, a Forma Editora sempre esteve muito antenada no que se refere a utilizar o maior número possível de ferramentas para retorno de investimento em comunicação. Para maximizar esse retorno, criou o SIC (Sistema Integrado de Comunicação), que oferece aos anunciantes a oportunidade de atingir seus clientes por meio de vários produtos diferentes: com os Guias Free Shop, distribuídos para milhares de empresas que compram e contratam produtos e serviços promocionais; com a feira Brazil Promotion, que recebe mais de 10.000 visitantes por edição e deixa a marca da empresa exposta para os maiores compradores do mercado; com os Road Shows, versões itinerantes da feira que percorrem as cidades com maior potencial de negócios no Brasil; com a revista Promo Insights, dirigida para mais de 100.000 profissionais do setor e com os sites Free Shop, grande tendência para os próximos anos para a procura de todos os produtos e serviços relacionados ao marketing promocional. Usando todas essas ferramentas, o anunciante mantém contato com o mercado por diversas frentes e sempre está em destaque entre os profissionais que procuram brindes, serviços para eventos e merchandising no PDV.

Pense nisso quando for criar sua próxima ação de marketing: você está atingindo seus clientes por todos os lados possíveis? Há algum lugar onde ele poderia ver sua marca e você não está? É possível maximizar seus resultados combinando novas mídias?

Ao responder essas questões, você certamente terá diversas soluções que podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da sua comunicação.

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