Conheça os 4 maiores mitos sobre branding de marcas

(Last Updated On: 5 de junho de 2020)

Branding ou Brand management (gestão de marcas, em português) foca na construção e gerenciamento de uma marca. Muitas vezes, o pequeno empresário acredita que o branding de marcas é utilizado apenas por grandes empresas, custa caro e não é necessário. É aí que muitos se enganam! Trabalhar na construção e na transmissão de valores de uma marca é estar um passo adiante da concorrência.

A gestão de marcas também é responsável pelo alinhamento dos colaboradores em torno dos valores que você deseja transmitir para o seu público. Pensando nisso, esclarecemos 4 mitos em torno do branding de marcas que você vai gostar de saber. Boa leitura!

1. “Eu já cuido dos meus compradores, não preciso de branding”

Uma marca forte vai transmitir os valores da empresa aos clientes. Assim, será mais fácil fidelizar os compradores e transformá-los em fãs do seu produto. Um grande erro dos empresários é tratar o público somente como compradores e considerar apenas quem vai comprar o produto como um público-alvo.

Hoje, uma pessoa tem o poder de influenciar de diversas formas no seu negócio:

  • promovendo nas redes sociais;
  • comprando online;
  • indicando para os amigos.

Então, quando se pensa em gestão de marcas, o foco é criar relações em longo prazo, não só com quem compra o produto, mas com potenciais clientes e com o público em geral.

2. “O branding não tem relação com as vendas”

Às vezes, o empresário ouve falar sobre branding apenas superficialmente, e sabe somente que serve para “agregar valor ao produto”. Então, ele pensa: “Eu quero apenas vender, então, isso é besteira” — o que é um erro.

O que vai fazer o cliente preferir o seu produto em vez do produto do concorrente é justamente o branding de marcas. Pense como a Coca-Cola consegue vender tanto ou por que os lanches do Mc’Donalds são os preferidos nas redes de fast food. Essas empresas investem em branding e possuem vários fatores além do preço do mercado para gerar vendas.

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3. “Branding e propaganda são a mesma coisa”

Um erro comum é confundir branding com propaganda. Uma empresa que trabalha com a gestão de marcas vai encontrar o tom certo das suas ações de propaganda.

Como escolher o melhor brinde personalizado? Como divulgar o seu evento nas redes sociais? Ou como escolher o melhor estande para divulgar o seu produto?

Com uma gestão adequada, uma empresa consegue otimizar os seus investimentos em torno da propaganda e gerar mais resultados, tanto imediatos quanto em longo prazo.

4. “Branding de marcas só serve para empresas grandes”

Mito! Aplicar a gerência de branding de marcas no seu produto garante um planejamento estratégico em torno dos seus custos e permite avaliar o progresso da sua marca no mercado, evitando gastos desnecessários.

Os prejuízos costumam aparecer quando as suas ações não são medidas, quando não se estuda o mercado ou quando não se investe sem pesquisa — por isso que muitas pequenas e médias empresas fecham as portas no Brasil.

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