Construção de Imagem de Marca

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

Ao longo dos anos, uma série de medidas planejadas pode conduzir uma marca a retratar confiança, credibilidade, qualidade, enfim, diversos atributos que são importantes para seu público-alvo.

Poucas, entretanto, se atêm ao que formou esta imagem. Como ela foi construída? O que gerou essa confiança no cliente?

Na maioria das vezes, as empresas se atêm apenas ao retorno de vendas de suas ações esquecendo-se que isto é a resultante da consolidação de sua imagem que foi construída através de diversas ações.

Como isso se processa?

Através da exposição da marca em diversos ambientes de impacto com o público-alvo. Pode ser a mídia impressa, as feiras, os sites, as mídias sociais, as ferramentas de busca, anúncios, etc. Além disso, fatores subjetivos como conceito, criatividade, forma de apresentação de seus produtos e serviços, enfim, tudo tem um objetivo e visa traduzir uma ideia ao cliente final.

Mas porque essas ações geram credibilidade?

Porque a mente humana trabalha por comparação. Se ela vê uma empresa constantemente e não vê o concorrente, ela forma um conceito de que aquela empresa é mais forte que a outra, imaginando possuir melhores processos, qualidade, etc. Isto se traduz em maior confiança, que no momento certo se transforma em vendas. O cliente confia que receberá um produto melhor que o concorrente, o que nem sempre é verdade.

Por isso que se fala cada vez mais em construção de marca como elemento fundamental ao sucesso de uma empresa ou negócio.

Tudo isso, é claro, tem de ser respaldado por um bom atendimento, cumprimento do que foi prometido, oferecimento de garantias e um serviço de pós-vendas que permita ao cliente sentir-se amparado.

Na medida em que isso vai se consolidando,  dentro de um plano de longo prazo,  a retenção de clientes vai aumentando, fazendo com que a rentabilidade melhore sensivelmente. O lucro da empresa será tanto maior quanto maior for a retenção de seus clientes.

Mas o Google está dando o maior retorno!!!

É uma ilusão acreditar que o Google constrói imagem! Lá a sua empresa, assim como todas as demais, é uma simples linha de texto. Qual conceito isto traduz?

Decisões radicais na área de marketing sabidamente tem reflexo na marca e é isso o que tem de ser preservado, porque esta foi a conquista alcançada.

 

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