E-commerce e Marketing Promocional

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

 

Uma das fontes de negócio que mais crescem nos últimos anos, o E-commerce movimentou 18,7 bilhões de reais no Brasil em 2011, um crescimento de 26% em relação a 2010 segundo a consultoria e-bit. Com diversos cases de sucesso nacionais e mundiais, a venda de produtos pela internet está amadurecendo a passos largos e praticamente tudo que se vende em lojas físicas já pode ser encontrado em milhares de sites que comercializam pela web. No site do Pão de Açúcar, por exemplo, até frutas e legumes podem ser comprados online, e essas no geral vêm com qualidade superior às das lojas físicas. Sites como Submarino e Americanas.com construíram fortunas com lojas virtuais que vendem uma gama enorme de produtos.

A redução de custos que uma loja física traz geralmente são os grandes diferenciais para se começar um e-commerce, e muitos pequenos empreendedores veem nesse nicho uma oportunidade para realizarem seu sonho do próprio negócio.

E o marketing promocional, onde entra nisso?

Para o mercado de brindes, por exemplo, há um grande nicho a ser explorado. A possibilidade de enviar um brinde junto com o produto adquirido pode potencializar muito a experiência da compra e ajudar a gerar uma relação de amizade e carinho entre marca e consumidor. A Netshoes, em parceria com o jornal Lance!, envia para quem compra produtos de futebol um exemplar da revista Fut!, que tem absoluta coesão com o público.

Nessa linha, uma série de ações podem ser realizadas por empresas de gêneros totalmente diferentes: dar um pendrive personalizado para quem comprar algum aparelho eletrônico, dar um kit vinho ou kit queijos para quem comprar algum eletrodoméstico, uma nécessaire para quem comprar artigos de perfumaria, uma ecobag para produtos naturais e o que mais a criatividade e a adequação à marca e produto permitirem.

Para sua marca, qual ação promocional seria bem-vinda no mercado de compras online e como você poderia ganhar com isso?

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