Empresas responsáveis

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

Você considera sua empresa responsável? Uma empresa pode ser considerada socialmente responsável quando inicia um processo de transformação na sua maneira de fazer negócio e incorpora em seu planejamento estratégico as demandas dos diversos públicos com os quais se relaciona.

A sustentabilidade, que até um tempo atrás ainda era vista somente como uma forte tendência, passou a ser encarada como necessidade. Existe um raciocínio mais maduro de não só reciclar, mas se preocupar com o processo de reciclagem, pois este também pode gerar danos. A ideia está mais voltada para a consciência em se utilizar algo bem, sem desperdícios, reaproveitando todo o seu potencial antes do descarte. Algo bem mais amplo do que só se pensar em seu estágio final.

Grandes redes de supermercados, como o Wal-Mart, adotaram a postura responsável. A filosofia da sustentabilidade já não é vista como algo que cabe apenas a marcas com tecnologia de ponta. Em um de seus projetos mais ambiciosos, o Wal-Mart realizou um esforço de mais de um ano para colocar informações nas embalagens de seus produtos a respeito de seu ciclo de vida, depois de pesquisar mais de 100 mil fornecedores de todo o mundo.

Mas há uma grande diferença entre ser uma empresa socialmente responsável e executar um projeto ou outro para agregar valor à marca. As empresas estão começando a despertar para a temática e a perceber que é preciso ter metodologia voltada para cultura da qualidade.

Deve ser um processo completo. Não é adotar uma mudança na embalagem e, no entanto, manter um componente nocivo na formulação do conteúdo.

Em todo o mundo, um número cada vez maior de fabricantes passa a incluir componentes reciclados ou biodegradáveis em seus produtos.

Essa cultura ainda está em formação e temos um longo caminho, mas as empresas já estão se preocupando, mesmo que seja por força das leis que regulamentam esse tema. Tornou-se essencial ao planejamento estratégico pensar na área da qualidade, segurança do trabalho, ISO ambiental, etc.

Responsabilidade social empresarial é fazer negócio de maneira diferente, tornando a empresa indutora e parceira. A empresa responsável é aquela que cresce, é rentável e gera resultados, mas também contribui para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta.

É basear suas relações na ética e na transparência; estabelecer metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

 

Deixe seu Comentário