Gestão de imagem corporativa: ela é assim tão importante?

(Last Updated On: 28 de janeiro de 2020)

Você já parou para pensar no quanto a imagem corporativa é importante e pode fazer a diferença na sua vida profissional?

Por muito tempo ignoramos a importância da nossa imagem dentro do ambiente corporativo, mas dentro de um mercado de trabalho repleto de mudanças, desafios e cada vez mais acirrado, quem se preocupa com a sua imagem, se destaca. A gestão da imagem feita de forma correta é uma ferramenta espetacular para agregar valores à nossa aparência profissional.

Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes sobre como a gestão de imagem é significativa e como aplicá-la de forma satisfatória na sua carreira. Confira.

Afinal, o que é gestão de imagem?

Primeiramente é importante diferenciar a gestão da imagem individual dentro de uma corporação, para a gestão da imagem de uma corporação no mundo de companhias, como reputação, valor de marca e branding. Ambas são muito importantes, mas neste artigo nos limitamos a falar sobre a imagem individual, e passar dicas de como melhorar a sua imagem individual dentro de uma corporação. 

A gestão de imagem corporativa é uma forma de gerir a sua imagem pessoal, no intuito de causar uma boa impressão, um impacto positivo como diferencial competitivo. Especialistas afirmam que nos primeiros 5 segundos é formada a primeira impressão profissional sobre você, e por isso a qualidade da imagem pode ajudar a alcançar seus objetivos profissionais, destacando-se dentro do mercado.

Gestão de imagem: Credibilidade

O objetivo da gestão não é criar um personagem fictício, ainda há ideias erradas em relação a isso. Ou seja, a consultoria e todo processo de construção de uma imagem profissional, não visa transformar você em algo que não é.

Para passar credibilidade, a consultoria de gestão de imagem deve priorizar quem você é, o seu perfil profissional e todas as suas especificidades.

O grande passo para tudo isso é mapear suas qualidades consideradas mais marcantes e que podem valorizar o seu perfil profissional, sem parecer algo fake.

Uma gestão de imagem sem credibilidade atrapalha muito mais do que ajuda o profissional.

Gestão de imagem: a imagem positiva

Dentro de todo trabalho de gestão de imagem, o maior objetivo é criar uma percepção positiva, o que não acontece do dia para noite. É necessário trabalhar a longo e médio prazo, além de colocar diversas metas para que essa conquista seja possível. Melhorar a linguagem corporal e a oratória são essenciais nesse processo.

A imagem positiva individual de cada colaborador tem relação direta com a imagem geral da empresa, e os próprios gestores precisam saber qual imagem seus funcionários estão passando, principalmente quando isso afeta diretamente resultados profissionais.

Gestão de imagem: Imagem negativa

Como citado, a gestão de imagem procura sempre construir algo positivo e que logo nos primeiros segundos possa passar uma boa impressão para gestores, funcionários e clientes.

Quando essa construção é feita de forma errada ou mesmo esse aspecto não é trabalhado, pode acontecer da imagem se tornar negativa. Porém, segundo pesquisas, a imagem negativa tem relação com fatos que acontecem no dia-a-dia do setor de atuação.

Sendo assim, praticamente todas as coisas que podem gerar uma imagem negativa, podem ser controladas e evitadas quando se trabalha a construção da imagem.

Vantagens da gestão de imagem

Falar das vantagens da gestão de imagem é fácil e começa pela ajuda dentro do mercado de trabalho. Muitas vezes não ganhar uma promoção ou mesmo, não sair das estatísticas do desemprego, pode ter relação direta com a sua imagem e você não faz ideia disso.

Ter um bom currículo e saber sobre diversas técnicas relacionadas ao seu nicho, de fato, é importante. Mas isso não é a única coisa que pode te dar visibilidade dentro do mercado.

A gestão de imagem trabalha com a forma que você se coloca, com suas atitudes e até mesmo com a sua comunicação, por isso consideramos que é um grande investimento profissional começar a desenvolver a oratória, a linguagem corporal, até mesmo a etiqueta profissional.

Com a construção da imagem feita de forma positiva, a colocação dentro do mercado de trabalho se torna melhor, a pessoa passa a conquistar melhores cargos.

Um aspecto muito legal da gestão de imagem e que também podemos colocar como uma vantagem, é o fato do profissional ganhar uma maior autoestima e mais autoconfiança.

Essas duas palavrinhas mudam a nossa vida e a forma que nos colocamos para o outro.

Elementos importantes dentro da imagem

Falar em gestão de imagem, é lembrar que ela também é composta por comportamento, comunicação e aparência. Ou seja, trabalhar sua imagem vai além de acertar questões de estilo, embora isso também seja importante.

Podemos dizer, que a gestão de imagem profissional, vai trabalhar suas relações, seus contatos, aquela apresentação que você vai fazer para o chefe, o modo que você atende o cliente, como se coloca em uma discussão profissional e tudo isso acaba gerando maior produtividade.

Como mencionado anteriormente, tudo isso é construído a partir de quem você é, o objetivo não é te moldar ou reforçar aspectos positivos que não são seus.

Esses elementos citados também passam a fazer diferença para os profissionais que mudaram de cargo e precisam ter novas atitudes e se apresentar de outra forma dentro do ambiente de trabalho.

Por exemplo, uma pessoa que passou anos sendo funcionário, mas que agora atingiu uma posição de liderança. Se essa pessoa deseja realmente se destacar como líder, deve apostar na gestão de imagem.

A forma de se apresentar ao mundo mudou e como também já mencionado, a construção acontece de médio a longo prazo, por isso, se quiser chegar ainda mais longe, precisa dos pilares que essa construção de imagem traz.

Acreditamos ainda que o maior desafio da gestão de imagem dentro do campo profissional, é conseguir que toda sua bagagem profissional possa estar refletida em sua imagem através da aparência, do comportamento e da comunicação.

Em resumo, a gestão de imagem pessoal e profissional é importante, embora tenha objetivos diferentes. Quando pensamos em uma imagem profissional, vem um estereótipo do que é ser bem sucedido, por isso diversas pessoas tentam copiar exemplos prontos e que deram certo.

O trabalho da gestão de imagem é construir a sua imagem, com suas qualidades e limitações, com a sua bagagem profissional e a forma como você consegue se colocar no mundo.

A credibilidade e a imagem positiva se relacionam e passam a ser uma construção importante para quem deseja melhorar a sua imagem profissional. A demanda nasceu através das mudanças do mercado de trabalho, tendo relação também com a alta competitividade do mercado.

Esse é um bom momento para refletir, qual imagem você está passando dentro do trabalho ou das entrevistas que participa? Talvez seja o momento de começar olhar mais pra você e não só para o currículo. Deixe seus comentários abaixo.

Deixe seu Comentário