Interatividade e experiência

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

* Texto escrito por Ronald Peach Jr, engenheiro eletrônico formado pela Fundação Armando Alvares Penteado, sócio-diretor da Droid Outform e Droidigital Midia, ex-presidente do POPAI Brasil e membro do conselho da entidade.

 

Ao longo dos anos, agências e empresas vem buscando a melhor forma de comunicar seu produtos aos consumidores no ponto-de-venda, com velocidade e qualidade, sem erros de informação.

Há também um desafio maior, o de gerar empatia com as marcas, envolvendo e encantando o consumidor.

A tecnologia, porém, sempre se mostrou restrita para entregar estes resultados, mas a realidade está mudando de forma vertiginosa.

Há pouco mais de um mês, pude ver minha mãe, de 77 anos, comprar um tablet e interagir tão rapidamente que percebi que o último baluarte da resistência havia caído. A tecnologia finalmente alcançou o ser humano, de forma amigável e gentil.

Neste mundo novo, era como se ela tivesse aprendido a ler novamente, tendo acesso à informação que sempre buscou em livros e enciclopédias.

Sou um homem de inovação, nosso grupo sempre esteve na vanguarda das tecnologias de PDV, mas confesso que fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo realizado ao ver Dona Amabile e seu incrível Ipad.

Graças a Steve Jobs, um gênio que se foi, que juntamente com Bill Gates ajudou a construir este novo mundo, somos hoje capazes de atravessar fronteiras, navegar na internet e interagir com marcas de forma memorável.

Pois bem, chegou a era da interatividade no ponto-de-venda. Os totens touch screen se proliferam em lojas de celulares, mostrando réplicas de produtos e emulando suas telas, aonde consumidores podem “sentir” o produto.

Outros funcionam como catálogos eletrônicos, como os da Samsung, expondo mais de 180 produtos em um espaço minúsculo em varejos como Fast Shop e FNAC, entregando informação rapidamente, sem o auxílio de ninguém, de forma intuitiva. Mais do que isso, o consumidor pode comparar produtos, ler suas especificações e tomar suas decisões de forma objetiva.

O trade precisa conhecer quais os produtos mais navegados? Sem problemas, o totem emite um relatório de navegação, identificando os best-sellers do mês ou da semana.

Quer sugestão para uma festa, não sabe o que fazer? Pergunte ao totem da Diageo o que ele indica para um churrasco ou uma festa com amigos. No final, além da lista de compras, ele vai imprimir uma receita de um drink para você.

Não sabe qual lavadora comprar? Veja no totem multimídia das lavadoras Electrolux quais estão disponíveis e decida qual é mais adequada ao seu uso.

Estamos entrando no auto-serviço da informação, a era da interatividade, aonde o consumidor tem ao alcance de suas mãos tudo o que precisa para decidir sua compra, de forma correta e menos emocional.

Não temos tempo, não temos paciência, assim, a tecnologia dos totens e telas interativas vão tomando seu espaço no sentido de trazer a informação.

Bem-vindos a este admirável mundo novo, de comunicação precisa, direta e segmentada, a um preço que todo mundo pode pagar!

 

Deixe seu Comentário