Mais um termo vindo do inglês, o truth telling (traduzido ao pé da letra: falando a verdade) é uma estratégia baseada na utilização da verdade sobre um produto ou uma marca na comunicação, e vem sendo praticado com maior frequência nas campanhas publicitárias.
Trata-se de utilizar a realidade do produto como discurso principal, suas principais e reais qualidades, e dependendo da estratégia adotada, até seus defeitos. Os consumidores não aceitam mais “mentiras”.
Anúncios com argumentos que faltam com a verdade, cujo único objetivo é ludibriar o público e, principalmente, não ter a certeza de entregar o prometido, alcançam o insucesso.
Com cada vez mais acesso a informações, o consumidor está mais exigente. Antes de efetuar a compra pesquisa, principalmente na internet, a veracidade das informações divulgadas.
As pessoas querem receber exatamente aquilo que lhe foi prometido. Empresas que não adotam essa linha tendem, com o tempo, a perder a confiança e se prejudicar no mercado.
Na sua empresa, quais são as verdades que merecem ser ditas?