Dependendo da abordagem, o ‘Design Thinking’ pode ser aplicado em inúmeras ocasiões. Embora a estética seja um elemento importante no processo, é preciso entender o termo em inglês como o ‘pensamento por trás de um projeto”. O erro gera aprendizados que o ajudam a traçar direções alternativas e identificar oportunidades para inovação.
Para entender o Design Thinking e começar a trabalhar ou viver usando esse modelo mental, precisamos internalizar três valores básicos – empatia, colaboração e experimentação.
Basear-se nesses três valores significa mudar o modelo mental e de trabalho, significa levantar da cadeira, ir para a rua, trabalhar em grupos, co-criar, ouvir o outro, construir sobre a ideia dos outros e é claro, arriscar e experimentar.
Empatia é um conceito em ascensão que é muito falado, porém pouco praticado. Isso porque ser empático não é fácil. Empatia significa se colocar no lugar da outra pessoa. Ou seja, compreender a perspectiva psicológica do outro como se fosse a sua.
Colaboração significa pensar conjuntamente, co-criar em equipes multidisciplinares para que nosso pensamento e capacidade de entendimento e acerto se multiplique.
Experimentação significa sair do campo das ideias, da fala. Significa testar soluções, experimentá-las para evitar problemas na fase de implementação.
É preciso desafiar constantemente os padrões, fazendo e desfazendo conjecturas, e transformando-as em oportunidades para a inovação, se desvencilhar do pensamento lógico, cartesiano, é isto que faz com que o designer se mantenha “fora da caixa”.
Um exemplo de como o Design Thinking funciona na prática é o case da marca Havaianas. Com mais de 60 anos de crescimento contínuo, a marca procurou a IDEO para ajudar na sua extensão para uma nova categoria de produtos: uma linha de bolsas que compartilhasse o simples prazer e ousadia das suas sandálias.
Para imaginar como esses acessórios seriam, buscou-se capturar a essência da marca ao entender sua conexão tão forte com a identidade brasileira. Após isso, entender quais eram as expectativas ao produto. O resultado foi, no mínimo, diferente e com a cara da marca Havaianas. Confira abaixo:
Havaianas bags from IDEO on Vimeo.
Não existe restrição de possibilidades, formas, tipos ou texturas. Aparência usada a favor da praticidade, criando objetos que vão de encontro ao desejo de uma necessidade e expectativa. As informações estão na observação e no exploração da criatividade.
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