O Brasil e a sustentabilidade: uma relação de pura sinergia

(Last Updated On: 2 de setembro de 2021)

(…)
Brasil é um país luminoso, brilhante e colorido. É um país alegre. É comum ouvir dos estrangeiros que o brasileiro está sempre em festa! E esta capacidade de estar alegre mesmo quando há dificuldade é algo que impressiona.
A condição de ponto de encontro de raças e culturas faz do Brasil um país “mestiço”, no que se refere à força e à resistência daquilo que é híbrido. A contribuição de cada um que por aqui aporta passa a fazer parte de nosso patrimônio, cultural e afetivo. Somos uma terra porosa e generosa “onde em se plantando tudo dá”.
Talvez por tudo isso o Brasil seja um país moderno, no sentido mais atual que esta palavra possui: um país com grande poder de adaptação, em constante mutação.
Mas se o Brasil deve dizer que é um país alegre, hospitaleiro e exuberante, deve também mostrar que é sério e competente. Que tem estrutura e seriedade na hora em que é necessário…
(…)
Texto extraído do site: www.brasilturismo.com/downloads/Filosofia_Marca_Brasil.pdf

O Brasil vive um novo momento de conscientização mais profunda, de crescer, não só em volume, mas também em competência. É um novo mercado, com um consumidor cada vez mais sofisticado. A base da pirâmide não sonha em ser a base, sonha para cima. Ela quer comprar o que não comprava, de iogurtes a carros e entretenimento.

Estamos apenas no início, mas há um caminho aberto para as empresas, os produtos e as marcas crescerem de forma sustentável, o que veremos mais efetivo ainda em longo prazo.

Mas, a novidade é que acaba de ser publicada a ISO 20121:2012, uma norma para apoiar os organizadores de eventos de todos os tipos – esportivo, empresarial, cultural, político – na integração da sustentabilidade em suas atividades.

Frente aos grandes eventos e desafios que temos nos próximos anos, existe um forte estímulo comportamental. A realização de um evento pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos negativos, tais como o desperdício de materiais, o consumo excessivo de energia e problemas para as comunidades locais.
Pode-se, por exemplo, escolher fornecedores mais sustentáveis e estimular regiões, descentralizando as grandes capitais. O importante é que todas as ações prezem por deixar um legado positivo após a sua realização.

Os eventos possuem cada vez mais demanda personalizada, customização em alta, com auxílio de um mailing inteligente e transparência, o que também são práticas conscientes de boas maneiras e receptividade, ligadas ao turismo.

Que tal começar você também?
Desde displays mais sustentáveis, itens para a rotina no escritório, até iniciativas em seus eventos.
Substitua as lâmpadas incandescentes pelo led.
Não se esqueça: avalie os resultados e reconheça o esforço de cada pessoa e/ou organização/empresa envolvida no alcance das metas. Faça uma lista de “lições aprendidas” para ser compartilhada e servir de referência para futuros eventos e ações sustentáveis. Esteja envolvido.

Deixe seu Comentário