Pesquisa pós-evento: a importância de colher feedbacks

(Last Updated On: 21 de novembro de 2018)

A pesquisa pós-evento é uma parte significativa do trabalho de organização. De fato, solidificar a imagem da marca a partir de informações precisas faz muita diferença na competitividade demercado. O grande segredo, nesse caso, está em aproveitar o retorno do público para descobrir os pontos fortes do desempenho.

Diante disso, fica muito mais fácil aperfeiçoar o serviço oferecido e aumentar os lucros com base em estratégias eficientes. Esse tipo de medida ainda melhora o engajamento dos participantes ao criar um canal de comunicação que permanece ativo mesmo depois do encerramento da atividade.

Quer saber mais? Mostramos a importância de colher feedbacks e como aplicá-los no planejamento de eventos. Acompanhe!

Compreenda a importância do feedback

O feedback permite ao empreendedor uma experiência de retroalimentação — ou alimentação de retorno. Na prática, essas informações representam sugestões ou críticas, no âmbito pessoal ou profissional, que para a empresa se apresentam de forma construtiva.

Esses comentários podem ser feitos pelos clientes via resposta escrita, análise ou opinião direta ao solicitante. O ideal é manter canais abertos de comunicação, de maneira que todo consumidor possa emitir sua experiência para o empreendedor. O feedback se torna importante porque funciona como uma ferramenta eficiente de aprendizado e de aprimoramento da própria empresa.

A partir dos dados obtidos com as pesquisas, fica mais simples direcionar seu empreendimento a atingir a excelência em qualidade e atendimento ao cliente, se estabelecendo como uma referência sólida no mercado.

Saiba coletar as informações

Considerando a importância do feedback, é possível entender porque uma pesquisa feita após um evento pode trazer resultados positivos para sua empresa. Em atividades externas, seu estande costuma ser visitado por pessoas diversas, que podem oferecer dicas valiosas para melhorar a apresentação da sua marca.

O diferencial está em selecionar as questões certas com a intenção de aproveitar as informações nos processos de decisão. A pesquisa pós-evento permite:

  • mapear os resultados obtidos no evento, definindo quais objetivos foram alcançados;
  • entender a percepção do público em relação à sua marca;
  • receber sugestões de melhorias, comentários, críticas e opiniões dos visitantes do evento, e assim melhorar a apresentação da empresa;
  • analisar a estratégia adotada pela empresa para o evento;
  • avaliar fornecedores e parceiros;
  • conhecer o nível de satisfação do público em relação à estrutura do evento.

Tenha uma abordagem cuidadosa

Para elaborar uma pesquisa pós-evento satisfatória para os participantes e produtiva para a sua empresa, é preciso se atentar a alguns pontos. Como você deve ter notado, esse feedback coleta muitos dados do público.

Portanto, tente se colocar no lugar do participante na hora de elaborar o questionário, para criar uma pesquisa que não seja desgastante. Assim, você obtém dados mais precisos e evita respostas sem compromisso ou objetividade.

Uma dica é fazer mais questões de múltipla escolha e menos questões abertas para comentários gerais. É ideal também que você selecione as perguntas de acordo com seus objetivos. Se seu interesse envolve avaliar os palestrantes, por exemplo, foque o formulário nesse tópico.

Para estimular os presentes no evento a responder sua pesquisa, é possível fazer uso de uma ação promocional. Dessa forma, o público fica mais engajado em emitir opiniões com sinceridade, porque ganha algo em troca — o que pode ser um sorteio ou oferecimento de um brinde especial na saída.

Aproveite bem os resultados

Analise as pesquisas buscando enxergar seus erros e acertos de forma bem clara, potencializando os pontos fortes e otimizando os pontos negativos. Isso ajudará na avaliação final do seu resultado e na elaboração do próximo evento.

A pesquisa também pode facilitar a avaliação não só do desempenho, mas também da organização interna da sua equipe. Com os resultados em mãos, você pode ponderar os pontos bons e ruins dos colaboradores, dos fornecedores e até de seus parceiros.

Monte ações direcionadas

Ao conhecer bem o perfil dos participantes de cada evento, você consegue identificar a melhor maneira de coletar o feedback. Caso a escolha não seja feita com cuidado, o público pode fugir das respostas por considerar a situação cansativa.

O mais importante é ter em mente que inserir um questionário na fase final da programação tende a ser um verdadeiro problema aos organizadores. Isso porque, na hora de ir embora, as pessoas ainda não processaram com calma a experiência vivida. Com isso, o retorno deixa de ser proveitoso para a empresa interpretar seu trabalho.

Saiba que não existe um padrão sobre a melhor abordagem. Em uma situação como essa, a solução é estudar bem as preferências dos presentes e optar por um formato de comunicação que se encaixe com o conceito do negócio. Veja, abaixo, algumas sugestões.

E-mail marketing

O contato por e-mail é uma excelente estratégia para coletar um feedback preciso do público. Afinal de contas, as opiniões serão escritas um tempo depois do evento, quando toda a experiência já foi devidamente processada.

Mantenha seu banco de dados atualizado e trace um bom plano de ação para personalizar as mensagens de acordo com o perfil dos participantes. O ideal é que a pesquisa de satisfação seja enviada, aproximadamente, cinco dias após o término do evento. Assim, aumentam as chances de receber opiniões completas e sinceras sobre os serviços oferecidos.

Redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais representam um contato direto com o público. Por isso, usar a página do Facebook, por exemplo, para lançar a pesquisa de opinião traz vários resultados positivos. Acontece que a interação no universo virtual é feita de maneira espontânea, ao contrário do e-mail, que exige a interrupção das atividades para ser respondido.

Esse rápido acesso ao ambiente dos comentários estimula a participação e o engajamento com a empresa até o lançamento de próximos eventos. Dentro desse contexto, as mídias digitais abrem um verdadeiro leque de opções para tornar sua marca presente no dia a dia dos internautas.

Aplicativo do evento

Caso o seu evento tenha um aplicativo oficial, o mais indicado é incluir o questionário dentro dessa mesma plataforma. O principal benefício está em usar um canal repleto de recursos para interagir na medida certa. Ao contrário do que muitos pensam, os participantes continuam visitando o aplicativo depois do trabalho encerrado.

No decorrer dos dias, o acesso aumenta em busca de informações relacionadas à programação, como fotos ou complementos do conteúdo abordado. Essa é, inclusive, uma excelente estratégia para impulsionar o engajamento.

Informe sobre a futura divulgação de novos materiais no mesmo local onde está a pesquisa de satisfação. Entretanto, é fundamental cumprir o prazo prometido para não comprometer a confiança do participante.

Com este conteúdo você entendeu a importância da pesquisa pós-evento e conheceu os benefícios para o crescimento de sua empresa. Apesar de existirem diversas formas de aprimorar o relacionamento com os participantes, a pesquisa de opinião se mostra como a mais completa por observar todos os pontos essenciais na hora de melhorar o serviço oferecido.

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