Reformulação de marca: saiba como usar o Branding com sucesso!

(Last Updated On: 16 de setembro de 2016)

Seus clientes estão sumindo da sua empresa e você não sabe o motivo? Pode ser que, talvez esteja na hora de investir em uma reformulação de marca e atrair novos consumidores e fidelizar os antigos. No entanto, o que seria essa técnica, também conhecida como rebranding?

A reformulação de marca é o processo de reposicionamento de uma organização, por meio da revisão de sua plataforma. Costuma ser utilizada para redefinir a comunicação visual, refazer o logotipo, eliminar alguma conotação negativa associada à empresa e rever o posicionamento da organização frente ao mercado.

Para reformular a sua marca de uma maneira eficaz, as dicas abaixo poderão lhe orientar no processo. Confira!

Faça uma pesquisa de mercado

Se o seu negócio já não atrai mais tantos clientes como antes, é fundamental fazer uma análise de mercado completa. Seu público ainda é o mesmo? Sua concorrência aumentou nos últimos anos? O que ela tem feito para conquistar os consumidores que você vem perdendo? E os seus objetivos futuros? Ainda são os mesmos? Pesquise, pergunte, analise sempre o seu mercado e como a sua empresa está posicionada nele.

Crie uma nova identidade visual

Se a sua empresa não é mais referência no seu ramo de negócios, mude o seu logotipo na reformulação de marca! Para isso, procure reciclar elementos significativos do seu antigo logo e seja simples, minimalista, para não confundir seus consumidores. Use a sua criatividade para criar valor com a sua nova identidade visual, de modo que os seus antigos consumidores o reconheçam no mercado e atraiam novos públicos. Não siga tendências, seu logo deve ser atemporal, e não passageiro.

Planeje estratégias na reformulação de marca

Com sua marca reformulada, é hora de planejar a sua divulgação! Como você vai mostrar as suas mudanças para seus clientes e concorrentes? Muitas vezes é essencial ir para o meio virtual, se você ainda não fez isso. Crie um blog com divulgação de conteúdo, faça uma fanpage no Facebook ou, dependendo do seu público, o Linkedin pode ser a melhor opção. Use o sua análise de mercado e invista em novas mídias e redes!

Invista na distribuição de brindes

Outra maneira bastante eficaz para divulgar a sua nova marca é distribuir brindes para seus clientes. Se você não quiser distribuir de forma aleatória, crie um evento de reinauguração do seu negócio e presenteie com brindes personalizados, que apresentem o seu novo logotipo. Certamente os seus consumidores não esquecerão sua nova marca, promovendo assim a divulgação espontânea e positiva do seu negócio.

Por meio das dicas apresentadas, a importância de analisar constantemente o mercado em que a sua empresa atua é evidente. É fundamental estar sempre atento às necessidades de seus consumidores e o comportamento da concorrência. Planejamentos estratégicos a longo prazo já não funcionam tão bem como alguns anos atrás, então, é necessário estar constantemente atualizado pra saber a hora exata de fazer um rebranding.

Gostou de saber mais sobre reformulação de marca? Já fez na sua empresa? Como foi? Comente no post e nos relate a sua experiência!

Deixe seu Comentário