Rompendo com o velho e abraçando o novo

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

O texto a seguir foi escrito por Renato Schaimberg, diretor da Luminati Brindes.

O conceito “disruptar” está na ponta da língua da nova geração de empreendedores. Utilizado há décadas por grandes autores que se aprofundaram na temática da “inovação disruptiva” como Clayton M. Christensen, o termo significa, em um contexto mais amplo, tornar obsoleto tudo o que já existe; evoluir radicalmente.

A ideia principal também pode ser resumida no seguinte: trazer à tona uma perspectiva que atenda às necessidades dos consumidores ainda não supridas, ou seja, cobrir os espaços vagos do mercado com inovações.

Segundo Fernando De La Riva, especialista em Negócios Digitais, “é muito complexo dizer qual o atual DNA da inovação extrema, a tal da disrupção. Em tecnologia, por exemplo, você deve buscar uma brecha no livro de regras atual (realidade percebida) e o livro de regras real (realidade). E, assim, “hackear” o sistema”.

O fato é que o conceito se infiltrou também nas esferas do marketing e da publicidade atual, instigando os profissionais da área a buscarem novas formas de atrair os olhares para uma marca, produto ou serviço. E é nesse cenário que o marketing promocional foi reinventado, ganhando abordagens “disruptivas”. Mas, como isso funciona na prática?

Primeiramente, precisamos nos atentar ao seguinte fato: uma metodologia, tecnologia e abordagem disruptiva– ou qualquer outro termo que você queira cunhar para definir essa ação –muda a maneira como as coisas são feitas. Ou seja, é preciso romper com o velho e abraçar o novo – que na maioria das vezes, é o desconhecido.

No marketing promocional, portanto, é necessário esquecer os velhos padrões de interação com o público-alvo e buscar maneiras criativas de chamar a atenção, indo além dos limites já impostos pelo tradicional.

A título de exemplo, podemos citar a comunicação feita na mídia. Quando ocorre uma disrupção na forma de anunciar, a propaganda logo se torna comentada em uma escala massificada, algo fácil de observar, atualmente, com as redes sociais. A grande sacada é estender isso para a promoção, surpreendendo e viralizando sua marca por meio dos comentários que surgirão a partir disso.

Uma das empresas que vem se destacando ao utilizar a disrupção na criação das melhores estratégias de marketing promocional é a Luminati Brindes, fugindo dos modelos convencionais. Exemplos disso são as agendas digitais e os acessórios tecnológicos – carregadores portáteis e adaptadores USB – que promovem a marca  dos clientes enquanto oferecem uma utilidade diária ao receptor.

Além da Luminati, no portal Free Shop você encontrará os melhores fornecedores do mercado para suas ações e campanhas promocionais.

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