Você já parou para pensar no poder das palavras? Elas são importantes não é mesmo? Elas são responsáveis por tempos de paz e de guerra, alianças, belos discursos, e muitas vendas também.
Pensando nessa responsabilidade que o texto carrega em si, quanto mais é a carga dispensada ao título, o primeiro contato entre você e seu alvo.
Um bom título para seu artigo, anúncio ou campanha, pode ser o sucesso de uma boa comunicação com o público, ou não. É o coelho de Alice no país das Maravilhas. Se ele não tivesse despertado sua atenção (pois ele é o primeiro elemento da trama), não a tivesse deixado tão curiosa, ela jamais teria se aprofundado na melhor experiência que teve em sua vida, na aventura fantasiosa que se desenrola após isso, mas sempre amarrada ao elo inicial: siga o coelho branco.
Assim como o ponto de vista muda tudo, a forma como você expressa uma ideia pode gerar interesse, ser engraçado, curioso, criativo, emocional, reflexivo, polêmico, instigante, são tantas possibilidades. Somente, fuja da pior característica delas: a indiferença.
Trata-se de uma oportunidade, essencial, que não pode ser desperdiçada. É semelhante a quando a gente comece a ouvir uma música. Se logo no início você não gosta da melodia, do som, por mais que a letra seja interessante, a gente nem vai continuar ouvindo a canção até o final, não é mesmo?
É o link, apresentação da ideia.
A chamada é óbvia na sua função de chamar a atenção do leitor, “tirá-lo do lugar” e pra isso não podemos esquecer de combinar um pouco de ousadia (sem exagero) e adequação ao que se quer falar e com quem se está falando (mas sem ser chato).
Para testar o poder das palavras, os publicitários Will Ferrari Jr. e Alexandre Freire criaram o Candy Project. Os dois produziram uma série de frases que vinham na embalagem das balas vendidas por Thiago, em um semáforo de São Paulo. Os textos eram carregados de humor e apelo à solidariedade, com o objetivo de provar que a palavra pode mudar o mundo.
O resultado você avalia de forma prática no vídeo abaixo.
Saber dialogar muda tudo, principalmente, como seu maior aliado for o bom humor inteligente.
A última dica para aguçar sua criatividade: você é aquilo que você consome. Leia aquilo que te desperta e escreva sem fronteiras. Boas ideias!