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Um mercado sempre em movimento: Eventos – Cada vez mais interessantes e profissionais

Brindes, Eventos, Marketing Promocional
(Last Updated On: 1 de março de 2016)

Corre-corre, muita disposição, flexibilidade e improvisação. Tomar decisões importantes com rapidez, resolver problemas e ser multifuncional. Resistência, seja emocional, para manter a calma sob pressão, seja físico, em cargas horárias intensas em algumas situações. Essas são algumas das características do dia a dia do Profissional de Eventos, que teve seu dia celebrado no dia 30 de Abril!

Para homenagear esses guerreiros preparamos esse post com as principais tendências para que seu evento e dicas.

Aproveite para ficar antenado, compartilhe com seus amigos de carreira:

1-    Eventos estão mais rápidos e ágeis.

Com a falta de tempo geral, pessoas cada vez mais ocupadas e agendas lotadas, os eventos se tornam cada vez mais dinâmicos e funcionais, com horários flexíveis. Eventos de 1 único dia concorrem entre si, e na conquista do visitante super requisitado, vale tudo pra agilizar o tempo que ele dispensará no evento, desde facilidades de cadastro, acesso, minimização de filas (se possível que elas não existam), formas inteligentes de percurso e logistica, sistemas de vallet eficientes e escolha de localização estratégicas.

Vão desde a escolha da infraestrutura mais completa, incluindo sinalizações claras e informativas. Não se esqueça em pensar no transporte e na alimentação dos participantes e staffs também.

Esse fator é cada vez mais ressaltado nas pesquisas de pós-eventos, por isso preste muito atenção nele. Ele pode ser o sucesso ou derrota do seu evento.

2-    Crowdfunding – Planejamento Colaborativo

Com a troca de ideias e informações em larga escala que vivemos hoje, eventos de pequeno e médio porte já podem ser organizados por grupos de pessoas quase amadoras reunindo boas ideias e mãos na massa. Com ajuda de aplicativos, guias e ferramentas, grupos de amigos são auxiliados passo a passo sobre as providencias que envolvem seu evento. Com apoio ainda de casos bem sucedidos compartilhados nas redes sociais e blogs, a inspiração e criatividade é garantida. O antigo, mas não inadequado “faça você mesmo” retornou com força total junto com a onda vintage, e os eventos são cada vez mais cheio da riqueza de detalhes, muitos manuais, no melhor estilo de ambientação e temática, buscando a imersão e a experiência dos participantes. No caso de eventos maiores, o crowdfunding ajuda a criar um evento cada vez mais adequado e personalizado ao público que se refere, buscando envolvimento e sugestões dos participantes, criando uma rede ampla de parceiros e realizadores, comprometidos pela causa em comum.

3-    Eventos híbridos

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Cada vez mais reais e frequentes, é cada vez mais comum em conferências e meetings, congressos que misturam ações presenciais com virtuais. Palestras e/ou reuniões em vídeo estão crescendo bastante e são perfeitos para quem tem a agenda lotada e pouco tempo para viajar ou se deslocar para cada um de seus compromissos. Esse tipo de iniciativa, além de prática e econômica, aproxima pessoas em qualquer lugar do planeta e deixa o evento ainda mais interativo, especialmente se a conferência estiver sendo transmitida ao vivo. A tecnologia é sempre uma grande aliada como facilitadora de soluções e causar um impacto inovador em seu evento.

4-    Interação ao vivo

Para fortalecer ainda mais a interatividade entre público e palestrantes, uma prática bem interessante é disponibilizar os slides na hora das apresentações para o acesso dos smartphonestablets dos participantes, para que acompanhem o conteúdo a medida que é apresentado. Além disso, alguns APPs oferecem a integração do público respondendo pesquisas de opinião em tempo real com resultados apresentados em questão de segundos durante a palestra e envio de perguntas ao moderador, organizando melhor o espaço de perguntas e debates ao término da apresentação. Nas redes sociais, o sucesso do evento é que seus participantes realizarem check-ins e publiquem imagens em tempo real. Além da divulgação e estímulo aos amigos para que estejam também no evento, o compartilhamento de fotos e experiências gera maior, aumentando a popularidade e o buzz sobre o evento. Por isso é cada vez mais intenso o estimulo de interação do público neste sentido, oferecendo inclusive espaços como backdrops para fotos, totens e/ou wifii.

5-    Eventos verdes

Aproveitar melhor os seus recursos, multiplicar atitudes sustentáveis e reduzir custos na produção são só algumas das vantagens de organizar um evento eco-friendly. Soluções para economizar energia e água, otimizar os transportes e fazer o descarte correto do lixo já trazem resultados bem interessantes. O uso inteligente desses recursos faz toda a diferença. Se o seu evento for de dia, que tal aproveitar a iluminação e a ventilação naturais? Caso não seja possível, invista em lâmpadas e painéis de LED, que conferem maior luminosidade com menor consumo de energia. Torneiras automáticas são uma boa iniciativa para economizar água.

Invista em divulgação virtual! Isso evita o gasto desnecessário de papel além de diminuir a quantidade de resíduos produzidos. Reduza a distribuição de panfletos, livros com a programação e folders, optando por meios digitais como telões ou mesmo plataformas de compartilhamento de conteúdo em tempo real para informar e interagir com seu público.

 

Nossos parabéns vão em forma de desejo de MUITO SUCESSO, em todos os eventos e projetos, e em todos os dias de folga também.

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