A importância da tipografia

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

O que para alguns é só um detalhe, para outros é quase uma dor de cabeça. Um dos momentos mais críticos no processo criativo de um logotipo é a escolha da tipografia. Muitas vezes, parece impossível achar a fonte perfeita.

Se engana quem pensa que a fonte utilizada não foi pensada. Pelo contrário, esta escolha requer estudo, inspiração, criatividade, originalidade e ousadia. Tudo vai depender do que você deseja passar. Afinal, não podemos esquecer que o logotipo representa a personalidade de uma marca, sendo a primeira informação visual que você recebe de uma empresa.

Uma fonte muito utilizada é a Helvética. Além da 3M, como temos no exemplo abaixo, muitas marcas famosas optam por usar esta fonte, pois é de fácil legibilidade e pode ser usada em diversos materiais.

Muitas vezes, além do recurso textual, a tipografia aparece como ferramenta imagética. Temos vários exemplos:

Podemos observar nestes logos que a tipografia faz a função da imagem. Conseguimos nos lembrar delas. Uma tipografia bem feita é facilmente reconhecida e lembrada. Se a tipografia fosse mal feita, sem um mínimo de pensamento, poderíamos entender que a empresa trabalha com estes mesmos valores.

Em alguns momentos, as empresas percebem que seu logotipo está desatualizado. Acontece então o redesenho. Em alguns casos é uma pequena mudança, em outros eles querem uma revolução total.

O MCDONALD’S é um ótimo exemplo. Ao longo dos anos, ele foi lapidando sua marca até ser reconhecido somente pelo tradicional M amarelo. Mas, para chegar a este resultado foi um longo caminho. De 1953 a 1962, a rede utilizou um logotipo que possuía sua mascote, o bonequinho SPEEDEE, que personificava a rapidez dos serviços prestados. O tradicional logotipo do MCDONALD’S, representado por um M amarelo, e chamado pelos americanos de “Golden Arches” (“arcos dourados”), que surgiu em 1962 e foi criado por Jim Schindler, sofreu modificações ao longo dos anos. De 1968 a 2003 foi representado pelo tradicional M com o nome da marca sob um fundo vermelho. A partir de então, o logotipo utilizado passou a ser simplesmente o tradicional M amarelo com algumas pequenas variações. A última atualização aconteceu no ano de 2006.

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