A dica é ser diferente

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Todas as empresas procuram (ou deveriam procurar) se diferenciar no mercado. Mas o cliente está entendendo onde sua empresa é melhor que o seu concorrente e percebe claramente os motivos que fazem a sua marca ser mais valiosa na sua mente?

Aprendi com Francisco Madia, um dos grandes mestres do marketing brasileiro, que não importa o quanto uma empresa é boa no que faz, e sim o quanto os clientes consideram aquela empresa boa no que faz. Se você não conquistar o coração do cliente, todo esforço que tiver sido feito em planejamento de produto ou serviço, adequação de custos, treinamento de pessoal, investimento em infraestrutura, tudo, tudo mesmo, vai por água abaixo.

Esse é o fator mais importante do marketing promocional crescer tanto no Brasil e no mundo. Você precisa ser diferente, precisa mostrar que é diferente e todos têm que ter certeza que você é diferente. Presentear alguém com algo diferente, alguma coisa que vá além das expectativas e que cause impacto à primeira vista funciona como uma bomba na cabeça do cliente. Ela cai assim que ele vê o brinde, explode e deixa vestígios profundos na percepção que terá da marca daquele momento em diante. Ter um stand diferenciado em um evento, oferecer novas opções ao consumidor no PDV são alguns exemplos das milhares de opções que podem ser realizadas.

Obviamente, o marketing promocional precisa ser uma ferramenta em um planejamento de marketing que envolva todas as partes da empresa, desde o atendimento na recepção até a sala de reunião do CEO, passando por todas as etapas de atendimento, produção, RH, financeiro, vendas, tecnologia, etc. No meio de todo um planejamento de marketing bem feito, o marketing promocional é a cereja no bolo. É o que fará seu cliente ter a certeza que é você que deve ocupar o coração dele, você que deve ser escolhido para andar de mãos dadas por todos os caminhos do mercado.

Na Forma Editora, vemos essa necessidade de diferenciação todas as semanas quando preparamos a Dica da Semana, e-mail disparado para os principais profissionais de marketing espalhados por milhares de empresas do país. As pessoas sempre se interessam por novidades, coisas que ultrapassem os limites conhecidos e que causem a sensação de “Uau, eu nunca tinha pensado nisso. Que legal”.

Ao utilizar esse serviço e presentear alguém com a novidade apresentada, a sensação de quem recebe o brinde é exatamente a mesma, mas é potencializada pela associação à marca impressa ou gravada no produto. Ao invés de pensar apenas “Uau, como o produto é legal”, o que vem à cabeça é “Uau, como a marca x é legal por me dar um produto tão diferenciado”.  Essa sensação de que a marca que deu o brinde está pensando muito à frente no quesito brinde automaticamente se transforma emuma sensação de que a marca está à frente em todo o resto.

Mesmo nós do departamento de marketing, quando encontramos algo muito surpreendente juntamos o pessoal para dizer “eu queria muito ganhar esse produto”. E vemos muitas coisas muito boas sendo produzidas e vendendo muito bem: chaveiros com bafômetro para quem costuma beber e mesmo assim sair com o carro; pen drives com gravador de voz para reuniões, aulas ou palestras; MP3 com os mais diversos formatos imaginados; canetas biodegradáveis e uma série de produtos que nos deixam pensando “Como conseguiram pensar em uma coisa tão inovadora assim?”.

Você, como profissional de marketing, tem a obrigação de pensar diferente, de ser diferente e de fazer seu cliente ver o quanto sua empresa é diferenciada. Estar atento às novidades é fundamental, e ser parte das novidades é um diferencial quase impagável na construção de imagem da marca.

Se não quiser sair na frente por conta própria, pense pelo menos que se você não começar agora, alguém começará antes e o esforço depois precisará ser dobrado.

E o mercado está aí, louco para ser surpreendido.

 

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