[POST ESTENDIDO] O que é comunicação visual e qual sua importância?

(Last Updated On: 20 de fevereiro de 2018)

Se você cuida da estratégia de marketing de sua empresa, certamente já se perguntou em algum momento o que é comunicação visual. São imagens, cores, fontes (tipos de letra) e elementos gráficos que compõem a identidade da marca com o objetivo de encontrar o melhor caminho para criar um relacionamento de fidelidade com o público.

Tudo começa com a criação de uma logo conectada aos valores da empresa e repleta de personalidade para conquistar potenciais clientes. O processo de definição de uma identidade visual também é parte fundamental do plano de marketing. Por isso, torna-se necessário montar um planejamento detalhado com diferentes etapas.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo nós mostraremos a importância da comunicação visual e daremos dicas essenciais para agregar valor ao seu negócio. Acompanhe!

Fortaleça sua marca

O mercado está cada vez mais disputado, com clientes exigentes e que cobram qualidade das empresas. Nesse novo contexto, é indispensável ter uma marca forte, reconhecida com facilidade e lembrada pelos consumidores no momento da compra.

Quer saber como conseguir essa façanha? A comunicação visual é a melhor estratégia de relacionamento em longo prazo. Ao cuidar da sua imagem em todos os detalhes, o posicionamento e os valores automaticamente ficam bem nítidos no resultado final.

Dessa forma, você transmite a imagem de uma marca preparada, formada por profissionais que se preocupam com os detalhes e com a satisfação do público. Lembre-se: uma empresa forte e consolidada é sempre a primeira escolha de quem está comprando.

Ganhe espaço no mercado

Com produtos e serviços cada vez mais parecidos, as empresas precisam encontrar outras maneiras de se destacar e ganhar espaço no mercado. O objetivo do plano deve ser manter os clientes fiéis e conquistar novas pessoas a cada dia.

Para tanto, é preciso ser conhecido da maneira correta no segmento: o público só escolherá você se souber que você existe. Uma fachada impactante, um site coerente com seus valores e com a atuação do serviço ou produto, um evento em uma praça onde são distribuídos brindes e materiais institucionais que apresentem a sua marca…

Todas essas são ações que exploram a comunicação visual para transformar uma empresa na top of mind (marca mais lembrada) de sua área.

Reforce seus valores

A essência de uma empresa são os seus valores: aquilo que ela acredita, sua forma de trabalhar, de lidar com colaboradores, parceiros e clientes. Essas informações influenciam bastante no momento da decisão de compra.

Um teste rápido: se você tivesse que escolher entre duas marcas de cosméticos, de qualidade idêntica, preço equiparado e uma que testa os produtos em animais e outra que é radicalmente contra. Quais são as chances de você ficar com a primeira opção?

Zero, não é mesmo? Uma marca verde e que respeita o ambiente atrai atenção e conquista o cliente. É por isso que comunicar o posicionamento e as crenças da empresa por meio da comunicação visual é uma ótima estratégia de diferenciação.

Conquiste credibilidade

Os clientes buscam relacionar-se com marcas nas quais confiam. A entrega imediata é importante, claro, mas a expectativa do público vai muito além disso: ele comprará um produto ou contratará um serviço da empresa que aparenta ser a mais profissional, transmitindo a sensação de que é séria e comprometida.

Essa imagem se constrói a partir de uma identidade visual coerente, que explora as mais diferentes plataformas para se apresentar. Então, a logo, a ambientação do seu espaço de trabalho, o seu material institucional, tudo deve estar alinhado.

Priorize a simplicidade

É muito comum encontrarmos por aí diversos empreendimentos com placas coloridas e repletas de informações. A grande verdade é que o público recebe uma sobrecarga visual e não assimila a mensagem principal do produto ou serviço realizado.

Esse tipo de abordagem compromete alguns conceitos básicos que devem ser prioridade na hora de estabelecer seu posicionamento no mercado. Antes de elaborar uma estratégia segmentada, procure conhecer melhor os interesses de seu consumidor.

Com dados confiáveis em mãos, fica muito mais fácil identificar o que realmente será eficiente e elegante visualmente. É preciso ter muito cuidado, já que a exposição errada pode comprometer a fidelização e a forma como a marca é vista.

Invista em inovação

A experiência do consumidor precisa receber atenção especial. Afinal, hoje em dia, com tantas possibilidades ligadas aos avanços tecnológicos, as pessoas sempre esperam por soluções inovadoras. Seja no ponto de vendas, seja no relacionamento pós-venda, é preciso encantar o consumidor para destacar-se da concorrência.

O principal objetivo deve ser chamar a atenção dos clientes de acordo com o perfil de cada um deles. Por exemplo, investir em redes sociais de forma criativa costuma ser um excelente canal de comunicação. Além da possibilidade de atingir um novo público, você ainda pode montar uma estratégia de engajamento com os seguidores.

Quando as pessoas se identificam com uma marca, automaticamente acontece um processo genuíno de divulgação baseado em curtidas e compartilhamentos. Tenha em mente que a identidade visual deve ser reforçada na internet para preservar os clientes ativos e alcançar novos interessados.

Outra opção importante envolve uma estratégia criativa em locais físicos da empresa. Para quem deseja surpreender, elaborar uma arquitetura conectada com o conceito visual pode ser uma medida muito eficiente. O diferencial está em alcançar um reconhecimento já no primeiro olhar do consumidor até mesmo em pontos inesperados.

Tenha profissionais criativos

Para alcançar o sucesso no universo corporativo, você precisa contar com um time engajado e bastante criativo. A comunicação visual precisa de um trabalho constante para que o público se sinta cada vez mais confiante em suas escolhas de compra.

Procure traçar o planejamento com ideias personalizadas para o perfil dos consumidores, O ideal é garantir expectativas por meio de diferentes canais de comunicação. A qualidade do trabalho costuma ser resultado de uma equipe que olha sempre na mesma direção.

Tenha atenção com o conteúdo compartilhado para que todos entendam os valores e os objetivos do negócio. Dessa forma, a imagem transmitida aos colaboradores será focada em inovação.

Foque em propaganda

A divulgação da empresa está diretamente ligada ao cronograma desenvolvido para estabelecer a comunicação visual ideal. Assim que encontrar a identidade perfeita, monte uma estratégia certeira para engajar o seu público-alvo.

É preciso colocar a qualidade do serviço em evidência com a intenção de aperfeiçoar o relacionamento de confiança entre marca e consumidor. Assim, conhecer bem o perfil dos clientes é o que realmente impulsiona os materiais de divulgação.

Pense bem: de nada adianta investir em um horário no intervalo da novela se o seu foco são pessoas jovens interessadas em conteúdo online. Caso seja necessário, trabalhe com veículos de imprensa e priorize um canal de comunicação que realmente fique acessível ao seu público.

Pronto! Agora você já sabe o que é comunicação visual e sua importância no mercado corporativo. Estude a melhor forma de montar um planejamento detalhado e alcance resultados positivos em pouco tempo. Cuide da imagem de sua empresa para encontrar soluções criativas que destaquem os seus serviços em relação à concorrência.

Gostou das informações deste artigo? Então aproveite para ler sobre o papel essencial do branding em todo esse processo de construção de imagem!

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