BEACONS: a chave do marketing de proximidade

(Last Updated On: 19 de março de 2020)

Já se perguntou como o seu smartphone notifica algumas promoções e ofertas de estabelecimentos comerciais, próximos a onde você passa?

Essa incrível ação é possível graças aos beacons. Parece até que o local está te monitorando, não é mesmo? E na verdade está.

Os beacons permitem personalizar a experiência de compra e torná-la mais atrativa

Por meio de processos tecnológicos e fazendo uso do chamado marketing de proximidade, esses elementos fazem com que seja possível garantir processos e experiências diferenciadas para os clientes nas redondezas dos estabelecimentos comerciais.

Nesse artigo vamos mostrar o que são os beacons e como eles podem ajudar uma empresa no marketing de proximidade. Acompanhe.

O que são Beacons?

A livre tradução para o termo beacon significa “farol”, o que já nos dá a ideia de como funciona essa tecnologia. 

Os Beacons são aparelhos de proximidade que emitem informações, por meio da tecnologia bluetooth, diretamente aos smartphones cadastrados. Eles podem ser definidos como dispositivos de geolocalização que funcionam em ambientes fechados.

Também são chamados de GPS indoor, porque conseguem localizar onde a pessoa se encontra dentro do local, bem como os seus movimentos com boa precisão.

 

A ideia é permitir a interação mais rápida de possíveis clientes com os pontos de venda.

Os aparelhos beacons possuem custo acessível, podem ser instalados em paredes, produtos ou vitrines, permitindo a comunicação entre empresa e público por meio da localização e sem a necessidade de acesso à internet, já que utiliza o bluetooth do smartphone para enviar as mensagens.

Eles são pequenos dispositivos sinalizadores que podem ser posicionados em locais fechados (como uma loja) e que possuem a capacidade de se comunicar ou identificar qualquer outro dispositivo, como os smartphones. 

Utilizam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy), um tipo de bluetooth que gasta menos energia.

A chave para os beacons é o Bluetooth de Baixa Energia, uma evolução tecnológica, que permite deixar o canal de comunicação sempre ligado, porém, sem gastar muita energia. Além disso, os beacons podem funcionar até mesmo sem uma conexão com a rede celular da operadora.

Os beacons consomem menos energia comparados ao bluetooth comum e, além disso, tem maior facilidade em penetrar paredes, pois emitem ondas de rádio. Por isso, realmente são ferramentas para locais fechados.

Então, o beacon é como um emissor de sinais e o smartphone do consumidor como o seu receptor.

Assim, se o cliente tiver o aplicativo da loja instalado em seu celular e o bluetooth ligado, ele poderá receber notificações e outras ações promocionais daquela loja.

Vantagens que o beacon proporciona

O Beacon proporciona várias vantagens às empresas que aderem tal processo:

  • Fortalecimento da marca e aumento do engajamento no PDV;
  • Estratégia de Marketing de proximidade;
  • Personaliza o atendimento e relacionamento com o cliente;
  • Melhoria na experiência do cliente no momento da compra;
  • Maior valorização da empresa diante do consumidor;
  • Melhoria na gestão e controle administrativo.

Independentemente do tipo do negócio, o beacon é uma excelente estratégia para alavancar as vendas. Podendo ser utilizado em vários segmentos:

  • Varejo:  aumentar a interação dos clientes com os produtos do local. Identificar qual o setor em que o cliente está e assim enviar notificações relacionadas ao celular do mesmo;
  • Serviços de Hotelaria: oferecer materiais aos hóspedes como jornais digitais em momentos propícios.
  • Setor imobiliário: promover imóveis para alugar ou para vendas;
  • Business:  aprimorar o Networking em reuniões e conferências, melhorar a comunicação e a distribuição de informações e atividades da empresa;
  • Hospitais: ajudam nos prontuários e pranchetas.

Marketing de proximidade via beacons

Marketing de proximidade é uma estratégia de comunicação na qual estabelecimentos enviam informações, promoções, conteúdo institucional, curiosidades, cupons, entre outros para um dispositivo móvel.  

É um conceito criado com vista nas novas tendências tecnológicas, como o uso dos beacons, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de marketing e vendas em locais físicos, de acordo com o posicionamento do cliente em determinada localização.

Possibilita destacar ao cliente produtos e serviços que possam lhe interessar, diretamente na tela do celular e de forma personalizada, melhorando a experiência de compra.

A aplicação desse tipo de estratégia garante diversas vantagens para as empresas como menos esforço para aproximar o cliente e maior atenção às tecnologias.

Como as estratégias de marketing de proximidade visam impactar o cliente que já está no ambiente físico da empresa, sua aplicação demanda menos esforço para aproximar e atrair o cliente, permitindo focar esforços na conversão em venda.

A utilização dos beacons, e a aplicação das ideias e estratégias do marketing de proximidade no planejamento estratégico da empresa, permite conquistar uma experiência mais atrativa e personalizada ao cliente, que tende a desenvolver laços mais fortes de fidelização com a loja. Fortalecendo a relação entre a empresa e o cliente.

A estratégia de utilizar os beacons para promover o marketing de proximidade é muito simples, porém, extremamente efetiva na hora de melhorar a experiência do usuário. Se bem utilizada, essa tecnologia é capaz de aumentar o número de vendas, fortalecer a marca e até fidelizar clientes, já que há um tratamento personalizado e solícito.

Uma empresa, independentemente de seu negócio, que utiliza a tecnologia dos beacons tem vantagens sobre os seus concorrentes.

Os negócios que utilizam de recursos como os beacons para melhorar a experiência de compra e de interação são altamente valorizados pelos clientes.

Portanto, entre escolher um estabelecimento que oferece uma jornada de compra normal, a outro que oferece algo diferenciado, sem dúvidas que o cliente escolherá a segunda opção.

Óbvio que o cliente que entra em uma loja que utiliza o beacon como recurso, possivelmente se sentirá especial logo de cara, pois aquele estabelecimento resgata o seu histórico de relacionamento com aquela empresa.

Sendo possível personalizar o atendimento, oferecer condições especiais, bem como ofertas exclusivas para esse cliente, naturalmente, as chances de vendas são muito maiores.

Conclusão

Como mostramos para você, o marketing de proximidade via beacons é uma poderosa ferramenta para as empresas. 

Com esses dispositivos, é possível implementar estratégias direcionadas aos potenciais consumidores e, ainda, automatizar tudo por meio de sensores e da integração entre canais.

Os beacons possibilitam criar estratégias de marketing de proximidade, aumentando o número de visitantes. Proporcionando uma experiência interativa e relevante com a marca e com os produtos, além de abrir oportunidades de personalização e permitir ações imediatas altamente personalizadas.

É necessário ter em mente  que o grande objetivo do beacon é melhorar a experiência do cliente no estabelecimento, por meio da tecnologia da geolocalização e do marketing de proximidade, tornando-a inesquecível. 

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