Brand Experience no varejo

(Last Updated On: 13 de julho de 2015)

Texto escrito por Renato Schaimberg, Diretor Comercial da Luminati Brindes, empresa de referência no setor promocional.

Engana-se quem pensa que ações conservadoras no ponto de venda ainda são suficientes para bons resultados. Um planejamento consistente para produzir experiências positivas de compra é um fator X na geração de reconhecimento significativo da marca e, sobretudo, de preferência de consumo.  E isso não se restringe ao ambiente físico, já que o conceito de PDV se estende à soma dos fatores espaciais com a perspectiva sensorial oferecida ao cliente desde o primeiro contato.

Assim como estratégias ultrapassadas influenciam no resultado de uma campanha, os erros de planejamento podem “arruinar” a impressão do PDV e, consequentemente, trazer avaliações nocivas à imagem da marca. E é claro que, evitar tais deslizes deve ser o primeiro objetivo do gestor de branding experience ou, em tradução livre, experiência de marca.

Loja conceito da Nike em Ipanema, Rio de Janeiro. O espaço tem como objetivo  transcender a experiência de compra e venda.

Loja conceito da Nike em Ipanema, Rio de Janeiro. O espaço tem como objetivo transcender a experiência de compra e venda.

Comunicação, relacionamento e arquitetura

A começar pelo formato de comunicação com o público, é essencial atentar-se ao fato de que, o consumidor do século XXI já convive minuto após minuto com uma incrível avalanche de informações visuais, sonoras e digitais. Isso significa que, desde as placas de categorias dentro da loja até um simples display no balcão devem ser planejados para não serem “repelidos” pela atenção. As mensagens ao potencial cliente demandam clareza e objetividade para excluir as possibilidades da mente ignorá-las.

O mesmo princípio vale para o relacionamento. Nunca é demais frisar que o diálogo com o público deve ser claro, gentil e atencioso. Quando não há preparo para um excelente atendimento – e não se trata apenas de atender com o intuito de concluir a venda – aumentam-se as chances de críticas negativas.

Em plano secundário – mas não menos importante –, a arquitetura do PDV também precisa ser planejada quanto às cores, iluminação, disposição e até mesmo à textura. Cada detalhe conta para uma experiência visual confortável. Em um ambiente convidativo e aconchegante o cliente acaba passando maior tempo apreciando e interagindo diretamente com a marca.

Os brindes promocionais também têm o poder de arrematar uma excelente experiência no PDV. Se ao fim da compra, na experimentação ou em programas de fidelidade, os acessórios funcionais, de design moderno e criativo, aumentam a lembrança da marca associada ao sentimento de valorização.

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