Utilizados principalmente para fortalecer a marca perante seu público, os brindes corporativos têm papel importante na estratégia de marketing e comunicação de muitas empresas. No entanto, seus benefícios vão além: quando utilizados corretamente, os brindes para colaboradores geram motivação, podendo estabelecer-se como uma forma de valorização do profissional.
Os brindes para os clientes, por outro lado, aumentam o reconhecimento da marca e o relacionamento com o público-alvo. Percebe-se, portanto, que todos esses benefícios dos brindes corporativos podem também ser aplicados à comunicação externa, que diz respeito ao relacionamento tanto com clientes e investidores, como com jornalistas, comunidades e demais instituições
Afinal, a empresa que busca sucesso verdadeiro e duradouro em seu negócio precisa relacionar-se bem com todos esses públicos. Pensando nisso, no post de hoje, mostramos os benefícios dos brindes corporativos para a comunicação externa. Vamos lá?
Vantagens do uso de brindes corporativos
1. Maior visibilidade
Entregue durante um evento empresarial, como congressos ou feiras, o brinde personalizado aumenta a visibilidade da marca. Isso acontece porque, fora daquele ambiente, outras pessoas terão contato com sua marca através da compra de itens como cadernos, bolsas e mochilas.
2. Relacionamento próximo
Outro beneficio dos brindes corporativos para a comunicação externa é o contato com diversos públicos que, na entrega desses pequenos presentes, perceberão o interesse da empresa por eles — algo que, consequentemente, aprofundará seu relacionamento.
Há inúmeras opções de brindes e, sem dúvida, uma delas se encaixará na necessidade e no perfil da organização. Para fortalecer o relacionamento com jornalistas, por exemplo, uma boa opção é entregar agendas ou moleskines. Em eventos voltados para responsabilidade social e relacionamento com comunidades, por outro lado, os brindes ecológicos podem ser uma das opções. Seu público é mais exigente, tanto como cliente quanto como vendedor? Os brindes de luxo são uma alternativa.
3. Reconhecimento da marca
Os brindes corporativos levam a marca para um ambiente externo ao negócio e, por isso, a comunicação visual é fundamental na produção desses itens. Ao carregarem o logo e demais elementos que demonstram a identidade da empresa, os brindes fortalecem a presença da marca, fazendo com que ela seja reconhecida e lembrada pelo público.
Além disso, esses elementos reforçam os valores da organização. É o caso, por exemplo, de empresas que se preocupam com o meio ambiente, demonstrando essa consciência através da distribuição de brindes ecológicos.
4. Valorização do público
Se a estratégia de comunicação utilizada envolve um evento, a entrega de brindes é uma ótima forma de agradecer pela presença dos participantes. Quem recebe o presente se sente valorizado pela empresa! Se você está procurando opções simples, que tal canetas, calendário de mesa e pendrives?
Para que os benefícios sejam alcançados, os brindes corporativos precisam ser criteriosamente selecionados. Os produtos devem ter qualidade, estando de acordo com os valores e a comunicação visual da empresa — do contrário, serão facilmente descartados. Para garantir o sucesso, é necessários escolher aqueles que se adequam melhor ao público e ao objetivo da ação de comunicação.
E você, já conhecia os benefícios dos brindes corporativos para a comunicação externa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!