fbpx

Diagnóstico de mercado: tudo que você precisa saber!

Marketing Promocional
(Last Updated On: 14 de junho de 2017)

Está em busca de uma forma segura, previsível e eficiente para tomar decisões que orientarão o desenvolvimento das estratégias comerciais? O diagnóstico de mercado pode ser a solução.

Caso esse seja um assunto novo para você, não se preocupe. Preparamos um post com as principais informações sobre o que é diagnóstico de mercado, sua importância e como realizar.

Além disso, apresentamos também quais são as tendências do mercado de brindes e como você pode tirar proveito disso. É só continuar a leitura e conferir!

Diagnóstico de mercado

Basicamente, o diagnóstico de mercado é uma ferramenta que mostra aos gestores quais são as tendências de consumo no setor em que a empresa atua.

Assim, por meio de pesquisas que avaliam o macroambiente (economia, tecnologia), microambiente (potencial e evolução do mercado), o ambiente interno da empresa e o comportamento do consumidor, o diagnóstico de mercado ajuda os empresários a tomarem as melhores decisões.

Importância

O diagnóstico de mercado pode auxiliar as empresas de diversas maneiras, como, por exemplo, ao permitir que elas conheçam melhor o público-alvo por meio de tendências comportamentais e de consumo, hábitos do consumidor e processo decisório de compra.

Além disso, a ferramenta é importante também para analisar o comportamento dos concorrentes, precificar produtos e serviços de forma justa e posicionar-se no mercado.

Apesar de proporcionar dados e informações vitais para reduzir incertezas nas tomadas de decisões, o diagnóstico de mercado só trará resultados positivos caso os gestores estejam dispostos a fazer mudanças no posicionamento da marca e em suas estratégias comerciais.

Como realizar o diagnóstico de mercado

Há diversas ferramentas disponíveis que podem ajudar os gestores a conhecerem todo o ambiente de marketing, desde elementos do macroambiente como padrões culturais e políticos, até do microambiente, como as características dos consumidores.

Dentre as mais conhecidas e utilizadas estão:

Pesquisa de mercado

É a principal ferramenta à disposição dos gestores, cujas informações impactarão na criação de personas, nas análises SWOT e PEST, além de outros elementos do planejamento estratégico da empresa.

Dentre os objetivos da pesquisa de mercado estão:

  • conhecer o cliente (características comportamentais, estilo de vida, renda, escolaridade, hábitos de consumo etc.);
  • dimensionar o mercado (quais segmentos são mais lucrativos, novas tendências, quantidade de produtos que o mercado é capaz de absorver etc.);
  • analisar fornecedores (qualidade dos produtos, políticas de preços e cobranças, sistema de vendas e distribuição etc.);
  • entender a estratégia dos concorrentes.

A pesquisa de mercado pode ser realizada diretamente junto a clientes, possíveis clientes, fornecedores e colaboradores, ou então por meio da coleta de dados em entidades públicas ou privadas, como Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado, universidades, associações comerciais, sindicatos, centros de pesquisa, publicações especializadas, entre outros.

Análise SWOT

Também conhecida como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é bastante utilizada no planejamento estratégico das empresas por ser um diagnóstico completo do negócio e do ambiente que o cerca.

Análise SWOT avalia os elementos internos da organização por meio das forças (Strengths, em inglês) e fraquezas (Weaknesses) para descobrir quais são os pontos fortes e fracos da empresa, assim como quais são as forças que podem diferenciá-la dos concorrentes e quais são as fraquezas que podem ser prejudiciais para a performance dos negócios.

Os elementos externos também são avaliados por meio das oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). As oportunidades podem ser o aumento da demanda ou um novo nicho de mercado, por exemplo, as opções a serem exploradas na busca por lucros futuros.

Já as ameaças são tudo aquilo que pode colocar em risco o sucesso da empresa, como o surgimento de novos concorrentes no mercado, mudança de leis de regulamentação, entre outros.

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma excelente ferramenta para melhorar a carteira de produtos ou serviços oferecidos pela empresa ao focar aqueles que melhor equilibram a equação entre maior potencial de lucro e menor uso de recursos.

É composta pelos eixos “taxa de crescimento de mercado” e “participação do produto no mercado”, nos quais são alocados os grupos:

Melhores Mochilas para Brindes

Vacas leiteiras

São produtos que geram muitos lucros, sem a necessidade de grandes investimentos. Já estabelecidos no mercado, são a base do negócio, considerados essenciais para a saúde financeira da organização.

Estrelas

Também são produtos que geram muito lucro, mas exigem mais investimentos de marketing e vendas.

Pontos de interrogação

Apesar do alto investimento com marketing e vendas, são produtos que ainda não geram grande lucro. Normalmente são produtos recém-lançados ou disruptivos no mercado.

Abacaxis

São aqueles com baixa performance de vendas ou então com margem ruim de lucros. Caso a empresa precise de altos investimentos para recuperá-lo no mercado, a descontinuação do produto é algo a ser considerado.

A Matriz BCG deve ser realizada de forma recorrente, já que o mercado sofre modificações constantes e os próprios produtos podem enfrentar oscilações positivas e negativas na performance das vendas por diversos motivos.

Análise PEST

É uma ferramenta importante para ajudar os gestores a entenderem aspectos políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos que podem afetar a empresa, seja de forma favorável ou não.

Na esfera dos aspectos políticos, a Análise PEST possibilita entender como mudanças e aprovações de novas leis podem influenciar os negócios. Já a análise dos aspectos econômicos mostra como crises e aumentos da demanda, por exemplo, podem afetar as vendas.

Os aspectos socioculturais, por sua vez, analisam o comportamento do consumidor e como mudanças culturais podem influenciar as decisões de compra, enquanto os tecnológicos avaliam o impacto de novas tecnologias e como elas revolucionam o oferecimento de produtos e serviços.

Tendências do mercado de brindes

Agora que você entendeu o que é diagnóstico de mercado, percebeu a importância que ele tem para o segmento de brindes promocionais, não é mesmo?

Por esse ser um mercado que todos os anos passa por upgrades para oferecer itens cada vez mais inovadores, é preciso ficar atento às tendências para atender aos mais variados setores.

Confira algumas novidades que serão tendência do segmento:

Sustentabilidade

Os eco brindes são os destaques para as empresas com foco em sustentabilidade. Que tal oferecer sementes de flores, folhagens ou mudas de árvores junto aos tradicionais brindes como sacolas e camisetas feitos de materiais ecológicos?

Tecnologia 3D

A tecnologia promete acompanhar o mercado e os brindes 3D são uma aposta do segmento para as empresas que investem em inovação. Dentre as várias opções estão réplicas, cartões, quadros, porta-retratos, jogos, entre outros.

Bem-estar

Para combater os altos níveis de estresse, as empresas estão investindo em brindes que proporcionam o bem-estar dos consumidores. Sais de banho, massageadores, toalhas e roupões são algumas possibilidades nesse sentido.

Sua empresa já realiza o diagnóstico de mercado? É por meio dele que você consegue selecionar as melhores opções de brindes promocionais? Conte pra gente deixando um comentário aqui no post!

 

 

 

 

Posts anterior
Próximo Post

No Comments

Leave a Reply